Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesFilmesWish

6 Filmes que são releituras de contos de fadas

Você consegue identificar todos?

09/10/2024

“Conto mais antigo que o tempo.” Parafraseando o primeiro verso da música “Beauty and the Beast” da icônica animação de A Bela e a Fera da Disney, a nossa relação com os contos de fadas realmente parece ser mais antiga do que o próprio tempo, acompanhando-nos em diferentes fases da vida e por todas as partes.

LEIA TAMBÉM: Conheça as diversas origens dos contos de fadas

Prova de que os contos de fadas são muito mais abrangentes do que as animações da Disney é a coleção de contos de fadas da Wish. Além de ter publicado Contos de Fadas em suas Versões Originais, a raposinha viajou o mundo e trouxe para leitoras e leitores Os Melhores Contos de Fadas Sombrios, Os Melhores Contos de Fadas Asiáticos, Os Melhores Contos de Fadas Celtas, Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos e acabou de encerrar a campanha no Catarse de Os Melhores Contos de Fadas Eslavos, que conseguiu impressionantes 228% da meta de arrecadação.

Mas engana-se quem pensa que contos de fadas se limitam aos seus universos de princesas, fadas, bruxas, reinos e seres fantásticos. Com histórias atemporais, eles continuam inspirando novas narrativas, como é o caso de A Montanha das Feras, de Juliet Marillier. Por meio da história de Caitrin e Anluan, a autora reconta o clássico A Bela e a Fera em uma romantasia gaélica voltada ao público adulto.

a montanha das feras

E não é só na literatura que os contos de fadas são reimaginados e adaptados a narrativas modernas. O cinema bebe desta fonte de uma maneira um tanto insaciável. Muitos longas podem até ter passado despercebidos, mas eles têm suas raízes nessas histórias

Confira alguns filmes que são releituras de contos de fadas e a maioria das pessoas não faz ideia:

1. Suspiria

Inspirado por: Pinóquio, Alice no País das Maravilhas, Branca de Neve

O clássico de horror de Dario Argento é baseado em partes no ensaio de Thomas De Quincey Suspiria de Profundis, publicado em 1845. A história acompanha uma estudante norte-americana de balé chamada Suzy Bannion (Jessica Harper), que chega em uma prestigiada companhia de dança da Alemanha, onde logo se vê em meio a uma conspiração sobrenatural.

suspiria

Além do ensaio, a roteirista Daria Nicolodi incorporou elementos de contos de fada como Barba Azul, Pinóquio e Alice no País das Maravilhas, que podem ser observados no mistérios dos assassinatos da companhia e na jornada de Suzy para descobrir o que está acontecendo. Uma inspiração bem técnica foi em Branca de Neve e os Sete Anões, o filme da Disney mesmo, que influenciou Argento no uso de cores — para quem não se lembra, essa foi a primeira animação colorida em longa-metragem do estúdio.

2. Uma Linda Mulher

Inspirado por: Cinderela

A comédia romântica de Garry Marshall que marcou os anos 1990 traz a história de Vivian (Julia Roberts), uma prostituta de Hollywood que conhece Edward Lewis (Richard Gere), um homem rico que a contrata para ser sua acompanhante por uma semana. Para surpresa de zero pessoas, os dois se apaixonam, mas a diferença entre os seus mundos acaba se tornando um obstáculo na relação.

uma linda mulher

Uma Linda Mulher é uma releitura do conto da Cinderela, no qual Vivan é a princesa do título e Edward seria ao mesmo tempo o Príncipe Encantado e a Fada Madrinha. A diferença aqui é que não temos as irmãs malvadas, elas são representadas através dos próprios preconceitos da sociedade.

3. Matrix

Inspirado por: Alice no País das Maravilhas

Ok, nesse aqui as irmãs Wachowski até facilitaram o nosso trabalho e jogaram a referência ao Coelho Branco no próprio filme. Matrix transporta o público para um futuro distópico no qual a humanidade está presa dentro de uma realidade simulada — será que não estamos mesmo? Nesse mundo, o programador Thomas Anderson “Neo” (Keanu Reeves) descobre a verdade e se junta a uma rebelião contra as máquinas que operam a “matrix”.

matrix

O longa traz várias referências ao romance Alice no País das Maravilhas, além da tatuagem de coelho, traçando um paralelo entre Neo e Alice, que são lançados a uma realidade diferente de tudo o que conheciam. 

4. I.A.: Inteligência Artificial

Inspirado por: Pinóquio

O longa futurístico de Steven Spielberg se passa no século XXII e acompanha David (Haley Joel Osment), um menino-robô altamente avançado que sonha em se tornar uma criança humana para recuperar o amor de sua mãe adotiva, que o abandonou. Apesar de I.A.: Inteligência Artificial ser baseado no conto de 1969 de Brian Aldiss intitulado “Supertoys Last All Summer Long” (algo como “Superbrinquedos duram o verão inteiro”), a história é inspirada pelo clássico de Carlo Collodi, Pinóquio. Aliás, o boneco de madeira faz até uma participação no filme.

ia inteligência artificial

Quando o longa começou a ser desenvolvido nos anos 1970, o diretor seria Stanley Kubrick. O cineasta usou a obra de Collodi como inspiração direta para o personagem principal em sua jornada. Embora a história tenha sido reescrita nessas duas décadas, vários elementos de Pinóquio foram mantidos.

5. A Atração

Inspirado por: A Pequena Sereia

Esse musical de terror polonês foi dirigido por Agnieszka Smoczynska e acompanha a história de duas sereias, Golden (Michalina Olszanska) e Silver (Marta Mazurek), que saem da água para se apresentarem em uma balada com um número intitulado “A Atração”. 

a atração

Enquanto Golden assassina um cliente do bar e continua com sua caçada, Silver se apaixona por um músico, o que coloca a sua vida em risco: se ela abrir mão de sua cauda, irá perder a voz; se o seu amado casar com outra pessoa, ela virará espuma marinha. A inspiração com a história de Hans Christian Andersen é bem evidente, já que em A Pequena Sereia original ela também viraria espuma do mar se fosse rejeitada pelo seu amor humano.

6. Freeway: Sem Saída

Inspirado por: Chapeuzinho Vermelho

Freeway é uma comédia ácida escrita e dirigida por Matthew Bright. O filme acompanha a adolescente Vanessa (Reese Witherspoon), que, após ter sua mãe e padrasto presos por diferentes crimes, decide fugir para a casa da avó. Quando seu carro tem um problema na estrada, ela conhece Bob Wolverton (Kiefer Sutherland), um orientador escolar que é na verdade um serial killer.

freeway

Mesmo com todas as adaptações, dá pra notar bem a inspiração em Chapeuzinho Vermelho, até com a referência no sobrenome do assassino, Wolverton, ao Lobo Mau. Tem até uma cena que retrata bem o momento mais tenso do conto de fadas.

LEIA TAMBÉM: 7 Contos pouco conhecidos dos Irmãos Grimm

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Montanha das Feras + Brindes Exclusivos
R$ 119,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArteEntrevista

Entre o Digital e o Simbólico: Um papo com Vassilios Bayiokos

Serpentes & Serafins é o primeiro romance contemporâneo de Enéias Tavares...

Por DarkSide
CaveirinhaLivrosNovidades

6 Livros da DarkSide altamente recomendáveis para crianças e adolescentes

A DarkSide® Books se orgulha de publicar obras voltadas a públicos de todas as...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SLançamento

Lançamento: Casamento Perfeito, por Jeneva Rose

Sarah e Adam têm uma vida aparentemente perfeita em Washington, capital dos Estados...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SLançamento

Lançamento: Árvore de Ossos, por Tana French

Prepare-se para mergulhar em um suspense psicológico profundo e perturbador com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SLançamento

Lançamento: Sono Eterno das Margaridas, por Julia Heaberlin

“Eu sou uma das Quatro Margaridas. A única que teve sorte.” — Tessa Cartwright E...

Por DarkSide