Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksideGamesListasLivros

6 livros da DarkSide para fãs de RPG

Descubra as aventuras que te aguardam nas páginas destes títulos

13/11/2025

Qual o seu tipo de aventura? Invadir castelos ao lado de duendes e druidas? Navegar por mares tempestuosos? Ou enfrentar criaturas imortais sedentas por sangue? Quem você se torna depois que os dados rolam?

LEIA TAMBÉM: O legado de Dungeons & Dragons

Através das fichas e dos tabuleiros de RPG podemos virar personagens e viver missões de outros mundos, uma jogada por vez. Hoje a Caveira trouxe mais uma missão para você: encarar aventuras nas páginas de livros que inspiraram ou simplesmente têm tudo a ver com os seus jogos preferidos. Vem com a gente nessa?

1. Dados & Dragões: para quem joga Dungeons & Dragons

Em uma verdadeira celebração dos 50 anos do jogo, Dados & Dragões: A história épica de Dungeons & Dragons honra, documenta e analisa a trajetória desse fenômeno cultural. O livro mergulha nas origens do RPG, nas disputas e paixões de seus criadores e no impacto profundo que ele exerceu na cultura pop.

Dados & Dragões

A obra analisa a ascensão do jogo, sua redescoberta durante a pandemia e as razões que o mantêm mais relevante do que nunca. Um convite para antigos fãs relembrarem suas primeiras aventuras e para novos jogadores descobrirem o poder de contar histórias juntos. Se você já enfrentou goblins, desafiou dragões ou simplesmente se perdeu em um universo de fantasia, esta é a sua próxima grande aventura.

2. Temporada de Caça: para quem joga Old gods of Appalachia

Se você sentiu calafrios ao se deparar com os horrores do Appalachia e suas entidades montanhosas, e decidiu voltar ao folk horror americano por livre e espontânea vontade então Temporada de Caça, escrito por Stephen Graham Jones é para você.

Assim como no RPG, o folk horror é explorado de forma direta e brutal. Vingança, pertencimento e identidade são temas abordados quando um grupo de amigos é atormentado por eventos sobrenaturais associados a uma entidade com cabeça de cervo (um Horned Head talvez?). Um livro que pode facilmente inspirar uma nova história para uma mesa de Old Gods of Appalachia e atormentar os jogadores por um bom tempo. Ou para sempre. Afinal, nas montanhas do Appalachia, nem tudo que morre tem seu fim. 

3. Capitão Blood: para quem joga 7º Mar

Seja você um capitão do mar, uma contramestre, um artista ou uma duelista. Suas aventuras lhe colocaram em meio ao perigo, mares revoltos, diplomacia, romance e espadas tão afiadas que cortariam palavras ao vento em cada sessão que participou. E o protagonista de Capitão Blood poderia facilmente ser um personagem em sua mesa. 

7º mar

Situado nos mares caribenhos de 1680, a história segue o médico irlandês James Blood, que depois de ser condenado à forca por ajudar um rebelde ferido, consegue escapar e dá início a uma carreira de pirataria cheia de aventuras e reviravoltas. Capitão Blood pavimentou o chão para piratas mais heróicos com senso de justiça e provavelmente foi umas das maiores inspirações para o RPG. 

4. Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos: para quem joga Vaesen

Vaesen

Florestas densas e escuras, lagoas negras e sombras que se movem. Em Vaesen mitos são reais e você sabe disso. Afinal de contas, você os enfrentou e sobreviveu. Em Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos os mitos são resgatados em sua forma crua e muitas vezes violenta. Magia e trolls andam lado a lado com clássicos em suas versões originais. 

5. Carmilla: para quem joga Vampiro: A Máscara

Você bebeu Vitae direto da fonte, provavelmente teve problemas com aquele que lhe transformou em uma criança da noite e tem suas dúvidas em relação a Caim. O gótico punk do Mundo das Trevas bebeu em diversas fontes, de clássicos como Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice, a álbuns do Joy Division, e filmes como Highlander. Mas uma das grandes influências talvez seja a que deu início a tudo: Carmilla

Escrita 25 anos antes de Drácula, de Bram Stoker, Carmilla pavimentou o caminho da criatura que iria se estabelecer eternamente no imaginário popular. Um clássico que merece ser lido, seja você da Camarilla, Anarch ou Sabbat.

6. Livros de Sangue: para quem joga Kult

coleção livros de sangue

Você sabe que a realidade é apenas uma ilusão para encobrir algo muito pior. Em Kult você lidou com coisas além da compreensão, limites borrados entre a dor e prazer, horror corporal, forças sinistras e muito trauma psicológico. E uma das maiores influências não podia ser outra: Clive Barker. 

Se você jogou Kult, a coleção Livros de Sangue é a antologia perfeita, onde todos os elementos que fizeram sua espinha congelar e sua sanidade falhar nas mesas se encontram reunidos em diversos volumes. Uma coletânea digna de fazer o Demiurgo aparecer, se não estiver morto…

LEIA TAMBÉM: Sheridan Le Fanu: Conheça a mente que criou Carmilla

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Carmilla + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesResenha

Caveira Viu: Frankenstein

Desde que foi publicado pela primeira vez em 1818 pela jovem Mary Shelley, Frankenstein...

Por DarkSide
Curiosidades

Guia Prático do Tabuleiro Ouija

Há algumas coisas sobre o tabuleiro de Ouija que vocês precisam saber. A primeira...

Por Roberto Denser
LançamentoMedo Clássico

Lançamento: A Metamorfose, por Franz Kafka

Certa manhã, Gregor Samsa acordou transformado em uma criatura monstruosa para mudar a...

Por DarkSide
CuriosidadesGraphic NovelListas

6 bichinhos psicopatas na cultura pop

A cultura pop é povoada por personagens fofos e adoráveis. Divertidas, carinhosas e...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

The Evil: e elo perdido entre as casas amaldiçoadas e o inferno

Algo que aprendemos nas toneladas de filmes que frequentamos é que o horror caminha em...

Por Cesar Bravo