Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

Medo Clássico

7 curiosidades sobre Edgar Allan Poe

A vida e obra do mestre do terror que influenciou gerações na literatura e nos cinemas é cercada de mistérios

O enigmático olhar de Edgar Allan Poe parece habitar todas as suas obras. Nascido em Boston, no dia 19 de janeiro de 1809, Poe viveu em um família de atores, perdeu sua mãe com apenas 3 anos, foi adotado por um casal de Richmond, e, ao longo da vida, escreveu inúmeros contos e poesias tornando-se um dos maiores nomes da literatura gótica.

Em seu clássico retrato, Poe aparece com olhos complacentes e, ao mesmo tempo, entristecidos, como se quisesse que seus leitores, ao se depararem com a profundidade de suas histórias e poesias perfeitamente amarradas, adivinhassem o que se passava em sua mente perturbada e sombria naquele momento.

Já na Introdução do livro Edgar Allan Poe: Medo Clássico, Volume 1, publicado em uma edição digna da admiração do mestre pela DarkSide Books, a tradutora Marcia Heloisa destaca: “Ler Poe é, antes de tudo, reconhecê-lo”.

Reconhecendo genialidade e alguns de seus mistérios, selecionamos algumas curiosidades da vida e da obra de um dos mais adorados mestres do terror:

Poe nunca foi adotado oficialmente

Com a morte de sua mãe, vítima de tuberculose, e o abandono do pai, Poe foi criado pelo casal John e Frances Allan antes dos 3 anos de idade, mas sua educação foi cercada de rigidez pela nova família. Após o episódio, o pequeno Edgar Poe, passou a se chamar Edgar Allan Poe. Graças à família, Poe pôde estudar na Europa e tentar uma carreira acadêmica. Apesar de pertencer à família Allan, o autor terminou sem herança ou vínculo amoroso com seus pais adotivos.

Existe um museu sobre Poe, em Richmond

Em Richmond, no Estado da Virgínia, há um museu inteiramente dedicado à vida e obra do mestre. Idealizado por James Howard Whitty e um grupo de pesquisadores das obras de Poe, o Poe’s Museum tem vários gatinhos pretos soltos pelo local que ajudam a compor a atmosfera sombria de Poe e, claro, encantam os visitantes.

Edgar Allan Poe Elementary School

O mestre do terror também virou nome de uma escola para os pequenos. A Edgar Allan Poe Elementary School fica localizada em Houston, no Texas, e atende crianças de 4 a 11 anos de idade.

Ninguém sabe o que causou, de fato, a morte de Poe

Para fechar sua enigmática história, a morte do mestre do terror é cercada de mistério até os dias de hoje. Em outubro de 1848, Poe foi visto vagando pelas ruas, com roupas de outra pessoa. Segundo relatos de biógrafos, ele agonizou durante 4 dias até morrer.

Poe foi casado com a prima Virginia Clemm

Algo considerado comum à época em que viveu, Poe se casou aos 27 anos com sua prima Virginia Clemm, de 13, em 1835. Ela morreu aos 24 anos, vítima de tuberculose, mesma doença que matou sua mãe, Eliza Poe.

Os Assassinatos da Rua Morgue é a primeira história moderna de detetives

Antes mesmo de Sherlock Holmes e Hercule Poirot, Poe escreveu a primeira história moderna de detetives. Os Assassinatos da Rua Morgue e o Mistério de Marie Roget marcam a criação do estilo detetive literário que foi amplamente explorado na literatura. A primeira aparição do detetive Auguste Dupin, criado por Poe, foi em 1841.

O obituário de Poe foi escrito por seu antigo rival

Em 9 de outubro de 1949, o New York Daily Tribune publicou o obituário do autor: “Edgar Allan Poe está morto. Faleceu anteontem em Baltimore. Este anúncio surpreenderá a muitos, mas poucos vão lamentá-lo”. Quem assina o obituário nada cortês ou sentimental é o antologista Rufus Griswold, antigo rival de Poe que, curiosamente ou não, escreveu a primeira biografia do autor.

LER MAIS

Indicados para você!

Frankenstein
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksidePodcasts

O Mundo de Lore volta ao extraordinário mundo dos podcasts

Histórias estranhas percorrem o mundo e nosso imaginário desde sempre. Lendas...

Por DarkSide
DarksideFilmes

6 fatos assustadores sobre a boneca Annabelle

No mês dos bonecos no cinema, Annabelle ressurge desde sua última aparição nas...

Por DarkSide
Darklove

Tabitha King e Stephen King: o amor perfeito pela literatura

Por Isabelle Simões, do site Delirium Nerd Tabitha Jane Spruce, que mais tarde viria a...

Por DarkSide
DarksideLançamento

Descubra assombrosas histórias por trás de Objetos Sobrenaturais

Encontrar uma bela boneca antiga em uma venda de garagem é uma sensação incrível,...

Por DarkSide
Darkside

Do podcast para o mundo: saiba como surgiu o estranho e fantástico Mundo de Lore

Quem nunca se pegou fascinado e, ao mesmo tempo, com medo no meio da noite lendo alguma...

Por DarkSide