Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubListas

7 fatos assombrosos sobre A Hora do Pesadelo

Um dos maiores clássicos do terror revelou que, dentro do mundo dos sonhos, todos nós caminhamos sozinhos

02/08/2019

O slasher movie revolucionário e de baixo orçamento que conquista fãs até os dias de hoje eternizou os pesadelos mais assustadores que conseguimos nos lembrar. Clássico de 1984, A Hora do Pesadelo revelou a figura esguia, assustadora e mortal de Freddy Krueger. E não há como fugir dele —  todos nós sabemos disso.

“Eu tinha pesadelos quando era criança. Uma noite, pedi para minha mãe entrar comigo nos meus sonhos para manter o bicho-papão afastado. Ela respondeu […] que o sono era o único lugar no qual todos nós precisávamos ir sozinhos”, é assim que o diretor Wes Craven, responsável pela criação deste clássico, descrevia a essência do filme que eternizou um dos personagens mais icônicos do terror. E o filme virou livro na DarkSide Books, escrito pelo autor Thommy Hutson, que já havia produzido um documentário sobre o longa, voltou a entrevistar membros do elenco e da equipe, incluindo o próprio Wes Craven, que assinou a apresentação do livro, antes de nos deixar, em 2015. Craven completaria 80 anos nesta sexta-feira.

Se um clássico já é sempre cercado por mistérios, segredos e fatos curiosos, imagine só um clássico que deu vida ao personagem que, até os dias de hoje, insiste em invadir nossos sonhos. Confira a lista com sete fatos assombrosos de um dos maiores filmes da história do cinema de terror:

1. A Hora do Pesadelo é o filme de estreia de Johnny Depp

A Hora do Pesadelo foi o filme de estreia de Johnny Depp

Durante o casting, o jovem Johnny Depp, com apenas 21 anos, e outro ator disputaram o papel para interpretar Glen. O diretor Wes Craven, então, perguntou para sua filha adolescente qual ator ele deveria escolher para interpretar o galã — ela escolheu Depp.

2. Robert Englund se inspirou em um ícone do terror e do teatro musical para compor Freddy Krueger

A Hora do Pesadelo, Robert Englund que viveu Freddy Krueger

O ator que deu vida ao temido Freddy Krueger se inspirou em outra lenda do terror e do teatro musical chamado Klaus Kinski, que no remake de 1979, foi Nosferatu, no filme de mesmo nome, e no trabalho do ator James Cagney.

3. Englund passava por sessões de maquiagens intermináveis

A Hora do Pesadelo, Freddy Krueger

O ator passou cerca de quatro horas diárias sentado numa cadeira enquanto era preparado por diversos maquiadores. A maquiagem completa consiste em 11 peças separadas aplicadas ao rosto e colo de Englund e o acabamento precisava ser minucioso para parecer real e ainda mais assustador.

4. O mês do Pesadelo

Wes Craven, diretor de A Hora do Pesadelo

O filme, dirigido pelo brilhante Wes Craven, foi filmado em cerca de um mês. A fotografia, gravações de cenas e tomadas principais começaram em julho de 1984 e terminaram no mês seguinte.

5. O ator britânico David Warner deveria interpretar Freddy Krueger

David Warner interpretaria Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo

E nós não conheceríamos Robert Englund por esse clássico. David Warner foi forçado a deixar o papel por conflitos de agenda pouco antes das filmagens começarem.

6. As cores da camisa do Freddy

As cores clássicas da camisa de Freddy, em A Hora do Pesadelo

Ela mesma. As cores clássicas da camisa eternizada de Freddy Krueger são cientificamente assustadoras, de acordo com o MentalFloss. A revista americana Scientific American revelou que o olho humano tem dificuldade em reconhecer esses tons de verde e vermelho quando colocados lado a lado e Wes Craven desenhou a clássica camisa após ler essa reportagem.

7. O filme virou livro

Heather Langenkamp, que interpretou Nancy Thompson em A Hora do Pesadelo

Sobre o livro, um fato interessante: a primeira edição americana de A Hora do Pesadelo foi bancada através de financiamento coletivo, e a campanha na plataforma Kickstarter contou com a participação da atriz Heather Langenkamp, que encarnou Nancy Thompson, a jovem atormentada por Freddy nos três primeiros filmes da série.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

7 Comentários

  • Eleide

    2 de agosto de 2019 às 18:50

    Assisti todos “A Hora do Pesadelo”, considero um clássico e o Fred ,um vilão impecável ,assustador e tambem engracado.

  • Silvano da Silva gomes

    4 de agosto de 2019 às 18:30

    Adoro todos os filmes da série no sentido de assitir e assitir, por anos seguidos, sempre com a óptica de querer ser a primeira vez de vê-los.

  • Grasiela

    1 de novembro de 2020 às 02:11

    Desde pqna assisto Freddy e um dos meus filmes predileto hj com 30anos meu ator favorito que fez papel doo Freddy os meçhor sao os antigos?

  • Orlando Augusto Stock

    9 de agosto de 2021 às 14:20

    O primeiro Hora do Pesadelo é um clássico mas enquanto saga , poderia ser melhor porque a partir do quarto filme ,a franquia passou a ter um maior toque de comédia , deixando o terror de lado !

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Os Goonies - Classic Edition
R$ 39,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Hora do Pesadelo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide