Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubListas

7 fatos assombrosos sobre A Hora do Pesadelo

Um dos maiores clássicos do terror revelou que, dentro do mundo dos sonhos, todos nós caminhamos sozinhos

O slasher movie revolucionário e de baixo orçamento que conquista fãs até os dias de hoje eternizou os pesadelos mais assustadores que conseguimos nos lembrar. Clássico de 1984, A Hora do Pesadelo revelou a figura esguia, assustadora e mortal de Freddy Krueger. E não há como fugir dele —  todos nós sabemos disso.

“Eu tinha pesadelos quando era criança. Uma noite, pedi para minha mãe entrar comigo nos meus sonhos para manter o bicho-papão afastado. Ela respondeu […] que o sono era o único lugar no qual todos nós precisávamos ir sozinhos”, é assim que o diretor Wes Craven, responsável pela criação deste clássico, descrevia a essência do filme que eternizou um dos personagens mais icônicos do terror. E o filme virou livro na DarkSide Books, escrito pelo autor Thommy Hutson, que já havia produzido um documentário sobre o longa, voltou a entrevistar membros do elenco e da equipe, incluindo o próprio Wes Craven, que assinou a apresentação do livro, antes de nos deixar, em 2015. Craven completaria 80 anos nesta sexta-feira.

Se um clássico já é sempre cercado por mistérios, segredos e fatos curiosos, imagine só um clássico que deu vida ao personagem que, até os dias de hoje, insiste em invadir nossos sonhos. Confira a lista com sete fatos assombrosos de um dos maiores filmes da história do cinema de terror:

1. A Hora do Pesadelo é o filme de estreia de Johnny Depp

A Hora do Pesadelo foi o filme de estreia de Johnny Depp

Durante o casting, o jovem Johnny Depp, com apenas 21 anos, e outro ator disputaram o papel para interpretar Glen. O diretor Wes Craven, então, perguntou para sua filha adolescente qual ator ele deveria escolher para interpretar o galã — ela escolheu Depp.

2. Robert Englund se inspirou em um ícone do terror e do teatro musical para compor Freddy Krueger

A Hora do Pesadelo, Robert Englund que viveu Freddy Krueger

O ator que deu vida ao temido Freddy Krueger se inspirou em outra lenda do terror e do teatro musical chamado Klaus Kinski, que no remake de 1979, foi Nosferatu, no filme de mesmo nome, e no trabalho do ator James Cagney.

3. Englund passava por sessões de maquiagens intermináveis

A Hora do Pesadelo, Freddy Krueger

O ator passou cerca de quatro horas diárias sentado numa cadeira enquanto era preparado por diversos maquiadores. A maquiagem completa consiste em 11 peças separadas aplicadas ao rosto e colo de Englund e o acabamento precisava ser minucioso para parecer real e ainda mais assustador.

4. O mês do Pesadelo

Wes Craven, diretor de A Hora do Pesadelo

O filme, dirigido pelo brilhante Wes Craven, foi filmado em cerca de um mês. A fotografia, gravações de cenas e tomadas principais começaram em julho de 1984 e terminaram no mês seguinte.

5. O ator britânico David Warner deveria interpretar Freddy Krueger

David Warner interpretaria Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo

E nós não conheceríamos Robert Englund por esse clássico. David Warner foi forçado a deixar o papel por conflitos de agenda pouco antes das filmagens começarem.

6. As cores da camisa do Freddy

As cores clássicas da camisa de Freddy, em A Hora do Pesadelo

Ela mesma. As cores clássicas da camisa eternizada de Freddy Krueger são cientificamente assustadoras, de acordo com o MentalFloss. A revista americana Scientific American revelou que o olho humano tem dificuldade em reconhecer esses tons de verde e vermelho quando colocados lado a lado e Wes Craven desenhou a clássica camisa após ler essa reportagem.

7. O filme virou livro

Heather Langenkamp, que interpretou Nancy Thompson em A Hora do Pesadelo

Sobre o livro, um fato interessante: a primeira edição americana de A Hora do Pesadelo foi bancada através de financiamento coletivo, e a campanha na plataforma Kickstarter contou com a participação da atriz Heather Langenkamp, que encarnou Nancy Thompson, a jovem atormentada por Freddy nos três primeiros filmes da série.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

7 Comentários

  • Eleide

    2 de agosto de 2019 às 18:50

    Assisti todos “A Hora do Pesadelo”, considero um clássico e o Fred ,um vilão impecável ,assustador e tambem engracado.

  • Silvano da Silva gomes

    4 de agosto de 2019 às 18:30

    Adoro todos os filmes da série no sentido de assitir e assitir, por anos seguidos, sempre com a óptica de querer ser a primeira vez de vê-los.

  • Grasiela

    1 de novembro de 2020 às 02:11

    Desde pqna assisto Freddy e um dos meus filmes predileto hj com 30anos meu ator favorito que fez papel doo Freddy os meçhor sao os antigos?

  • Orlando Augusto Stock

    9 de agosto de 2021 às 14:20

    O primeiro Hora do Pesadelo é um clássico mas enquanto saga , poderia ser melhor porque a partir do quarto filme ,a franquia passou a ter um maior toque de comédia , deixando o terror de lado !

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Os Goonies - Classic Edition
R$ 39,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Hora do Pesadelo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMacabra

A macabra medicina dos médicos que fazem cirurgias em si próprios

Quem já precisou passar por uma cirurgia deve se lembrar bem de todos os cuidados...

Por DarkSide
Cesar Bravo From HellFilmesListas

O incrível mundo dos filmes que poderiam não ter existido

Se você está descobrindo o horror agora, ou mesmo se já o conhece há algum tempo e...

Por Cesar Bravo
CuriosidadesMagicae

A magia das árvores na bruxaria natural

Os seres humanos e as árvores compartilham uma relação muito especial. Ela já foi...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

5 Psicopatas interpretados por Evan Peters

ALERTA DE SPOILER: ESSE POST TEM SPOILERS DA SÉRIE AMERICAN HORROR STORY Os fãs de...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Andor traz a revolução para o universo de Star Wars

Os fãs de Star Wars estão aos poucos expandindo o seu conhecimento sobre a Galáxia....

Por DarkSide