Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesSociedade Secreta

8 Adaptações e releituras de Otelo

As muitas faces do clássico de William Shakespeare nas telas

30/12/2024

Um dos maiores dramaturgos de todos os tempos, William Shakespeare nunca conheceu o cinema. Afinal, o Bardo faleceu em 1616, séculos antes do audiovisual sequer ser imaginado. No entanto, isso não impediu que suas obras conhecessem a magia da sétima arte. Ao longo dos anos, as histórias escritas por Shakespeare foram adaptadas das mais diferentes formas para as telonas, fornecendo material infinito para cineastas e roteiristas. 

LEIA TAMBÉM: 8 Palavras do inglês criadas por William Shakespeare

É claro que não seria diferente com Otelo. Encenada pela primeira vez em 1604, Otelo é uma trama inesquecível sobre um amor grandioso destruído pelo poder corrosivo do ciúme e pela eloquência de um dos grandes antagonistas shakespearianos: Iago. Nesta tragédia clássica, acompanhamos as manipulações do vilão, que desejando vingança contra o general Otelo, o faz acreditar que sua esposa, Desdêmona, é infiel.

otelo

Publicada pelo selo Sociedade Secreta da DarkSide® Books, a trama de Otelo é um prato cheio para adaptações cinematográficas. Recheada de suspense, tensão, ciúme, medo e loucura, a história já foi levada diversas vezes ao cinema. Conheça algumas dessas adaptações: 

1. Otelo (1951)

Dirigida, roteirizada e protagonizada por Orson Welles, a adaptação de 1951 segue de perto a trama da peça de William Shakespeare, sendo conhecida por capturar a intensidade emocional da história de Otelo, Desdêmona e Iago. Com uma produção conturbada e filmagens que se estenderam por um período de três anos, Otelo venceu o Grand Prix du Festival International du Film, o precursor do Palma de Ouro no Festival de Cannes. Misturando elementos do teatro e do cinema, o longa chamou a atenção por sua cinematografia inovadora.

otelo

Para diminuir o tempo de duração para 90 minutos, algumas cenas foram reestruturadas e reordenadas, assim como foram inseridos momentos que não estão presentes na peça original, como a cena fúnebre da abertura. A adaptação, que possui três versões diferentes lançadas nos cinemas, é listada como uma das mais famosas da obra de Shakespeare. No entanto, o filme também é conhecido pela condenável prática do blackface por Welles. 

2. Noite Insana (1962)

Misturando Otelo com a cena musical do jazz, Noite Insana é um filme britânico de 1962 dirigido por Basil Dearden e estrelado por Patrick McGoohan e Paul Harris. A trama, que mistura elementos do neo noir e do drama, é uma versão atualizada da história de Shakespeare, a qual é transportada para a Londres dos anos 1960. 

noite insana

Ambientada em uma festa de aniversário, a ação transcorre durante uma única noite e conta a história do famoso pianista, Aurelius Rex, e sua esposa, Delia, uma cantora aposentada, cujo casamento é posto à prova pelas maquinações de Johnny Cousin, um baterista que deseja começar seu próprio grupo musical e para isso precisa tirar Delia da aposentadoria. Filmado em preto e branco, Noite Insana contou com a performance de alguns dos melhores músicos de jazz da época, como Dave Brubeck, Charles Mingus, John Dankworth e Tubby Hayes

3. Othello (1965)

Dirigido por Stuart Burge, esta adaptação de 1965 apresenta o ator shakespeariano, Laurence Olivier como Otelo e Maggie Smith como Desdêmona. Baseado na encenação de Otelo feita pelo Teatro Nacional da Grã-Bretanha entre 1964 e 1965, o filme é a segunda grande adaptação cinematográfica da peça e a primeira feita em cores para a língua inglesa. Também é a única adaptação shakespeariana em que todos os protagonistas foram indicados ao Oscar por suas performances.

othello

Conhecido por manter a maior parte da peça original, Othello é infelizmente mais uma adaptação que peca na representação de seu herói. A atuação de Olivier, um homem branco, provoca até hoje discussões importantes sobre raça e representação nas peças do Bardo, já que o ator utilizou a prática do blackface e adotou maneirismos racistas e ofensivos para interpretar o protagonista da história.

4. Catch my Soul (1974)

Pegando carona no sucesso do musical Jesus Cristo Superstar, Catch My Soul é uma adaptação musical de rock de Otelo feita em 1974. Dessa vez, a história é transportada de Veneza para uma comunidade hippie em Santa Fé, no deserto do Novo México. Dirigido por Patrick McGoohan, o filme foi uma adaptação do musical homônimo de Jack Good, o qual por sua vez foi livremente inspirado na peça de Shakespeare.

catch my soul

Com o título retirado do terceiro ato da tragédia, aqui Otelo se transforma em um líder pacifista de uma comunidade hippie que é atormentado por um Iago que parece o próprio Diabo encarnado. Devido às comparações com Jesus Cristo Superstar, o filme foi um fracasso de bilheteria e de críticas. 

5. Othello (1989)

Dirigido por Janet Suzman, Othello é um filme para televisão que chegou às telinhas em 1989. Com gravação direta dos palcos da produção teatral encenada no Market Theatre em Joanesburgo, na África do Sul, a adaptação é conhecida não apenas por capturar fielmente a tragédia de Shakespeare, mas também por sua inerente relevância na temática racial, já que foi encenada durante a era do apartheid.

othello

Além disso, esta versão chama atenção pela poderosa interpretação de sua dupla de protagonistas. Otelo é vivido por um dos maiores atores sul-africanos, John Kani (conhecido atualmente por interpretar T’Chaka no Universo Cinematográfico da Marvel), enquanto Iago é interpretado magistralmente por Richard Haines

6. Othello (1995)

Com direção de Oliver Parker, Othello conta com Laurence Fishburne, Irène Jacob e Kenneth Branagh nos papeis principais de Otelo, Desdêmona e Iago, respectivamente. O filme de 1995 é famoso por ser a primeira grande versão cinematográfica da peça a escalar um ator negro para o papel do general que influenciado pelas intrigas de Iago começa a questionar a fidelidade da esposa.

othello

Uma das adaptações cinematográficas mais conhecidas da história, Othello chama atenção por seu elenco de estrelas, pela incorporação de temas contemporâneos e pela química eletrizante entre Fishburne e Branagh, que se destacam por suas performances trágicas.

7. Jogo de Intrigas (2001)

Lançada em 2001 e dirigida por Tim Blake Nelson, Jogo de Intrigas é uma versão moderna, mas igualmente dramática e intensa de Otelo. Com um elenco jovem liderado por Mekhi Phifer, Julia Stiles e Josh Hartnett nos papeis principais, respectivamente, Odin (Otelo), Desi (Desdêmona) e Hugo (Iago), o filme conta a história de um jovem jogador de basquete em ascensão que é convencido pelo amigo de que sua namorado está o traindo. Ambientado em uma escola de ensino médio de classe alta nos Estados Unidos, Jogo de Intrigas adapta os temas shakespearianos de ciúme, traição e tragédia para um contexto contemporâneo e destinado a espectadores mais jovens.

jogo de intrigas

Além da inspiração na peça, o roteirista, Brad Kaaya, também utilizou suas próprias experiências como um adolescente negro em uma escola predominantemente branca. O filme estava originalmente previsto para outubro de 1999, no entanto, foi arquivado por dois anos devido ao massacre de Columbine, sendo lançado apenas em agosto de 2001. 

8. Omkara (2006)

Segundo filme da trilogia de Shakespeare do cineasta indiano Vishal Bhardwaj, Omkara leva a tragédia de Otelo para a cidade indiana de Meerut no populoso estado de Uttar Pradesh. Ambientada no século XXI, a história acompanha o ciúmes implacável e a obsessão de Omkara “Omi” Shukla (Otelo), o executor de uma gangue local, que é influenciado por seu braço direito, Ishwar “Langda” Tyagi (Iago), a suspeitar que sua esposa é infiel.

omkara

Abordando temas como a sociedade de castas e as guerras políticas, Omkara é a versão de Bollywood de Otelo, que chamou bastante atenção por sua linguagem forte e violência. 

Uma das maiores tragédias de todos os tempos agora é DarkSide® Books

Entre tantas adaptações, a boa notícia é que os DarkSiders podem conferir na íntegra a história desse amor destruído pelo ciúmes e pela maldade. Mais um lançamento da marca Sociedade Secreta, Otelo chegou na Caveira em uma edição de colecionador, assinada pelo artista francês Julien Delval, que recriou os cenários e personagens desse marco da dramaturgia mundial e os levou para uma nova paisagem visual e gráfica. 

otelo

Com introdução de Valerie Lawson e tradução de Enéias Tavares, Otelo é um clássico da literatura. A obra que influenciou diversos filmes e a criação de histórias grandiosas como Dom Casmurro, já está disponível na Loja Oficial DarkSide em uma edição repleta de conteúdos extras e ilustrações magníficas que com certeza vão tornar essa leitura uma assombrosa e inesquecível experiência cênica.

LEIA TAMBÉM: Nem todo mundo sabe, mas esses filmes são inspirados em Shakespeare

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Otelo + Brinde Exclusivo
R$ 119,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Grande Deus Pã + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArteCuriosidades

A arte (sombria e explícita) de Adriana Varejão

Pintora, escultora, desenhista e artista visual, Adriana Varejão possui uma veia...

Por DarkSide
FilmesMacabra

9 filmes essenciais de Terry Gilliam

Terry Gilliam é provavelmente um dos cineastas mais criativos que existem por aí. Com...

Por DarkSide
CuriosidadesFilmes

Filmes para conhecer a trajetória de Kevin Carter

Você pode até não reconhecer o nome de Kevin Carter, mas com certeza já se deparou...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkloveDarkside

Quem é o deus Hefesto na mitologia grega?

Deus do fogo vulcânico e da forja, Hefesto é uma das doze divindades que habitam o...

Por DarkSide
ListasLivros

5 Livros Dark que são a cara do Natal

Tal qual Jack Skellington, a Caveira também tem um lado trevoso e um que adora o...

Por DarkSide