Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Coven MagicaeMagicae

8 práticas mágicas para celebrar os sabás da Roda do Ano

Conecte-se ao poder das estações no seu dia a dia

14/08/2025

Há magia nos ciclos da natureza. Povos antigos de diversas partes do mundo já sabiam disso e criaram seus calendários e celebrações em torno da mudança das estações. Para muitas bruxas, essa passagem do tempo é registrada por meio da Roda do Ano e seus sabás, que estreitam ainda mais esses laços entre humanos e natureza.

LEIA TAMBÉM: Roda Norte ou Roda Sul? Como celebrar a Roda do Ano na Bruxaria

Em A Roda do Ano: A Linguagem Secreta do Ritmo da Natureza, Fiona Cook e Jessica Roux — de Floriografia e Ornitografia — nos fazem mergulhar com a alma nas transformações do calendário pagão. Texto e arte se unem para nos mostrar as peculiaridades dos solstícios, equinócios e tudo o que acontece entre eles, com muita magia e inspiração. 

O livro apresenta celebrações, curiosidades, seres naturais ligados a cada época do ano e práticas que vão te conectar ainda mais profundamente a cada um dos sabás. Separamos algumas delas a seguir:

1. Máscara para Samhain

30 de abril/ 1º de maio na Roda Sul; 31 de outubro/ 1º de novembro na Roda Norte

Samhain

Considerado o Ano-Novo Bruxo, o Samhain ocorre entre o equinócio de outono e o solstício de inverno. Esse é o momento em que os espíritos do passado coexistem com o presente, segundo os antigos celtas — por isso no hemisfério norte ele coincide com a véspera do Dia de Todos os Santos, bem próximo ao Dia de Finados.

A tradição do Halloween, derivada do Samhain, envolve se fantasiar e pedir doces de porta em porta. Acreditava-se que, disfarçadas de espíritos, as pessoas estariam protegidas deles. Uma maneira de se conectar ao Samhain é produzir sua própria máscara e sentir a liberdade que isso pode proporcionar. 

Para isso você vai precisar de: jornal velho, uma tigela grande, 1 xícara de farinha, 1 xícara de água, uma colher, um balão, tintas acrílicas, pincel, faca e barbante.

máscara de papel machê

1. Rasgue o jornal em tiras e encha o balão até o tamanho aproximado da sua cabeça.

2. Coloque a farinha na tigela e adicione água aos poucos, mexendo até formar uma pasta líquida.

3. Mergulhe as tiras de jornal na mistura e aplique-as sobre o balão até cobri-lo completamente. Você já pode esculpir detalhes com o papel machê nessa etapa. Quanto mais tiras, mais forte será a máscara. Quando estiver satisfeito, aplique uma camada final da gosma com um pincel.

4. Deixe a máscara secar por alguns dias em local seguro. Quando estiver completamente endurecida, marque os furos dos olhos com um lápis. Com cuidado, use uma faca para cortar as áreas desejadas da máscara. 

5. Finalize colocando um elástico (se preferir) e pintando a máscara, primeiro com uma camada de tinta acrílica branca e depois com as cores que melhor representam o que você quer incorporar.

2. Tronco de Yule

21 de junho na Roda Sul; 21 de dezembro na Roda Norte

Tronco de Yule

Associado ao solstício de inverno, o dia mais curto do ano, o Yule é associado ao frio e à escuridão. É nessa época que precisamos criar nossa própria luz e o nosso próprio calor. Por isso, um dos símbolos da data é o Tronco de Yule, que vamos aprender a confeccionar.

Para isso, você vai precisar de: um tronco ou galho grosso (preferencialmente encontrado no chão), ramos de pinheiro, pinhas, fio de lã vermelha e verde, fitas douradas e prateadas.

É muito simples: depois que você encontrar um galho robusto que tenha caído naturalmente, enrole-o com ramos de pinheiro usando o fio de lã e as fitas. Você também pode acrescentar flocos de neve feitos de papel. Coloque o Tronco de Yule no seu altar ou no centro da sua mesa de jantar. Você ainda pode cercá-lo com cartões amorosos que você fez ou recebeu.

3. Magia com velas no Imbolc

1º de agosto na Roda Sul; 1º de fevereiro na Roda Norte

Imbolc anuncia que a mudança está a caminho. Ele é o festival do fogo entre os pontos de transição, marcando o meio do caminho entre o solstício de inverno e o equinócio de primavera. A festividade representa o crescimento em meio à escuridão. Por ser o festival do fogo, um ótimo ritual é acender velas, de acordo com as suas intenções neste sabá. Comece escolhendo a cor da sua vela: 

Vermelho: poder, vitória, força

Rosa: amor, romance, doçura

Laranja: alegria, energia

Amarelo: felicidade, abundância

Verde: crescimento, prosperidade

Azul: saúde, paz

Roxo: intuição, visão espiritual

Branco: purificação, limpeza

Preto: proteção, afastar negatividade

Marrom: conexão com a terra, estabilidade

Agora preste atenção em como a sua vela queima: a chama está forte, brilhante e constante? Se sim, esse é um bom sinal; se estiver tremulando e estalando, o seu desejo pode precisar de mais energia para se concretizar; se ela se apagar, talvez seja melhor rever o seu objetivo. Uma vela que queima muito rapidamente pode indicar que o seu objetivo está prestes a se realizar.

4. Nascer e pôr do sol de Ostara

Entre 21 e 24 de setembro na Roda Sul; entre 19 e 21 de março na Roda Norte

nascer do sol

Ao contrário do que muita gente acredita, Ostara é a estação dos brotos, e não das flores. O equinócio de primavera é um tempo de suavidade e relaxamento. Passado o inverno, é hora de abrir as janelas e deixar entrar a brisa fresca.

No dia do equinócio, acorde bem cedo para ver o sol nascer. Vire-se para o leste e observe as cores mudarem aos poucos e a luz ficar mais forte. Tente ficar em silêncio e esvaziar a mente para descobrir como se sente com o nascer do sol. Mais tarde, repita o ritual com o pôr do sol. 

5. Banho de sol de Beltane

1º de novembro na Roda Sul; 1º de maio na Roda Norte

Banho de sol de Beltane

A metade do caminho entre o equinócio de primavera e o solstício de verão representa um tempo de crescimento. Beltane é sobre a celebração da vida. Nele, refletimos sobre o que significa estar vivo.

Aproveite a festividade com um bom banho de sol. Escolha um dia ensolarado, preferencialmente com uma leve brisa, encontre um recanto na grama, e deite-se. Sinta a sensação revigorante de deixar os raios de sol banharem o seu corpo após um longo inverno. Feche os olhos e aprecie o seu corpo em paz, concentrando-se na respiração fluindo dentro e fora de seus pulmões. Imagine que você é uma planta absorvendo a energia do sol. Perceba os sons e entregue-se ao ambiente.

Importante: evite se expor ao sol entre 10h e 16h pelo bem da sua saúde.

6. Faça música no Midsummer

21 de dezembro na Roda Sul; 21 de junho na Roda Norte

galho

Ao redor do mundo, o solstício de verão sempre foi um dia para celebrar o Sol em todo o seu esplendor. Este costuma ser um momento de fartura e abundância, de pura vitalidade. A Terra celebra a vida em sua plena expressão, e nós também.

Celebre a alegria do Midsummer com um pouco de música em um instrumento feito por você. Para fazer um instrumento de percussão simples você precisa apenas de um galho reto, com cerca de 25 cm de comprimento e 1,25 cm de espessura; uma lima de metal e outro galho menor.

Use a lima para esculpir de seis a oito entalhes no galho maior, com uma distância de aproximadamente um dedo mindinho entre eles. A ideia é que os sulcos cheguem até a metade do galho. Quando terminar, pegue o galho menor e deslize sobre o maior, para cima e para baixo, e ouça o ritmo que se forma ali. Brinque com os sons e divirta-se.

7. Imersão de cura de Lúnasa

1º de fevereiro na Roda Sul; 1º de agosto na Roda Norte

mar

Lúnasa representa o dia da primeira colheita. As horas de luminosidade começam a encurtar, as folhas do verão começam a murchar e o calor ondulante faz tudo parecer lento, pesado e tranquilo. Esse sabá é um momento de união para colher a abundância ou para ajudar em tempos de necessidade, caso seja um ano de seca. 

Durante essa época quente, encontre um corpo de água natural que seja seguro para você entrar, como o mar, um lago, córrego, rio ou lagoa. Fique onde seus pés toquem o fundo e sua cabeça permaneça fora d’água. Faça uma imersão completa, segurando a respiração e submergindo devagar. Volte à superfície e deixe que a água o acolha. Agradeça à água por suas propriedades que dão vida. 

8. Organize uma troca de roupas no Mabon

Entre 19 e 21 de março na Roda Sul; entre 21 e 24 de setembro na Roda Norte

monte de roupas

O equinócio de outono é o segundo festival da colheita do ano, celebrando o equilíbrio, a gratidão e a generosidade. Estamos no limiar de um novo ciclo, adentrando a metade mais escura e tranquila do ano. 

Aproveite a gratidão e a generosidade do Mabon para organizar o seu armário ou gaveta e trocar aquilo que você não usa mais. Coloque suas roupas em uma sacola, fale com alguns amigos e peça para que eles façam o mesmo. Deixe que todos joguem duas sacolas em uma pilha gigante e comecem a escolher. Usar as roupas que já foram de um amigo é carregar um pouco dele consigo.

Dica extra: reserve algumas destas roupas e doe para a caridade, afinal, o inverno se aproxima e elas serão muito bem aproveitadas por quem precisa. Lembre-se de apenas doar roupas em bom estado de uso.

LEIA TAMBÉM: 5 Livros Magicae para se conectar às celebrações da Roda do Ano

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Roda do Ano + Brindes Exclusivos
R$ 109,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LivrosWish

Conheça a Coleção Áurea da Wish

Viajar por narrativas que cruzaram séculos e continentes é o convite que a Wish faz a...

Por DarkSide
FilmesResenha

Caveira Viu: Drácula: Uma História de Amor Eterno

Entre os inúmeros personagens literários transportados para as telas do cinema,...

Por DarkSide
CuriosidadesMedo ClássicoSéries

5 referências a Edgar Allan Poe na 2ª temporada de Wandinha

Ela está de volta para infelicidade geral dos DarkSiders que amaram odiar (ou odiaram...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkside

A ligação feminina com o sobrenatural na ficção

O que você faria se descobrisse que sua esposa é uma poderosa bruxa? Não, não...

Por DarkSide
LançamentoMagicae

Lançamento: O Jardim da Bruxa Natural, por Arin Murphy-Hiscock

Depois do sucesso dos best-sellers Bruxa Natural, A Casa da Bruxa Natural e O Bem-Estar...

Por DarkSide