Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesFirestar Videolocadora

The American Scream: Torne-se um adulto da pior maneira possível

Alguns gritos, os maiores, nascem e morrem dentro de nós

25/04/2025

Vamos começar essa matéria dizendo que, mais cedo ou mais tarde, todo fã de horror descobre que os gritos são uma linguagem universal. Um bom grito pode salvar uma atuação, ganhar o status de cult, um grito pavoroso e desesperado pode fisgar nossa empatia com a potência de um arpão. Mas alguns gritos, os maiores, nascem e morrem dentro de nós.

LEIA TAMBÉM: The Return: Uma pérola sci-fi perdida no espaço-tempo

moça jovem gritando, na frente garrafas de bebidas

Dirigido por Mitchell Linden, The American Scream é um horror cômico bem pouco conhecido por aqui, que possui uma pequena legião de adoradores mundo afora. Mas nem tudo são flores: esse filme também cultivou sua cota de impopularidade ao longo dos anos. Com as cartas na mesa, chegou a hora de descobrirmos como e por que essa produção ganhou e perdeu tantos cinéfilos ao longo dos anos. A premissa é bem simples, e segue uma família de férias nas montanhas sendo aterrorizada pelos malucos locais.

uma família com cinco pessoas no carro, os pais na frente e os filhos no banco de trás

Começamos o filme com a voz estridente de uma mulher, Barbara Benziger, tirando seu filho da cama. O nome do rapaz é Brent, e ele não está exatamente animado em deixar seu travesseiro. Na sequência conhecemos o senhor Benziger, e também Larry, melhor amigo de Brent, assim como a irmã de Brent e sua melhor amiga, que também sairá de viagem para as montanhas de Wilson Creek.

dois adolescentes conversando, um sorri e um está olhando em um telescópio

A família pega a estrada e logo percebemos que essa será uma viagem inesquecível. Eles passam por uma pessoa vestida de palhaço, pedindo carona à beira da estrada. Ela segura um cartaz com o destino pretendido, no verso do mesmo papel, um aviso: “A piada é você”. A família segue viagem sem arriscar uma carona, e encontra outro problema no carro que vem logo atrás. Uma mulher está amamentando o bebê enquanto o marido dirige. Ele acaba se interessando pelos seios da mulher, existe alguma confusão entre o casal, e então eles batem o bebê no painel do carro causando um belo derramamento de sangue (sim, é isso mesmo que vocês leram). Os jovens da família Benziger se chocam um pouco, mas a viagem continua como se nada tivesse acontecido.

quatros adolescente, dois meninos e duas meninas, estão assustados dentro de um carro.

Em Wilson Creek, eles parecem estar sendo aguardados pela população local, e são frequentemente cumprimentados com alegria por onde passam. Mas os moradores de Wilson Creek deixam de ser aprazíveis assim que os Benziger trocam o carro por uma lanchonete. Eles encaram, tocam, parecem agir em emboscada, planejando um desfecho terrível para os viajantes. Nesses momentos, o trabalho de direção muda da comédia para o horror e vice-versa, nos deixando confusos sobre o que virá a seguir. E falando em confusão o patriarca da família, Ben Benziger acaba se desentendendo com um dos locais. 

a família está sentada na lanchonete e um morador local está em pé conversando com eles.

Assim que a família chega ao hotel, Larry avista pela luneta uma garota ferida sendo perseguida por um homem de chapéu, mas não consegue vê-la em uma segunda olhada. Então mudamos para a parcial de comédia, e a família decide se divertir em um baile de Polka, mesmo com toda bizarrice que os cerca. Apesar das garotas estarem vivendo grandes momentos, Brent e Larry insistem que tem alguma coisa muito errada com aquelas pessoas, e os rapazes acabam atacando e rachando a cabeça de um tarado esquisitão no banheiro. Quanto às garotas, elas deixam o baile e vão até um striptease bar com o Xerife da cidade e um amigo.

um homem adulto espia um adolescente usar o urinol em um banheiro público

The American Scream é uma afronta ao cinema tradicional, carregado de elementos non-sense. Às vezes o filme não faz mesmo sentido algum, mas por alguma magia cinematográfica ficamos presos nele, tentados a descobrir o que ainda irá acontecer. Agora, Brent e Larry estão prestes a entrar no streptease bar quando alguém se aproxima pelas costas dos dois com um bastão de baseball.  

Somos recompensados na cena seguinte, com uma bela sequência em câmera lenta, sorumbática, que termina com uma decapitação com um machado. A cena toda é um deleite inesperado, tanto pela construção imediata de tensão em um belo translado da comédia ao terror, quanto pelo seu final apoteótico (não é todo dia que podemos ver uma cabeça fumante sendo decapitada e mergulhando em uma cerca de metal — ah sim, e o corpo sem cabeça ainda dá um último rodopio, enquanto a cabeça espetada pisca maliciosamente para uma das garotas).

uma cabeça decapitada sorri, com um cigarro na boca

Em pânico, as garotas correm do bar e acabam se reencontrando com Brent e Larry. Nesse ponto do filme, tudo parece um pouco louco, e a maioria das conclusões recai sobre a audiência, depois de mais e mais despejos gráficos da direção. E por mais estranho que pareça, sentimos que existe algum elemento oculto, que na hora certa devolverá o sentido necessário ao filme.

No dia seguinte, apesar das mortes, todos estão seguros de novo, tomando um café da manhã reforçado e convivendo com a falta de noção otimista do senhor e senhora Benziger. Os garotos e garotas tentam avisar sobre os perigos, mas para contar a verdade, eles teriam que dizer o que também fazem às escondidas (assassinatos no banheiro, álcool, casas de streptease).

na imagem a família está tomando café da manhã, de pé um homem com uma jaqueta do escritório do xerife conversa com eles

Os próximos despejos gore não tardam a chegar, e se você acha que existe algum limite, você pode estar enganado. Além da nudez que permeia diferentes momentos do filme, existe pornografia leve e assassinatos normatizados, canibalismo de neonatos e outras coisas bem pouco condizentes com um filme sugerido como comédia. The American Scream também flerta o tempo todo com surrealismo, subliminaridades e com lampejos da influência de David Lynch, embora tudo isso esteja diluído e estranhamente conduzido pela direção.

o casal que interpreta os pais está conversando, o pai está segurando a mãe pelos ombros

Mais próximos ao desfecho, finalmente percebemos do que esse filme se trata, e pode ser algo próximo a um rito de passagem. Com a resolução surpreendente e final da trama, muitos elementos incompreensíveis se tornam cristalinos, e só então conseguimos enxergar o quadro formado por todas as peças desse quebra-cabeças.

um homem com óculos e uniforme d xerife conversa com uma moça

Para quem aprecia um filme bem pouco linear e com elementos poderosos, The American Scream pode ser uma excelente surpresa, mas esteja pronto para uma viagem sombria e carregada de catarses. Se estiver tudo bem por você, é só apertar o play! O trailer está logo aqui:

LEIA TAMBÉM: The Visitors: Fantasmas, falência e uma casa mal assombrada

Sobre Cesar Bravo

amplificador cesar bravoCesar Bravo é escritor, criador de conteúdo e editor. Pela DarkSide® Books, publicou Ultra Carnem, VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, DVD: Devoção Verdadeira a D., 1618 e Amplificador.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Três Rios + Brindes Exclusivos
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Amplificador + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesFilmes

A ligação secreta entre Halloween 3 e Invasores de Corpos

Santa Mira, Califórnia, não é um lugar qualquer no cinema de terror. Em 1956, foi o...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Tudo o que sabemos sobre Casamento Sangrento 2

O dia do seu casamento deve ser um dos mais felizes da sua vida, certo? Bem, talvez...

Por DarkSide
ArtigoDarklove

A casa como espaço de opressão

Quando pensamos no gótico enquanto gênero literário, é fato que o ambiente físico...

Por Dayhara Martins
GamesNovidades

O jogo de tabuleiro de O Massacre da Serra Elétrica

A franquia que revolucionou o terror nos anos 1970 está prestes a fazer vítimas nas...

Por DarkSide
CuriosidadesListasMedo Clássico

Curiosidades sobre o musical: O Fantasma da Ópera

No subsolo da Ópera de Paris há uma figura mascarada que espreita pelas sombras e se...

Por DarkSide