Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ListasSéries

Séries para entrar no clima de A Maldição de Snakebite

Produções que têm tudo a ver com o livro de Courtney Gould

07/05/2025

Há algo sinistro acontecendo em Snakebite, uma pequena cidade no estado americano de Oregon. Adolescentes estão desaparecendo sem deixar vestígios e o clima entre os moradores está cheio de desconfiança e paranoia. Para piorar, todos culpam o casal Ortiz-Woodley, os caçadores de fantasmas mais famosos da televisão que acabaram de voltar para a cidade ao lado de sua filha, Logan.

LEIA TAMBÉM: 15 Músicas para entrar no clima de Garotas na Escuridão

O namorado de Ashley Barton, Tristan, foi o primeiro a desaparecer e desde que isso aconteceu a jovem descobriu ser capaz de sentir a presença do morto. Com a chegada da família Ortiz-Woodley, Tristan parece seguir Ashley e a única pessoa em que ela confia é Logan, que sente que segredos obscuros pairam sobre Snakebite. Juntas, as duas embarcam em uma investigação para descobrir o que está assombrando a cidade, revelando verdades há muito enterradas sobre a comunidade, suas famílias e até mesmo sobre elas próprias. 

A maldição de snakebite

Essa é a premissa de A Maldição de Snakebite, livro de estreia de Courtney Gould, um cativante mistério sobrenatural que se aprofunda em temas como luto, culpa, identidade, isolamento, relações familiares e o horror silencioso da intolerância e da homofobia. Lançamento da DarkSide® Books, A Maldição de Snakebite nos faz refletir sobre as múltiplas camadas de assombrações que podem permear uma cidade, uma família, um lar e até mesmo um indivíduo, lembrando que o amor surge como uma luz na escuridão. Para entrar no clima do livro, que acabou de chegar na marca DarkLove, a Caveira separou 8 séries que evocam esse clima sombrio e emocionante que nós amamos.

1. Stranger Things (2016 – presente)

Um dos maiores fenômenos da cultura pop nos últimos tempos, Stranger Things chegou na Netflix em 15 de julho de 2016 e se tornou um sucesso instantâneo de público e crítica. Ambientada na fictícia cidade de Hawkins, nos anos 1980, a série acompanha um grupo de amigos, jogadores assíduos de Dungeons & Dragons, que se deparam com estranhas forças paranormais, portões para outras dimensões e experimentos secretos do governo após um deles subitamente desaparecer. Misturando aventura, terror e nostalgia dos anos 80, com referências à cultura pop da década, Stranger Things se destacou por seus personagens envolventes e bem desenvolvidos, liderados por um carismático elenco infantil, entregando uma história assustadora sobre seres de outra dimensão e ressaltando o valor da amizade e da infância.

Stranger Things

2. Riverdale (2017 – 2023)

Baseada nos personagens clássicos dos quadrinhos Archie Comics, a história de Riverdale começa quando a pitoresca cidade que dá titulo à série é abalada pelo assassinato de Jason Blossom, um popular estudante do ensino médio. A partir disso, um grupo de jovens, liderados por Archie Andrews, tenta descobrir o que está acontecendo, investigando o mistério por conta própria e desvendando uma série de segredos obscuros que sua comunidade se esforça em esconder. Com sete temporadas, Riverdale trouxe o cotidiano do ensino médio misturado a temáticas sobrenaturais, policiais, de mistério e até mesmo de ficção científica. À medida que os episódios avançaram, a série fez seus personagens enfrentarem situações que se estendiam de problemas familiares e romances complicados a cultos secretos, clubes de luta subterrâneos, profecias sobrenaturais e até mesmo realidades alternativas e saltos no tempo. 

 Riverdale

3. The Outsider (2020)

Adaptação do livro homônimo de Stephen King, The Outsider começa como um suspense policial, mas rapidamente evolui para uma trama sobrenatural para lá de aterrorizante. Protagonizada por Ben Mendelsohn e Cynthia Erivo, a série segue o detetive Ralph Anderson durante sua investigação do brutal assassinato de um garotinho na pequena Cherokee City. O caso parece solucionado quando o treinador local de beisebol, Terry Maitland, é preso pelo crime, com várias testemunhas confirmando terem o visto no local. O problema é que Terry não estava na cidade no dia, sendo inclusive capturado por câmeras em outro estado. Logo, o detetive Ralph, com a ajuda da investigadora Holly Gibney, percebe que nada é o que parece ser neste caso. Com uma atmosfera perturbadora, The Outsider mostra como forças sobrenaturais podem adentrar em nosso mundo e que às vezes elas estão à espreita onde menos esperamos. 

The Outsider

4. Dark (2017 – 2020)

Primeira série original alemã da Netflix, Dark conta a história da pequena e fictícia cidade de Winden, na Alemanha, onde o desaparecimento de duas crianças faz com que quatro famílias iniciem uma busca desesperada por respostas, revelando segredos obscuros da comunidade, conspirações geracionais e um misterioso ciclo que se repete a cada 33 anos. Entrelaçando viagem no tempo com tragédia familiar, Dark encantou os espectadores com uma trama de terror existencial e psicológico que mergulha profundamente em temas como destino, livre arbítrio e natureza cíclica do trauma, oferecendo uma experiência desconfortável, perturbadora, mas também inesquecível. 

dark

5. The OA (2016 – 2019)

Criado e estrelado por Brit Marling, The OA mistura criativamente ficção científica, drama, fantasia e terror psicológico para contar uma história que se inicia com o inesperado retorno de Prairie Johnson, uma jovem cega que retorna para casa após ter ficado desaparecida por sete anos. No entanto, o mais surpreendente em seu retorno é que agora, aos vinte anos, ela consegue enxergar perfeitamente. Além disso, Prairie volta com cicatrizes misteriosas, chamando a si mesma de “OA” (Anjo Original) e reunindo um grupo de pessoas para enfim contar sua história e organizar uma missão de resgate. Elogiada por sua atmosfera assombrosa e misteriosa, The OA foi um projeto ousadamente criativo da Netflix que misturou teoria quântica com espiritualismo, abordando temas como experiências de quase-morte, dimensões paralelas, cativeiro e mistérios existenciais. 

The OA

6. Twin Peaks (1990 – 1991)

A vida idílica dos moradores da pequena cidade de Twin Peaks é subitamente abalada pelo assassinato da rainha do baile, Laura Palmer. O crime ocasiona a chegada do agente do FBI Dale Cooper, que começa a investigar o caso e logo percebe que por baixo da fachada de perfeição a cidadezinha esconde perturbadores segredos. Esse é o ponto de partida de Twin Peaks, série criada por David Lynch e Mark Frost que revolucionou a televisão nos anos 90. Misturando horror, fantasia surrealista e mistério de assassinato, Twin Peaks está sempre incluída nas discussões sobre as melhores séries já feitas. Chamando atenção por sua criatividade e ousadia, além da narrativa complexa, Twin Peaks durou apenas duas temporadas, sendo finalmente trazida de volta em 2017 para um revival limitado, que comprovou que a série é realmente a mãe de todas as narrativas centradas em mistérios de cidades pequenas. 

Twin Peaks

7. Locke & Key (2020 – 2022)

Baseada nos quadrinhos de Gabriel Rodríguez e Joe Hill, conhecido pelos DarkSiders por Joe Hill Dark Collection v.1 e Joe Hill Dark Collection v.2, Locke & Key acompanha três irmãos que após o misterioso assassinato do pai se mudam para a casa ancestral de sua família chamada Keyhouse na cidade de Matheson, no estado americano de Massachusetts. Logo eles descobrem que a residência está repleta de chaves mágicas que possuem poderes únicos e que podem estar ligadas à morte de seu pai. Entrelaçando mistério, drama e sobrenatural, Locke & Key mistura tramas adolescentes com temas como amor, luto, amadurecimento e coragem, explorando o passado da família Locke e os laços inabaláveis que a definem.

Locke & Key

8. Wandinha (2022 – presente)

Inspirada nos personagens icônicos criados por Charles Addams em A Família Addams, Wandinha acompanha a personagem principal, agora uma adolescente, se adaptando a sua nova vida na Escola Nunca Mais, um colégio interno para jovens com habilidades sobrenaturais. Lá ela aprende sobre suas recém-descobertas habilidades psíquicas enquanto investiga uma série de assassinatos locais e descobre um sinistro mistério envolvendo sua família. Estrelada por Jenna Ortega e com produção de Tim Burton, que também dirigiu os quatro primeiros episódios, Wandinha apresenta um mistério central com elementos sobrenaturais e um visual gótico que com certeza vai agradar aos fãs da A Família Addams. A série já foi renovada para uma segunda temporada, que está prevista para estrear na Netflix em 2025.

wandinha

Agora conta pra Caveira: quantas e quais você já viu e qual será a próxima série da lista que você irá maratonar?

LEIA TAMBÉM: 7 Livros, filmes e séries para entrar no clima de Como Matei Minha Querida Família

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Maldição de Snakebite + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Joe Hill Dark Collection V. 2 + Brinde Exclusivo
R$ 109,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesFilmes

A evolução dos vampiros no cinema

Há algo fascinante nos vampiros cinematográficos. Afinal, desde o surgimento da...

Por Gabriela Müller Larocca
ListasLivros

6 obras com narradores não confiáveis

No vasto reino da ficção, há diversos dispositivos narrativos que um autor pode...

Por DarkSide
EventosLivros

Você tem um encontro com Paula Febbe

Quais os limites ultrapassados pelo ser humano na busca por afeto, através das...

Por DarkSide
LançamentoMedo Clássico

Lançamento: A Entidade, por Frank De Felitta

Lançado originalmente em 1978, A Entidade, de Frank De Felitta, é um clássico que...

Por DarkSide
LançamentoMedo Clássico

Lançamento: O Leiloeiro, Por Joan Samson

O clássico do terror psicológico dos anos 1970 ressurge para assombrar uma nova...

Por DarkSide