Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

Invocação do Mal 4: O que é fato e o que é ficção no filme

A relação entre a família Smurl e o Último Ritual

10/09/2025

Os últimos exorcismos de Ed & Lorraine Warren na franquia Invocação do Mal acabaram de chegar aos cinemas e a Caveira, como boa embaixadora do Invocaverso real no Brasil, já foi conferir e investigar quais dos terrores do cinema são verdadeiros ou são meras artimanhas demoníacas dos roteiristas.

LEIA TAMBÉM: Caveira Viu: Invocação do Mal 4

ATENÇÃO: ESTE POST CONTÉM SPOILERS DE INVOCAÇÃO DO MAL 4: O ÚLTIMO RITUAL

Para o filme que encerra a franquia, James Wan, a mente por trás da franquia, retornou às suas origens. Quando era apenas uma criança na Austrália, o cineasta teve seu primeiro contato com esse universo possuído através do filme A Casa das Almas Perdidas.

invocação do mal 4

O longa de 1991 já se baseava nas assombrações vividas pela família Smurl, o caso retratado em Invocação do Mal 4 e cuja história real os DarkSiders conferem em detalhes com o livro Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas. E essa história alugou um tríplex na cabeça do jovem Wan, que ficou fascinado por esse universo e se aprofundou em outros casos paranormais investigados pelo casal. Sem isso, o Invocaverso nunca teria ganhado vida da maneira que o conhecemos.

Ambientado em 1986, Invocação do Mal 4: O Último Ritual se dedica a vários aspectos da carreira dos Warren, desde espelhos demoníacos até o próprio caso da família Smurl. Desta vez, não são apenas Ed e Lorraine que precisam lidar com uma ameaça sobrenatural: sua filha Judy e o noivo, Tony, também se envolvem com os assuntos demoníacos.

Mas será que o que você viu no cinema tem algum sentido com a realidade? Vem descobrir com a Caveira o que é fato e o que é ficção em Invocação do Mal 4:

1. A maldição da família Smurl envolveu diferentes entidades?

invocação do mal 4

O Último Ritual coloca os Smurl no radar de seres demoníacos quando a jovem Heather ganha um espelho de presente como presente de confirmação de seus avós. No fim das contas, foi o maior presente de grego, pois ele acabou desencadeando o próprio inferno na vida da família até que Ed e Lorraine são chamados.

O caso dos Smurl foi um dos mais conhecidos já investigados pelos Warren. O diretor Michael Chaves faz referências a eventos bem específicos, como um membro da família caindo das escadas e um cachorro ser lançado contra uma parede. Jack Smurl alegou ter sido assediado sexualmente por um demônio — o que Lorraine identificou como um súcubo. 

O diretor consultou as quatro irmãs da família para produzir O Último Ritual, mas ainda assim, algumas liberdades criativas foram tomadas. Uma delas envolve o próprio espelho, que nunca existiu. 

Smurl

Os Warren disseram que havia quatro entidades na casa, incluindo um demônio. Já o filme menciona apenas três, com uma história bem trágica. Outra diferença é o tempo em que a família foi assombrada: as irmãs afirmam que continuam sendo amaldiçoadas em suas vidas particulares, em suas próprias famílias.

2. Existe mesmo um espelho demoníaco?

A história do filme começa na década de 1960, com os jovens Ed e Lorraine investigando um de seus primeiros casos. Eles estão pesquisando sobre acontecimentos estranhos em um antiquário, e Lorraine, grávida na época, toca em um espelho que a leva para um parto prematuro. Esse seria o mesmo objeto amaldiçoado que vai aparecer mais tarde na casa dos Smurl.

Até existe um espelho amaldiçoado no Museu de Ocultismo dos Warren, casa da famosa Annabelle. Porém, o objeto foi obtido de um homem de New Jersey. O visual também é bem diferente: o filme dá um aspecto bem mais assustador a ele, acrescentando rostos entalhados de bebês e uma figura materna.

Invocação do Mal 4

3. Uma das filhas realmente vomitou cacos de vidro ensanguentados?

Uma das cenas mais chocantes do filme envolve a filha mais velha da família: Dawn Smurl de repente vomita pedaços de vidro, naquelas cenas dignas de causar agonia. Porém, o que aconteceu não foi bem assim.

Os cacos são uma versão mais extrema do que as irmãs contaram a Chaves: uma das filhas mais novas tinha episódios de vômitos sempre que os Warren apareciam. Para o cineasta, usar vidro foi uma “oportunidade de ampliar aquilo”. Bem diferente, né?

4. Judy Warren chegou a ser possuída?

A filha dos Warren está no centro de duas situações assombradas em Invocação do Mal 4. No começo, quando Lorraine é levada às pressas para o parto, Judy nasce sem emitir um único som, dando a impressão de que ela está morta… até o momento em que ela chora. Mais adiante, ela dá sinais de clarividência e uma conexão com o sobrenatural, tal qual sua mãe, e é possuída pela entidade que assombra os Smurl.

invocação do mal 4

O que se sabe, segundo o diretor, é que houve, sim, algumas complicações no parto de Judy, e a versão do filme é “sua própria interpretação daquilo”. Judy chegou a falar sobre suas habilidades paranormais, mas até onde se sabe ela nunca foi possuída por um demônio.

LEIA TAMBÉM: Relembre os 3 primeiros filmes de Invocação do Mal

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesListas

5 assassinos em série desconhecidos

A mídia estadunidense percebeu que assassinos em série podiam se tornar celebridades...

Por Daniel Cruz
Crime SceneLançamento

Lançamento: Lady Killers Profile: Condessa Báthory, por Kimberly L. Craft

Muito foi escrito sobre Erzsébet Báthory, a Condessa Sangrenta da Hungria....

Por DarkSide
FilmesResenha

Caveira Viu: Invocação do Mal 4

Quando Invocação do Mal estreou nos cinemas em 2013, poucos poderiam prever a...

Por DarkSide
DarksideLançamento

Lançamento: Luto Sem Medo, por Max Porter

Poesia e prosa em harmonia, uma história repleta de honestidade, empatia e humor. Uma...

Por DarkSide
ArtigoFilmes

Entrando em Pânico: De espectador a parte da história

Foi no meu quarto, coberto de pôsteres e com prateleiras cheias de fitas VHS, que eu e...

Por Rodrigo Kurtz