Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMagicae

Descubra a ave do seu signo

Voe com os significados de Ornitografia

24/09/2025

Qual ave representa o seu espírito animal? Quando as olhamos voando no céu, caminhando entre nós ou flutuando em um lago, nem sempre nos atentamos para todos os significados que cada uma delas recebeu ao longo da história. Mas Jessica Roux nos convida a abrir as asas e mergulhar na magia de Ornitografia: A Linguagem Secreta das Aves para revelar os significados ocultos por trás de cem aves.

LEIA TAMBÉM: Qual vilão do terror você seria de acordo com o seu signo?

Na maioria das culturas, as aves representam mensagens do reino espiritual, e é isso o que Jessica Roux nos ajuda a desvendar em seu livro. Você arrisca dizer qual te representa? Ou melhor, representa os regidos pelo seu signo? Combinando a magia da nova coleção O Poder Extraordinário dos Signos e Ornitografia, preparamos um guia poderoso para você desvendar a ave ligada ao seu signo:

1. Áries: Falcão

falcão

Significado: peregrinação

Como uma alma indomável e vibrante, os regidos por Áries irradiam uma presença marcante que não passa despercebida. Assim como os arianos, o falcão domina o céu com sua natureza independente e intensa. Conhecido por sua tenacidade e rigor, pessoas de árias e falcões compartilham o mesmo instinto natural de aproveitar o momento. Apesar de ambos terem uma reputação intimidante, eles compartilham um lado surpreendentemente gentil reservado a poucos.

Na mitologia nórdica, Freya usava um manto feito de penas de falcão para viajar entre mundos. Enquanto isso, os egípcios usavam cabeças de falcão para representar os deuses Khonsu e Hórus — ambos associados a viagens e peregrinações.

2. Touro: Beija-flor

beija-flor

Significado: poder

Não é segredo para ninguém que taurinos têm um ótimo olho para a beleza, uma qualidade associada ao seu planeta regente, Vênus. De maneira semelhante, o beija-flor compartilha deste gosto refinado e desejo por devoção. Outra característica compartilhada pela ave e pelos regidos por touro é sua natureza territorial, podendo se tornar agressivos se provocados ou diante de algum tipo de deslealdade.

Pequenos, porém poderosos, os beija-flores eram venerados pelos astecas. Esta civilização acreditava que os guerreiros mortos em batalha e as mulheres mortas no parto se transformavam em beija-flores e se juntavam ao deus Huitzilopochtli na vida após a morte. Guerreiros ainda carregavam beija-flores mortos como amuletos de sorte nos combates.

3. Gêmeos: Arara

arara

Significado: coragem

Governados por Mercúrio, os regidos por Gêmeos têm tudo a ver com as araras, que também carregam uma curiosidade insaciável e são criaturas altamente eloquentes. As araras refletem a característica sociável dos geminianos, além de sua inteligência, o que captura totalmente a energia mercuriana. Com energia de sobra, Gêmeos e araras são capazes de animar qualquer festa para onde forem convidados.

Grandes e coloridas, as araras sempre fascinaram a imaginação humana. Segundo uma lenda do sul da Ásia, Buda teria nascido como um pequeno psitacídeo em uma de suas vidas que tentou apagar o incêndio de uma floresta mergulhando no rio e sacudindo suas asas molhadas sobre as chamas, sem sucesso. Um deus, comovido com o esforço da ave, chorou, e suas lágrimas extinguiram o fogo. Chamuscada pelas chamas e encharcada pelas lágrimas, a criatura se tornou uma ave magnífica, de cores vibrantes.

4. Câncer: Cegonha

cegonha

Significado: família

Tipicamente associado ao lar e à família, o signo de câncer tem tudo a ver com a ave creditada por trazer os bebês. Mas mais do que isso, a cegonha também compartilha com os cancerianos uma natureza mais emotiva e, embora essas emoções intensas possam ser admiráveis, cancerianos e essas aves têm dificuldade em lidar com seus impulsos emotivos. 

A associação das cegonhas à família possivelmente remonta ao Império Romano e sua “Lei da Cegonha”, que exigia que os cidadãos cuidassem de seus pais idosos. O nome da lei era baseado justamente na crença de que essas aves cuidavam com grande zelo de suas famílias, em especial dos idosos. Dizia-se que cegonhas jovens carregavam seus pais nas costas quando esses não podiam mais voar.

5. Leão: Pavão

pavão

Significado: reverência

Todo mundo sabe que leoninos amam ser o centro das atenções, o que combina muito bem com a natureza deslumbrante do pavão. O desejo de destaque de Leão é complementado pelo charme e pela confiança desta ave. Com sua plumagem radiante, pavões exigem atenção — e é praticamente impossível ignorá-los. Além da aparência, leoninos e pavões compartilham o mesmo entusiasmo e sociabilidade.

Na Grécia antiga, o pavão era sagrado para Hera, que o utilizava para puxar sua carruagem. Os gregos acreditavam que os pavões não se deterioravam após a morte, associando-os à imortalidade. 

6. Virgem: Mocho-galego

Mocho-galego

Significado: sabedoria

Aves são tipicamente inteligentes, mas os regidos por Virgem e sua natureza analítica e organizada exigem um pouco mais, o que os liga diretamente ao mocho-galego. Essa ave captura a mente estratégica e precisa dos virginianos. Isso porque o mocho-galego é um pássaro altamente eficiente, que concentra sua energia em capturar a presa logo no primeiro ataque.

Sagrada para Atena, deusa grega da sabedoria, essa pequena coruja é conhecida por sua inteligência inata e sua incrível capacidade de enxergar no escuro. Na antiga Atenas, avistar uma dessas aves era considerado um sinal favorável da deusa, que é amplamente retratada com a ave ao seu lado.

7. Libra: Flamingo

flamingo

Significado: sobrevivência

De natureza equilibrada, os Flamingos se relacionam fortemente com as características de Libra. Tanto essas aves como os regidos por esse signo de ar anseiam por conexão. Flamingos são aves que formam amizades com base na personalidade, o que reflete a necessidade de reciprocidade dos librianos. 

Na antiguidade, viajantes que passavam pelo Grande Vale do Rifte, no leste da África, por vezes associavam avistavam essas grandes aves avermelhadas através da densa névoa dos lagos vulcânicos — dizia-se que os flamingos bebiam a água cáustica dos lagos. Com o tempo, os relatos sobre os flamingos se espalharam pela Europa, possivelmente dando origem à lenda da fênix.

8. Escorpião: Corvo

corvo

Significado: inteligência

A ave preferida de Edgar Allan Poe tem tudo a ver com Escorpião, exemplificando a natureza misteriosa dos regidos pelo signo. Com raízes ocultistas, o corvo frequentemente é associado a profecias. Escorpianos são associados a tudo aquilo que está oculto, e seus poderes “proféticos” capturam perfeitamente o simbolismo do corvo. Fora do aspecto mais místico, ambos aparentam ser mais intimidadores do que realmente são, ensinando que é sempre importante enxergar além das aparências.

Na mitologia nórdica, dois corvos repousam sobre os ombros de Odin, refletindo um profundo respeito pela sabedoria da ave, mas também reconhecendo seu papel como negrófago. Assim como Odin, o corvo podia ser implacável, sobrevoando campos de batalha em busca de presas.

9. Sagitário: Tucano

tucano

Significado: primeiras impressões

Com uma atitude animada e uma energia contagiante, sagitarianos são aquelas pessoas que todo mundo gosta de ter por perto. Assim como os regidos por este signo, tucanos adoram entreter, além de terem natureza amigável e brincalhona. Ambos têm aquela vibe meio teatral e adoram agradar a plateia. Tucanos ainda são muito inteligentes e capazes de aprender vários truques, refletindo sua curiosidade bem sagitariana. 

Com uma plumagem contrastante e um bico de cores vibrantes, os tucanos são venerados pelos povos nativos da América Central e do Sul, onde suas penas frequentemente adornam cocares cerimoniais.

10. Capricórnio: Águia

águia

Significado: força e foco

Tal qual um líder assertivo e direto, a energia de Capricórnio se compara à da águia, uma ave poderosa conhecida pela tenacidade e pela sua natureza destemida. A águia não tem medo de ir atrás de seus objetivos, por maiores que eles sejam, o que equivale à atitude de líder do capricorniano. Estamos falando de seres ambiciosos e determinados que não se permitem serem deixados para trás.

Símbolo conhecido da heráldica americana e europeia, a associação da águia com força pode ter origem com o deus grego Zeus, que privilegiava a ave em virtude da sua força e poder. Segundo o naturalista romano Plínio, o Velho, as águias conseguem olhar diretamente para o sol sem piscar, e é daí que viria a expressão “olhos de águia”.

11. Aquário: Cuco

Significado: duplicidade

Por sua natureza desapegada e aleatória, o signo de Aquário às vezes pode ser bem desafiador de compreender, o que nos leva ao cuco, uma ave difícil de ser avistada. Além de compartilharem o desejo de passarem o tempo sozinhos, aquarianos e cucos têm um jeito muito particular de levar a vida, recusando-se a seguir as regras e compartilhando um olhar diferentão sobre a vida.

Na mitologia grega, Zeus se transformou em um cuco para conquistar Hera. Eles se casam, mas Zeus se torna conhecido por suas infidelidades, tendo filhos com outras deusas, ninfas e mulheres mortais — o que leva a ave a ser associada à duplicidade. 

12. Peixes: cardeal-nortenho

cardeal-nortenho

Significado: confiança

Este signo de água é frequentemente associado ao plano espiritual, e a ave que captura essa essência metafísica é o cardeal-nortenho. Embora a maioria dos pássaros seja associada a profecias e sinais, o cardeal se destaca por estar atrelado a mensagens do além. Somente um signo sensitivo como Peixes conseguiria entender por completo o significado sobrenatural desta ave.

Com sua plumagem vermelho-viva, os cardeais-nortenhos receberam este nome em homenagem aos cardeais da Igreja Católica, que usam vestes vermelhas para comunicar sua importância. Assim como um clérigo imbuído de autoridade e poder de decisão, essas aves transmitem uma forte confiança.

LEIA TAMBÉM: 5 Obras para conhecer a magia de Jessica Roux

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarksideListas

8 curiosidades sobre Elfaba que só quem leu Wicked reconhece

Publicado originalmente em 1995, Wicked é um dos maiores exemplos de que uma mesma...

Por DarkSide
DarkSide BooksNovidades

DarkSide Books alcança a marca de 1 milhão de seguidores no Instagram

Para muitos, ler pode ser uma atividade solitária. Mas para os leitores da DarkSide®...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Mausoleum: sonhos quebrados e segredos irreveláveis

Entre tantos filmes de horror lançados no cinema e no mercado de VHS, fica quase...

Por Cesar Bravo
EventosFilmes

Conheça o curta-metragem Klaustrofobia

Em uma antiga mansão, Livia, uma babá inexperiente, é encarregada de cuidar de...

Por DarkSide
DarkSide BooksLançamento

Lançamento: Elfie: Uma História de Wicked, por Gregory Maguire

Antes da Bruxa Má do Oeste, havia apenas Elfie. Com sua pele esmeralda, mente...

Por DarkSide