Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneCuriosidadesSéries

O que é verdade e o que é ficção em Monstro: A História de Ed Gein?

Conheça os fatos por trás da série de Ryan Murphy

09/10/2025

Um dos principais pontos de atenção que precisamos ter ao assistir a uma série de TV baseada em eventos reais é saber separar fato de ficção. Esse é o caso de Monstro: A História de Ed Gein, que retrata o caso do infame “Açougueiro de Plainfield”.

LEIA TAMBÉM: O dia em que o Ed Gein chamou Freud de louco

A antologia da Netflix já mostrou nas temporadas anteriores os casos de Jeffrey Dahmer e dos Irmãos Menéndez de uma maneira que mistura bastante realidade e ficção. Isso gerou algumas críticas e questionamentos por parte do público, porém, é importante ressaltar que essas obras, por mais que inspiradas em eventos reais, não são documentários e que, portanto, estão abertas às liberdades criativas de seus roteiristas para engajar o público.

Quem quiser conhecer a perturbadora realidade por trás da série irá encontrá-la na coleção Monstros Reais, que reúne os três casos nos livros Jeffrey Dahmer: Canibal Americano, Irmãos Menéndez: Sangue de Família e Ed Gein: Silêncio Psicótico. São estudos completos sobre pesquisadores que dedicaram anos aos casos e trazem detalhes que nem sempre vão parar nas telinhas, mas que dão uma ideia muito mais concreta dos desdobramentos de histórias tão perturbadoras.

box monstros reais

Voltando à nova temporada, a Caveira investigou o que é fato e o que é ficção em Monstro: A História de Ed Gein. Confira a seguir:

Ed Gein realmente violava e roubava túmulos?

Sim, Gein realmente cavava túmulos e roubava partes dos corpos das pessoas enterradas neles. E essa não era uma escolha aleatória: ele monitorava os obituários para saber dos últimos enterros. O “Açougueiro de Plainfield” admitiu apenas retirar partes do corpo, mas segundo a TIME, ele chegou a exumar um corpo inteiro certa vez.

Além de retirar, Gein preservava essas partes “somente para ficar olhando”, conforme ele próprio declarou. Ele fez isso entre os anos de 1947 e 1957, visitando os cemitérios cerca de quarenta vezes e exumando corpos (ou partes deles) de nove mulheres diferentes.

Monstro A História de Ed Gein

Ed Gein realmente fez roupas e máscaras com pele humana?

Sim, por mais assustador que isso seja. Quando a polícia fez buscas na fazenda de Gein, eles fizeram essa descoberta macabra, algo retratado também na graphic novel Ed Gein, de Harold Schechter e Eric Powell. No local havia máscaras e trajes feitos com pele de mulher, além de caveiras humanas sendo usadas como tigelas.

O jornal local Milwaukee Journal Sentinel reportou que Gein tinha uma relação complicada com a mãe, o que teria lhe despertado o desejo de “ser mais como uma mulher” e ter criado o traje feito de pele feminina — para se lembrar da própria mãe.

Ed Gein era um canibal?

Não, Ed Gein cometeu muitos atos hediondos, mas o canibalismo não estava entre eles. Segundo a reportagem da TIME publicada em 1957, Gein alegou não ter praticado canibalismo ou necrofilia. Os cadáveres e partes do corpo roubados por ele eram usados para confeccionar seu traje e para decorar sua casa. 

Ed Gein

Ed Gein era um serial killer?

Tecnicamente não, embora muitas vezes seja referido desta maneira. Ele confessou ter assassinado duas mulheres: Bernice Worden, a dona de uma loja de ferramentas local que foi dada como desaparecida; e Mary Hogan, a proprietária de uma taverna que também havia desaparecido. Ambas foram assassinadas por disparos de arma.

Porém, a polícia suspeitava que ele poderia estar envolvido com outros casos de desaparecimento da época. No entanto, como Gein passou no teste do polígrafo, foi considerado inocente destes outros casos. Por isso, Schechter e outros criminólogos não o classificam como serial killer.

Ed Gein matou membros da própria família?

No primeiro episódio da série, há uma cena em que Gein assassina seu irmão mais velho, Henry Gein, o que não é oficialmente verdade. Henry de fato morreu sob circunstâncias misteriosas, mas não há qualquer evidência de que Ed o tenha assassinado. Segundo Schechter, Henry morreu de ataque cardíaco quando ele e o irmão estavam combatendo um incêndio no terreno da fazenda. 

ed gein monstro

Já a mãe de Gein era realmente bem próxima a ele, mas ele não a matou. Um ano após a morte de Henry, Augusta sofreu um derrame, ficou bem debilitada recebendo cuidados do filho, e acabou falecendo após um segundo derrame. O pai, George, já havia morrido antes dos dois, em 1940, de problemas cardíacos.

Psicose é inspirado na história de Ed Gein

Essa os DarkSiders mais dedicados já sabem: sim, o livro Psicose, de Robert Bloch, é inspirado nos crimes de Ed Gein. Tal qual Norman Bates, Gein tinha uma forte ligação com a mãe e preservava corpos — ou partes deles — na própria casa. O livro, por sua vez, deu origem ao clássico de Alfred Hitchcock, o que também é retratado na série.

Além de Psicose, o caso Ed Gein também inspirou outros assassinos da cultura pop, como Buffalo Bill, de O Silêncio dos Inocentes, e Leatherface, de O Massacre da Serra Elétrica, que também é mencionado na série.

LEIA TAMBÉM: 10 fatos pouco conhecidos sobre o caso Ed Gein

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Ketillyn Nicolle

    11 de outubro de 2025 às 23:00

    Eu amei saber disso tudo, pois eu comecei a assistir a série, então eu amei saber de cada detalhe.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Psicose - Limited Edition + Brinde Exclusivo
R$ 74,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMagicae

O que explica o sucesso dos tarots atualmente?

Nos últimos anos, os tarots têm ganhado cada vez mais popularidade, se destacando na...

Por DarkSide
CuriosidadesListasSéries

6 livros para quem está obcecado por Pluribus

O que se perde quando todas as pessoas do mundo concordam? Esse é apenas uma das...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Box dos Horrores Junji Ito: Fragmentos do Horror e Contos de Horror da Mimi, por Junji Ito, Hirokatsu Kihara e Ichiro Nakayama

Kowai! É assim que se diz “assustador” em japonês. E poucas coisas podem ser mais...

Por DarkSide
CaveirinhaLançamento

Lançamento: Olhares, por Junji Ito e Soshichi Tonari

Você já se sentiu observado? Como lidar com algo que ninguém mais pode ver, mas que...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: Vida e Aventuras do Papai Noel, por L. Frank Baum

L. Frank Baum, o gênio por trás de O Mágico de Oz, narra a encantadora saga do Papai...

Por DarkSide