Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesGraphic Novel

O que é pareidolia?

O fenômeno por trás de rostos imaginados

22/01/2026

Imagine olhar para uma tomada e, de repente, ter a impressão de que ela está sorrindo para você. Ou encarar uma nuvem no céu e perceber que, na verdade, se trata de um animal fofinho. Pior ainda, ver a dianteira de um carro e achar que ele está te encarando de forma mal-humorada. Calma, você não está ficando louco, muito menos sendo perseguido por objetos inanimados em uma revolta digna de um filme hollywoodiano. 

LEIA TAMBÉM: Conheça as histórias japonesas que inspiraram Contos de Horror da Mimi

Na verdade, você não está sozinho nessa. Enxergar rostos, figuras e formas familiares onde elas simplesmente não existem é um fenômeno psicológico bastante conhecido na ciência, chamado pareidolia. Considerada uma tendência completamente normal entre os seres humanos, a pareidolia ocorre justamente quando o nosso cérebro recebe um estímulo visual aleatório e o transforma em algo reconhecível, como animais, símbolos específicos e até mesmo rostos sorridentes. 

Isso provavelmente acontece devido a uma necessidade evolutiva dos seres humanos. Afinal, reconhecer rostos e outras formas familiares rapidamente se mostrou algo útil para a nossa sobrevivência, ajudando nossa mente a identificar possíveis situações de perigo. Neste sentido, a seleção natural preserva aqueles com maior facilidade de perceber rostos em diferentes lugares, fazendo com que com o passar dos anos nosso cérebro ficasse ficando muito bom, e às vezes um pouquinho exagerado, nessa tarefa. 

Pareidolia

Segundo pesquisadores, além da vantagem evolutiva, a pareidolia também pode estar conectada ao mecanismo que o nosso cérebro utiliza para reconhecer e processar informações sociais. É por isso que os rostos que enxergamos nunca são inexpressivos ou instantaneamente descartados como “falsos”, mas sempre estão esboçando expressões como alegria, tristeza, medo e raiva. A partir disso, o que o cérebro está mostrando é que não basta detectar a presença de um rosto, mas também ler e processar suas qualidades, como emoção, intencionalidade e identidade, o que por sua vez se mostra fundamental para a sobrevivência humana. É por meio dessa leitura que a nossa mente se prepara rapidamente para a ação e julga se estamos lidando com algo amigo ou inimigo. 

Pareidolia

Por mais que seja um fenômeno comum a todos nós (quem nunca enxergou um animal em uma nuvem, não é mesmo?), alguns estudos apontam que a pareidolia pode ser mais frequentemente em indivíduos com muita criatividade e imaginação. Além disso, de acordo com cientistas, outro fator que também pode influenciar nosso cérebro neste reconhecimento facial são as crenças em fenômenos paranormais e religiosos. Nesse sentido, tais crenças deixariam as pessoas mais suscetíveis a enxergar rostos em objetos e lugares inusitados do que pessoas consideradas céticas. Por fim, outro fator que pode influenciar a pareidolia são condições emocionais e psicológicas, como ansiedade, estresse e solidão. 

Pareidolia

Esse último fator é explorado por Junji Ito e Soshichi Tonari em Olhares, obra que integra a marca Caveirinha, selo infantil da DarkSide Books. Marcando a estreia dos autores no âmbito da literatura infantil, Olhares é uma experiência literária e visual que utiliza a pareidolia para mergulhar na psique infantil e explorar o medo da solidão e o peso de ser diferente. Aqui, acompanhamos a angustiante jornada de um menino atormentado por uma inquietante percepção: ele enxerga rostos onde ninguém mais vê. Lidando com a presença incômoda por praticamente toda a sua vida, ele decide romper com o silêncio e compartilhar seu segredo. No entanto, a decisão acaba mudando as coisas e a percepção antes inocente se transforma em uma experiência cada vez mais desconfortável. Os rostos anteriormente desfocados parecem ganhar consciência própria e voltam seus olhares intensos e persistentes para o menino. 

Olhares Junji Ito

Com ilustrações coloridas que representam bem a arte de Junji Ito, autor de Fragmentos do Horror e Contos de Horror da Mimi, Olhares é uma história perturbadora e sensível, voltada para aqueles que sabem como é se sentir observado e aqueles que têm coragem de enxergar o mundo sob uma perspectiva assustadoramente única. Chegando em uma edição caprichada na DarkSide® Books, Olhares mostra como um segredo, uma vez revelado, pode transformar o mundo todo em uma plateia implacável, questionando: o que é real quando a sua própria percepção se volta contra você? 

LEIA TAMBÉM: 9 heroínas da literatura infantojuvenil

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Olhares + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Fragmentos do Horror + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarksideGamesLançamento

Qual a relação entre Dungeons & Dragons e Game of Thrones?

Dragões, criaturas fantásticas e cenário de fantasia medieval. Poderíamos estar...

Por DarkSide
CuriosidadesE.L.A.SSéries

Dele & Dela: 5 diferenças entre o livro e a série da Netflix

Segredos, narradores não confiáveis e plot twists desconcertantes. Se você já...

Por DarkSide
Lançamento

A mitologia que inspirou a Esposa do Pântano

Basta passar alguns dias com qualquer família em qualquer lugar do mundo para...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Night Train to Terror: Deus, Satã e um filme de terror desgovernado

Sempre que falamos em preferência por histórias de terror curtas ou longas, estejam...

Por Cesar Bravo
E.L.A.SSéries

As próximas adaptações de Alice Feeney para as telas

Narradores não confiáveis, mistérios indecifráveis, pelo menos duas versões da...

Por DarkSide