Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesGamesListas

Dungeons & Dragons e outros casos de Pânico Satânico

Saiba mais sobre a onda de pavor demoníaco dos anos 1980

11/02/2026

Para muitas pessoas que assistiram Stranger Things, aquela demonização do Hellfire Club pode até parecer exagerada, mas ela reflete muito bem uma onda de pavor que foi propagada nos anos 1980: o Pânico Satânico. Alimentado pela mídia, esse medo generalizado envolveu jogos de RPG, desenhos animados e até mesmo fraldas de bebês.

LEIA TAMBÉM: 6 livros da DarkSide para fãs de RPG

Depois de uma década de 1970 tomada pelo sobrenatural em filmes como O Exorcista, A Profecia e Terror em Amityville, a opinião pública parece ter mudado a sua visão de temas satânicos, retirando-os do mero entretenimento de terror e trazendo para o mundo real. Acreditava-se que desaparecimentos, comportamentos subversivos e até mesmo produtos da cultura pop seriam resultado de uma atividade satânica verdadeira.

Graças a um livro chamado Michelle Remembers, publicado em 1980, o medo se tornou mais desenfreado. A obra conta a história de uma jovem que foi sequestrada e submetida a lavagem cerebral por satanistas. A mera ideia de que isso fosse possível incentivou a mídia e até mesmo autoridades a culparem rituais demoníacos por crimes e até mesmo pelo entretenimento de massa. 

Conheça alguns exemplos do que o Pânico Satânico considerou serem trabalho do Tinhoso nos anos 1980:

1. Dungeons & Dragons

Quem já leu Dados & Dragões sabe que há mais de 50 anos Dungeons & Dragons desperta a imaginação e a criatividade de jogadores que se veem em universos fantásticos, mas também foi alvo do Pânico Satânico. Em 1979, o desaparecimento de um jovem de 16 anos chamado James Egbert foi atribuído pela mídia a uma teoria de que ele teria se envolvido tanto com o RPG que isso lhe causou um colapso mental.

A verdade era tão trágica quanto a teoria, mas não envolvia o jogo: Egbert estava sofrendo com as pressões de ser um filho prodígio e vergonha relacionada à sua sexualidade, o que teria levado o jovem a fugir da escola. Ele cometeu suicídio em 1980.

O estigma em torno do jogo foi tão grande que uma mãe formou um grupo chamado “Bothered About Dungeons & Dragons”, algo como “Incomodados com Dungeons & Dragons”, mas que rendeu a sigla BADD. Gary Gygax, um dos criadores do jogo, chegou a receber ameaças de morte e precisou contratar um guarda-costas.

2. Desenhos pagãos

Em 1986, o autor Phil Phillips publicou o livro Turmoil in the Toybox [Tumulto na caixa de brinquedos], detalhando como He-man e outros desenhos animados populares dos anos 1980 estavam incentivando práticas pagãs através de cabos coaxiais (!). E foi além: aprofundou sua teoria em um vídeo gravado com o pastor Gary Greenwald.

A dupla ainda “explicou” que ThunderCats era inspirado por deuses pagãos, que E.T. (sim, o do filme) morreu e ressuscitou, podendo ser confundido com figuras cristãs (!!), e que “precisamos olhar para algumas questões dos Smurfs”. Isso porque os personagens são azuis e com bocas pretas, “representando criaturas mortas”.

Segundo a teoria deles, os desenhos transmitidos aos domingos de manhã ensinavam as crianças a “se envolverem com feitiços e bruxaria”. Será que foi daqui que surgiu o nosso coven Magicae? 

3. O julgamento do Judas Priest

Em dezembro de 1985, Raymond Belknap, de 18 anos, e James Vance, de 20, terminaram uma longa noite de bebedeira se comprometendo com um pacto suicida. Belknap morreu desta maneira, enquanto Vance também tentou, mas acabou sobrevivendo com uma lesão grave que o deixou permanentemente desfigurado. Ambos eram fãs da banda Judas Priest, que tinha fama de deixar mensagens subliminares em suas canções.

Bandas Judas Priest

Os pais de Vance decidiram, então, processar a banda e a CBS Records em 6,2 milhões de dólares, alegando que frases como “do it” (vá em frente) e “let’s be dead” (vamos ser mortos) estavam sendo enviadas subconscientemente ao filho deles. 

Quando o caso foi a julgamento, em 1990, engenheiros de som tocaram a música da banda de trás pra frente e em diferentes velocidades tentando decifrar se havia ou não incentivos ocultos ao suicídio ali. No fim das contas, o juiz concluiu que não havia qualquer mensagem ali. Se fosse aqui no Brasil, o alvo provavelmente seria a discografia da Xuxa…

4. Procter & Gamble

Em 1985 a Procter & Gamble (sim, a empresa) precisou organizar uma coletiva de imprensa para negar que estavam financiando uma igreja satanista — é isso mesmo que você leu. Isso porque desde 1982 a empresa foi alvo de acusações anônimas alegando que a sua logo — um homem na lua, cercado por 13 estrelas — era uma marca secreta do Diabo.

Por causa disso, a distribuidora das fraldas Pampers, dos shampoos Head & Shoulders e outros produtos chegou a receber tantas ligações telefônicos que precisaram criar uma espécie de 0800 para rebater as acusações de associações à Igreja de Satanás. Uma curiosidade: quando a empresa foi fundada em 1882 as 13 estrelas serviam para representar as 13 colônias dos EUA. No fim das contas, a P&G removeu o símbolo de seus materiais.

Que outros casos de Pânico Satânico você conhece? Conta pra gente nos comentários que a Caveira adora uma boa teoria demoníaca.

LEIA TAMBÉM: O legado de Dungeons & Dragons

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Livros de Sangue: Volume 1
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Livros de Sangue: Volume 2 + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
NovidadesSéries

Algo Horrível Vai Acontecer: Vem aí a nova série dos Irmãos Duffer

Calma, o título deste post não tem nada a ver a repercussão da nova série dos...

Por DarkSide
FilmesNovidadesSéries

O Massacre da Serra Elétrica vai ganhar série produzida pela A24

Fãs de terror têm motivos para comemorar: após um leilão bem competitivo que se...

Por DarkSide
Crime SceneListas

Crueldade contra animais: 5 crianças assassinas que começaram matando animais

Em 1964, a antropóloga Margaret Mead citou em um artigo que uma das coisas mais...

Por Daniel Cruz
CuriosidadesDarklove

A genialidade sombria de Emily Brontë em O Morro dos Ventos Uivantes

Um romance foi suficiente para Emily Brontë deixar sua marca na história e um legado...

Por DarkSide
ListasMacabra

5 sátiras de Pânico na cultura pop

Em 1996, um simples toque de telefone mudou para sempre o cinema de horror. Dirigido...

Por DarkSide