Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Darklove

A bizarrice presente na família Binewski, em Geek Love

A autora Katherine Dunn criou o fenômeno literário que inspirou o festival Lollapalooza e nos encantou com um drama familiar bem diferente

08/03/2019

Por Dai Castro, parceira DarkSide

Antes de mais nada é válido explicar que esse ‘geek’ do título não se refere ao significado que a palavra adquiriu na cultura pop, nesse caso, a palavra é empregada em seu sentido original e refere-se aos artistas de circo que em sua apresentação degolavam galinhas vivas. Sim, sei que isso soa bastante bizarro, e é justamente essa a sensação que você tem a maior parte do tempo ao topar embarcar na história da família Binewski. Bizarrice, estranhamento e uma boa pitada de repulsa.

A frente de um circo itinerante, os Binewski decidiram produzir as suas próprias aberrações, utilizando substâncias tóxicas e radioativas para dar luz à crianças com algum tipo de alteração genética ou física a fim de utilizá-las no show. Cada um dos seus quatro filhos diferencia-se por alguma anormalidade, característica essa amplamente explorada por seus pais no show de horrores particular da família Binewski.

Conheça a Família Binewski


Crystal Lil é a matriarca, a bela loura de grandes pernas era uma geek antes de passar a se dedicar a família e abandonar a sua apresentação no espetáculo; Al Binewski, herdou o circo do pai, sempre esteve à frente da tomada de decisão, administrando todos os aspectos de seu empreendimento de perto; Arty ou o Aqua Boy, o primogênito que nasceu com nadadeiras nos pés e nas mãos, logo mostra a sua capacidade de persuasão através de discursos cada vez mais entusiasmantes, enquanto se apresenta em um grande aquário; Elly e Iphy, as gêmeas siamesas, dotadas de uma personalidade forte e contraditória, as gêmeas se destacam em apresentações onde demonstram os seus dotes musicais; Olly, a anã corcunda, albina e careca, não foi digna de ganhar um espetáculo para si, no entanto, acaba se saindo bem servindo incondicionalmente aos irmãos, é de sua boca que ouvimos a história dos Binewski; e por fim Chick, o caçula, o aparente “normal” que quase fora abandonado por falta de utilidade, aos poucos revela uma habilidade psíquica bastante valiosa. Dono de um coração de muita bondade é motivo de ciúme para os Binewski mais orgulhosos.

A escrita e narrativa de Katherine Dunn

A narrativa de Geek Love é divida em duas linhas temporais, é através de Olly que descobrimos o passado da família e o desenrolar dos fatos até os dias atuais, quando a anã já se encontra com seus 38 anos. Apesar de achar esse recurso bastante interessante em alguns livros, acho que isso dificultou um pouco o meu avanço na história. A trama do passado, aquela na qual conhecemos cada integrante e a sua importância para o desenrolar da narrativa, fluiu de uma maneira bem rápida, porém, a linha temporal do presente não me pareceu tão interessante, o que me fez torcer para retornar aos estranhos acontecimentos do passado.

Temos uma descrição detalhada de como era a dinâmica do show itinerante, apesar de termos contato com uma boa quantidade de personagens, vamos aos poucos construindo uma imagem bem clara dos integrantes da família Binewski e suas intenções. E fatos que antes eram apenas vislumbres de algo maior, logo passam a tomar proporções assustadoras.

Geek Love, em meio a tanta bizarrice e estranhamento, levanta várias questões interessantes, dentre elas o conceito de família. É impossível não se revoltar com a intenção inicial de Al e Crystal Lil, por outro lado, conforme a história avança conseguimos entender e até aceitar certas atitudes bizarras que foram sendo tomadas, reconhecendo até mesmo, o amor em meio tanta controvérsia. É através do arco de Arty, que a história vai tomando um rumo bastante inesperado e muitas vezes, pesado. Exercendo o seu alto poder de persuasão e oratória é o responsável por disseminar uma nova ideia sobre pureza e libertação, levando os seus seguidores as últimas consequências a fim de se livrarem da maldição da aparente normalidade a qual, os seus corpos estão fadados. Seria a aparente beleza e normalidade um empecilho ao melhor desenvolvimento das capacidades humanas?

Ouvir a história pelos lábios de Olly, a faz muito mais interessante. A personagem compartilha com o leitor uma visão bastante crua da vida e dos acontecimentos, a amargura de suas palavras que por vezes, podem soar como preconceituosa, insensível e distante, funciona como um óculos que nos ajuda a embarcar naquele universo e aceitar os fatos mais bizarros como parte daquela realidade. Não é uma leitura leve e irá incomodar os leitores mais sensíveis, o meu conselho é embarcar com a mente aberta, há bastante coisa para aproveitar dessa leitura.

Publicado originalmente no blog Colorindo Nuvens

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Geek Love
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Brad Dourif anuncia aposentadoria (com uma exceção)

O homem, o mito por trás de alguns dos personagens mais famosos do terror está...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: A Lagoa Azul, por Henry De Vere Stacpoole

Intimista, A Lagoa Azul acompanha a história de Emmeline e Dick, dois jovens que,...

Por DarkSide
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide