Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

Graphic NovelLançamento

A Bruxa Margaret, por Jim Broadbent & Dix

Primeira história em quadrinhos do ator britânico, vencedor do Oscar, junto com o quadrinista Dix.

Existem muitas bruxas pintadas no imaginário coletivo e a personagem de A Bruxa Margaret, ao mesmo tempo em que faz parte dessa tradição, traz o seu próprio toque a esse universo.

A graphic novel surgiu a partir do interesse do ator e escritor Jim Broadbent (de Harry Potter e Game of Thrones) pela figura de Dulle Magriet, em um quadro de mesmo nome de Pieter Bruegel, o Velho, de 1536. Mas mesmo antes da pintura, já existia a lenda flamenga sobre Magriet (ou Margaret), uma mulher geralmente associada a demônios e feitiçaria.

A partir dessa inspiração, Broadbent e o desenhista britânico Dix desenvolvem uma história em que o caráter humano da personagem transcende o mito. Em A Bruxa Margaret pouco é definido, o que potencializa o estilo de desenho, enquanto as cores pálidas mostram que não se trata de um mundo de preto e branco, com rígidas definições de certo e errado.

Como boa história em quadrinhos que é, emprega os recursos visuais para narrar os eventos, ao mesmo tempo que o texto, ambíguo e dissonante, amplia as possibilidades de percepção do enredo.

Broadbent e Dix aprofundam a personagem ao mostrar seu discurso impreciso, suas ações erráticas, seu ambiente caótico. A bruxaria continua lá, mas Margaret muda o papel que desempenha nas lendas. Aqui, ela é uma humana, que mora em um lugar isolado e sombrio, e tenta sobreviver com a venda de enguias na feira. Tudo isso, é claro, com a manifestação da magia e do entendimento muito singular que Margaret tem sobre si mesma e realidade do mundo ao seu redor.

Aberto a diversas interpretações, A Bruxa Margaret é um livro que incentiva a releitura, não pela incompreensão de sua trama e sim por oferecer muito mais que apenas um lado da história.

Jim Broadbent é um ator britânico, vencedor do Oscar. Atuou na franquia de filmes do Harry Potter e na série televisiva Game Of Thrones, além de ser bastante reconhecido pelo seu talento nos palcos do teatro, encenando peças de Shakespeare. A Bruxa Margaret é sua primeira história em quadrinhos.

Dix é um quadrinista, chargista e pintor do Reino Unido, que publica sua série Roll Up! Roll Up! no jornal The Guardian. Na década de 1990, foi um dos fundadores da revista alternativa inglesa Purr. Em 2015, lançou Klaxon, em parceria com Si Spencer. A Bruxa Margaret é sua segunda graphic novel.

“A Bruxa Margaret é uma leitura poderosa que se abre a múltiplas interpretações, com espaço para diversas releituras. Para quem gosta de histórias em quadrinhos sombrias e literárias, Dix e Broadbent oferecem aqui um prato cheio.”
— GROVEL —

“Sedutora e repugnante, esta fábula sombria que combina humor mordaz e emoções altamente envolventes, foi executada com perfeição pela paleta pálida e a sutil imprecisão dos traços de Dix.”
— Now Read This —

“Um encanto intenso filtrado por delírios febris.”
— The Beat —

FICHA TÉCNICA
Título | A Bruxa Margaret
Autores | Jim Broadbent e Dix
Tradutora | Aline Zouvi
Editora | DarkSide® Books
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 144 páginas, capa dura, colorido
Dimensões | 16 x 23 cm
ISBN | 978-65-5598-033-2

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LançamentoMedo Clássico

“O horror! O horror!”: Coração das Trevas, por Joseph Conrad, chega à DarkSide

Em meados da década de 1870, o rei Leopoldo II da Bélgica passou a...

Por DarkSide
Crime Scene FictionFilmesListas

Nó na Garganta: 8 Curiosidades sobre o filme de Butcher Boy

A infância nem sempre é um período repleto de brincadeiras e boas lembranças. Em...

Por DarkSide
Crime ScenePerfil

Quem foi Hermann Rorschach, que desenvolveu o teste de mancha de tinta

O que você enxerga em uma mancha de tinta em um papel pode mesmo revelar aspectos da...

Por DarkSide
DarkloveMagicaePerfil

Quem é Alexis Henderson, autora de The Year of the Witching

Crescer em uma das cidades mais assombradas dos Estados Unidos certamente contribuiu...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Green River Killer – A Longa Caçada a um Psicopata

As histórias que traçam perfis de assassinos seriais nos colocam ao horror que...

Por DarkSide