Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

FilmesListas

Alice no país do longa-metragem: confira 7 adaptações do clássico de Lewis Carroll

Curiosa e desbravadora, a história de Alice no País das Maravilhas é imortal e ganhou mais de 40 adaptações para o cinema e a TV

Uma das jornadas mais clássicas da literatura mundial. Não há quem não tenha ouvido falar, lido o livro ou assistido pelo menos uma das mais de 40 adaptações cinematográficas do universo surreal e sonhador de Alice no País das Maravilhas.

Publicado originalmente em 1865 e escrito por Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas conta a história da jovem Alice, que cai numa toca de coelho e é transportada para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares, antropomórficas e, por vezes, assustadoras. Misturando sonhos com realidade, a obra está repleta de falas satíricas, além de paródias a poemas populares ingleses do século XIX e também referências linguísticas e matemáticas através dos enigmas que surgem no caminho da personagem principal. Alice no País das Maravilhas pode ser considerado um livro para crianças e adultos tamanha sua complexidade e sutileza, que pode ser vista pelos olhos inocentes de uma criança como uma jornada fantástica da personagem ou pode ser interpretado em toda a sua magnitude pelos adultos. 

Confira abaixo uma lista com 7 adaptações da história de Alice para os cinemas: 

1- A primeira versão, de 1903

É um filme mudo dirigido por Cecil Hepworth e Percy Stow, que está em domínio público e, portanto, disponível na íntegra pela internet. A produção é considerada a primeira adaptação sobre a história de Alice no País das Maravilhas e um clássico do cinema mudo. Além desta, outras duas produções do cinema mudo também foram lançadas no começo do século XX, uma em 1910 e outra, em 1915.

2- Em 1933, a Paramount apostou em Alice

Em 1933, outra adaptação de sucesso surgia nos cinemas, dirigida por Norman Z. McLeod. O filme norte-americano Alice no País das Maravilhas foi lançado na sequência do centenário de nascimento do autor Lewis Carroll, em 1932. A produção ficou com a Paramount, que reuniu o principal elenco da época incluindo Gary Cooper, no papel de Cavaleiro Branco e Charlotte Henry, como Alice. 

3- Alice no País das Maravilhas é o 13º longa-metragem produzido pela Disney

Apenas em 1951 os estúdios Walt Disney entram no jogo e também adaptam essa obra inesquecível de Carroll. A versão de 1951 tem direção de Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske. Na época de seu lançamento, a animação não foi tão bem recebida pelo público, mas acabou atingindo o status de clássico com o passar dos anos. Em 1952, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora

4-  A versão britânica de 1972


As Aventuras de Alice no Mundo das Maravilhas é um filme produzido no Reino Unido e dirigido por William Sterling, com a atriz Fiona Fullerton como Alice. Entretanto, nas cenas em que Alice canta, a voz é da atriz Natalie Farmer. Michael Crawford interpretou o Coelho Branco ao mesmo tempo em que aparecia na comédia teatral No sex please. We’re british. A maquiagem de seu personagem era removida a caminho da peça. 

5- Alice no País das produções feitas para TV

Lançado em 1985 e dirigido por Harry Harris, essa é uma versão feita para a TV norte-americana e exibida em duas partes, nos dias 9 e 10 de dezembro, pelo canal CBS – a parte 1 com o título Alice in Wonderland e a parte 2 chamada Through the Looking-Glass. Nesta produção, Alice é interpretada pela atriz Natalie Gregory. Com figurinos clássicos e cenário surreal, o filme foi bem recebido na época. As atrizes Natalie Gregory and Sharee Gregory (Alice e sua irmã, respectivamente) também são irmãs na vida real. 

6- Alice no País das Maravilhas com Whoopi Goldberg e Christopher Lloyd

Com Tina Majorino no papel de Alice, o filme é mais uma produção para a TV e conta com a participação de diversos rostos conhecidos, como Whoopi Goldberg, Ben Kingsley, Peter Ustinov, Christopher Lloyd e Gene Wilder no elenco. A direção do longa ficou com Nick Willing. Muitas das cenas do filme foram copiadas diretamente das ilustrações de John Tenniel, o ilustrador da versão original de Alice no País das Maravilhas.

7- Em 2010, Alice e Tim Burton se encontraram

Pela segunda vez a Disney adaptou o clássico de Lewis Carroll. Nessa versão, Alice tem 19 anos e volta ao País das Maravilhas para descobrir o seu verdadeiro destino, reencontrando-se com personagens que marcaram sua infância. Como diretor, ninguém menos que Tim Burton,Mia Wasikowska, como Alice, Johnny Depp, no papel do Chapeleiro Maluco e Helena Bonham Carter, como Rainha Vermelha O longa foi indicado ao Oscar nas categorias Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhores Efeitos Especiais, ganhando as duas primeiras. Em 2016, o filme recebeu ainda a continuação Alice Através do Espelho, em que a jovem garota retorna ao país das Maravilhas para salvar o Chapeleiro Maluco.

Bônus | Alice no país dos games 

Alice no País das Maravilhas também entrou no fantástico mundo dos games, tamanha a sua influência e a imortalidade da obra de Carroll. Em 2010, um jogo de ação e aventura foi lançado pela Disney Interactive Studios para plataformas Wii, Nintendo DS, PC e Zeebo. O game é inteiramente baseado no filme Alice no País das Maravilhas (2010), com direção de Tim Burton. 

12 Comentários

  • Isa Ueda

    28 de junho de 2019 às 22:02

    Sou super fã de Alice e adorei essa matéria… será que ela significa que vocês vão lançar uma edição de Alice? Eu iria adorar, já que coleciono edições de Alice!

  • Gabriela

    29 de junho de 2019 às 00:16

    O melhor Alice já feito foi o tcheco pelo Jan Švankmajer, chamado originalmente de Neco Z Alenky.

  • Ina Beatriz

    30 de junho de 2019 às 21:23

    Ótima Seleção de adaptações para o cinema…..( só os melhores)
    Bateu até uma nostalgia
    Darkside sempre sendo diferenciada no melhor sentido possível

  • Tânia Lamara

    1 de julho de 2019 às 18:39

    Já estou ansiosa….vai sair um livro contando essas histórias? Com cenas dos filmes? Já quero 😍

  • Larissa Maria da Silva

    1 de julho de 2019 às 19:44

    Ahhh minha caveirinha amada, seria um sonho uma edição feita por vocês ou uma adaptação literária, pois Alice é meu universo favorito de todos os tempos. Amei o tema e as curiosidades cinematográficas.

  • Amanda Marinho

    1 de julho de 2019 às 20:31

    Eu super amei essa matéria sobre Alice no país das maravilhas e também super amo Lewis Carroll, já estou na espera do livro lançada pela Dark Side dos filmes que a Disney produziu.

  • MARLUCE

    5 de julho de 2019 às 11:20

    Lança uma edição Darkside ♥ please

  • Cássia

    5 de julho de 2019 às 12:16

    O que acha de um lançamento sobre Alice hein Caveirinha??? Seria maravilhoso!!!

  • Bruna Viveiros

    7 de agosto de 2019 às 13:24

    Gostei muito da matéria e irei conferir todas as indicações porém me decepcionei na parte da recomendação de jogo pois há um jogo maravilhoso chamado Alice Madness Returns que seria um ótimo exemplo desse universo nos games, além de Alice aparecer em Kingdom Hearts. Queria também indicar uma série de 2 episódios feita pela Syfy onde dão um olhar mais adulto para o universo da Alice. E por fim, a Darkside vai me deixar falida kkkkkkk vou comprar as 3 edições com certeza, estou super ansiosa!

  • Gustavo

    5 de outubro de 2019 às 23:33

    Pensei que citariam Alice de 1988 a versão russa bizinha da menina, aquilo sim adapta bem a loucura do Pais Das Maravilhas

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Aurora Nas Sombras + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Floresta Dos Medos+ Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Combo Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cine Book ClubFilmesLivros

Diferenças e semelhanças entre livros e filmes

Adaptar livros para o cinema é uma prática bem comum desde os primórdios da Sétima...

Por DarkSide
FilmesLivrosSéries

Entenda os diferentes conceitos de viagem no tempo da ficção científica

Você está prestes a embarcar em uma viagem rumo ao passado. Mesmo se você for um...

Por DarkSide
FilmesSériesVários

10 Produções Para Celebrar O Orgulho de Ser

Por Camila Cerdeira O dia 28 de junho de 1969, em Nova York, foi marcado pela Revolta...

Por DarkSide
AnimaçãoLivrosSériesVários

6 Obras que abordam a diversidade de forma natural

Em sua canção Imagine, John Lennon nos convidou a imaginar um mundo em que todas as...

Por DarkSide
Medo ClássicoVários

Machado de Assis e a ironia de 2020

Por Romeu Martins Entre as muitas, variadas e profundas qualidades de Machado de Assis,...

Por DarkSide