Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

As mortes mais ridículas de Premonição

A Caveira selecionou as 10 mais

01/04/2025

Desde que o primeiro filme foi lançado em março de 2000 (sim, já se passaram 25 anos!), a franquia Premonição adquiriu uma reputação pelas mortes criativas de seus personagens. Originalmente concebido por Jeffrey Reddick como um episódio para Arquivo X, o primeiro longa trouxe um conceito inovador para o mundo do terror ao contar a história de Alex Browning (Devon Sawa), um estudante de ensino médio que salva alguns colegas de um desastre aéreo após ter uma perturbadora premonição de que o avião que os transportava iria explodir no ar. No entanto, como estamos falando de um filme de terror, os sobreviventes acabam sendo perseguidos um a um pela morte, que decide ceifar suas vidas por meio de uma série de inesperados acidentes. 

LEIA TAMBÉM: Sexta parte de Premonição começa a ser filmada

Com a produção das sequências, o conceito da morte indo atrás dos sobreviventes tornou-se parte central da identidade da franquia. Partindo da premissa de que não conseguimos enganar essa força onipotente e imparável, os filmes abraçaram mortes cada vez mais criativas, transitando entre o angustiante e o absurdo. Enquanto alguns desses “acidentes” entraram para o imaginário popular por serem extremamente aterrorizantes (leia-se: o caminhão de toras), outras são constantemente lembradas por serem deliciosamente ridículas. 

Para se preparar para o sexto filme da franquia, Premonição 6: Laços de Sangue, que chega aos cinemas em maio de 2025, a Caveira separou uma lista para você relembrar as mortes mais ridículas e absurdas da série. 

1. A bissecção por um arame farpado em Premonição 2

Interpretado por Jonathan Cherry, Rory Peters foi um dos sobreviventes do acidente da Rota 23, o qual desencadeou os eventos em Premonição 2. Embora estivesse mais interessado em soltar piadinhas do que enfrentar os planos da morte, não demorou muito para que o jovem encontrasse um fim sangrento por meio de um objeto bastante comum: uma cerca de arame farpado. Tudo começa quando um cigarro aceso cai da mão de outro personagem, desencadeando uma reação em cadeia que culmina com uma van explodindo e uma cerca de arame farpado lançada no ar. É assim que o pobre Rory é executado enquanto ainda está em pé, sendo brutalmente fatiado em três partes. Além do completo desrespeito pelas leis da física e anatomia, tudo fica ainda mais ridículo e engraçado pela expressão de surpresa que surge em seu rosto e o som molhado feito pelas entranhas que saem de seu corpo. 

2. As câmaras de bronzeamento em Premonição 3

Uma das mortes mais memoráveis (e ridículas!) da franquia aconteceu no terceiro filme, Premonição 3, o qual inicia com um trágico acidente em uma montanha-russa. Após sobreviverem ao evento, as amigas Ashley e Ashlyn decidem que a melhor forma de superar o trauma é indo ao salão de bronzeamento. No entanto, elas não pensaram que a morte lhes faria companhia nessa atividade com suas câmaras de bronzeamento sofrendo um curto-circuito, o que aumentou subitamente seu calor interno e as transformou em um enorme micro-ondas. As duas até tentam sair, mas uma série de eventos faz com que uma prateleira caia sobre as máquinas, selando o trágico destino da dupla. Com um conceito absurdo, uma ironia intrínseca e execução macabra, a cena mistura perfeitamente comédia e terror, entrando para o hall da fama de mortes da franquia. Como se não bastasse, ela também participa de uma das melhores transições do cinema com as duas câmaras de bronzeamento em chamas sendo transformadas nos caixões gêmeos de Ashley e Ashlyn. 

3. O filtro da piscina em Premonição 4

Com a tendência da franquia de explorar mortes horríveis em situações banais, era questão de tempo até uma piscina aparecer nos filmes. No entanto, ninguém imaginava que as coisas aconteceriam do jeito que aconteceram em Premonição 4. Embora fosse óbvio que Hunt Wynorski não iria conseguir enganar a morte, o personagem interpretado por Nick Zano encontrou um fim terrível ao ser sugado (através de seu ânus!) por um filtro de piscina. Tudo piora quando ele é reduzido a entranhas, as quais culminam em uma sangrenta explosão no sistema de drenagem. Considerada uma das mortes mais ridículas da série, esse é outro exemplo de como Premonição adora criar suas próprias leis de física e engenharia para o deleite dos espectadores. 

4. O acidente com os pesos em Premonição 3

Em Premonição 3, o atleta Lewis Romero teve um fim bastante alinhado ao seu amor pelo esporte e pelo levantamento de peso. Após ignorar as advertências de seus amigos de que ele seria o próximo a morrer, o personagem acredita ter escapado por pouco de um novo acidente na academia da escola, arrogantemente proclamando “a morte que se dane!”. No entanto, em questões de segundos ele tem a cabeça esmagada por um conjunto de pesos, os quais se desprendem da máquina de exercícios onde está sentado. Construída de forma irônica, a cena mostra que a morte não é apenas vingativa como também possui um senso de humor para lá de macabro.

5. A escada perfurando o olho em Premonição 2

Evan Lewis de Premonição 2 é a prova viva de que às vezes nossa sorte simplesmente acaba. Um dos sobreviventes do acidente da Rota 23, o vencedor da loteria consegue escapar de uma sucessão de potenciais armadilhas mortais, como um incêndio, um triturador de lixo e um micro-ondas. No entanto, após fugir de seu apartamento e soltar um “caramba, tenho sorte!”, Evan escorrega em uma porção de espaguete jogada no chão. O que seria apenas um leve infortúnio, logo leva à sua morte quando o rapaz cai diretamente sob a escada de incêndio, que se solta e perfura seu olho. No final das contas, talvez Evan não fosse tão sortudo quanto ele pensava que era. 

6. O painel de vidro em Premonição 2

Mostrando que nem mesmo adolescentes estão seguros nesta franquia, Premonição 2 levou Tim, o sobrevivente de quinze anos do acidente, a uma consulta no dentista onde instrumentos sinistros e um brinquedo de borracha quase causam a sua morte. Contudo, quando Tim parece finalmente estar fora de perigo, o filme subverte nossas expectativas e mostra que ele não está imune às regras da morte. As coisas ficam absolutamente ridículas quando o adolescente resolve perseguir alguns pombos na calçada, ocasionando uma reação em cadeia que faz com que os pássaros voem e ele seja esmagado (tal qual uma panqueca) por um painel de vidro. No fim, Tim até pode ter nos deixado, mas sua lição permanece para sempre entre os espectadores: deixe os pombos em paz. 

7.O treino de ginástica em Premonição 5

Todos sabemos que as acrobacias podem ser bastante perigosas e Premonição 5 elevou essa periculosidade, a transformando em uma das mortes mais famosas da franquia. Após sobreviver ao colapso da ponte North Bay, a ginasta Candice Hooper tenta retomar sua rotina de treino apenas para ser brutalmente interrompida pela morte. Tudo começa com um simples parafuso, que se desprende do ar condicionado no teto e cai em uma trave de equilíbrio. Ao pisar nele, uma das colegas de Candice escorrega e derruba um recipiente cheio de giz. Por sua vez, isso atrapalha a visão da pobre ginasta, que está prestes a sair das barras assimétricas, de forma que ela não aterriza direito e quebra sua coluna no processo, dobrando seu corpo de uma maneira inacreditável (e meio ridícula).  

8. Acupuntura mortal em Premonição 5

Logo após a morte de Candice nas barras assimétricas, Premonição 5 decidiu nos presentear com outra morte bizarra, desta vez durante uma sessão de acupuntura de Isaac Palmer, o detestável personagem interpretado por P. J. Byrne. Durante a sessão, algumas cinzas de incenso caem sobre uma toalha e iniciam um pequeno incêndio, o qual se espalha por toda a sala e toma proporções catastróficas após ser alimentado por um enorme galão de álcool. Em meio a isso, Isaac, coberto de agulhas no corpo, é derrubado de cara no chão (ouch!) quando tenta fugir. Ele até consegue se levantar, mas eventualmente tem sua cabeça esmagada por uma estátua de Buda que cai da prateleira. Com um lado cômico, a cena é ainda mais satisfatória devido à natureza desagradável de Isaac, que encontra seu fim usando nada mais do que uma toalha em volta da cintura. 

9. A revolta da casa em Premonição

Perto dos filmes que vieram depois, o primeiro Premonição realmente parece ter dosado a bizarrice de suas mortes. No entanto, isso não significa que o longa que deu origem à franquia não tenha tido algumas cenas absurdas para chamar de suas. A mais memorável acontece com a professora Valerie Lewton, que enfrenta uma série de acidentes domésticos que rendem uma sequência deliciosamente exagerada. Após a caneca da professora rachar, derrubando o líquido em seu computador, o eletrônico explode e faz com que um fragmento de vidro corte sua garganta. Como se isso não fosse suficiente, ela tenta pegar uma toalha no balcão da cozinha, apenas para escorregar no próprio sangue e derrubar uma afiada faca em seu corpo. Achou que era pouco? Logo em seguida uma cadeira cai em cima da professora e empurra o objeto mais fundo em seu corpo, até que sua casa finalmente explode. Ufa! 

10. A cirurgia oftalmológica em Premonição 5

Desde muito cedo o cinema entendeu que mexer com os olhos pode gerar grandes aflições em seus espectadores. Em Premonição 5 a franquia abraçou novamente esse recurso, brincando com o medo que muitas pessoas têm de cirurgias oftalmológicas refrativas. Tudo começa quando Olivia Castle, outra sobrevivente do acidente da ponte North Bay, visita seu médico para uma cirurgia de miopia. Quando o médico se ausenta, é claro que o laser começa a funcionar de forma estranha, aumentando a intensidade do feixe e queimando o olho e a pele da paciente. Ainda assim, ela consegue se libertar, apenas para tropeçar e cair da janela do prédio, aterrissando no para-brisa de um carro e perdendo seu outro olho. Precisa de um pouco mais de exagero? Após ser desalojado da órbita, o pobre órgão é rapidamente esmagado por um automóvel em movimento. 

E aí, na sua opinião: qual dessas é a morte mais ridícula da franquia? Não esqueça de contar para a Caveira nos comentários! 

LEIA TAMBÉM: Tudo que você precisa saber sobre a franquia Premonição

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneCuriosidades

Como Vincent Bugliosi levou Manson e seus seguidores à justiça

Durante seu tempo como promotor do condado de Los Angeles, Vincent Bugliosi alcançou...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Elenco das cinebiografias dos Beatles é anunciado

Confesso que eu torci para ser uma mentirinha de 1º de abril, mas a notícia foi...

Por Liv Brandão
EntrevistaProfissionais da Morte

Como funciona o trabalho de necromaquiagem?

Você está num velório e se despede de uma pessoa querida com semblante plácido,...

Por Liv Brandão
Crime Scene FictionLançamentoLivros

Lançamento: Tudo em Família, por John Marrs

Imagine uma casa dos seus sonhos. Um refúgio abandonado, marcado pelo tempo, mas...

Por DarkSide
Crime Scene FictionLançamentoLivros

Lançamento: A Casa da Escuridão Eterna, por Riley Sager

Prepare-se para visitar essa casa com um passado sinistro, que vai fazer seu coração...

Por DarkSide