Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesFilmes

Tudo que você precisa saber sobre a franquia Premonição

Novo filme à vista: Pronto para enganar a morte novamente?

07/11/2022

ATENÇÃO: O POST A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DOS FILMES PREMONIÇÃO

Você não pode enganar a Morte. Bem… não existe maior verdade que isso, não é mesmo? Afinal, cedo ou tarde, todos vamos morrer. E mesmo assim, apesar de ser algo inevitável, morrer é um dos maiores medos humanos. 

LEIA TAMBÉM: CAITLIN DOUGHTY: “MORTE É CIÊNCIA E HISTÓRIA, ARTE E LITERATURA”

A Morte enquanto um oponente imbatível é a premissa da franquia Premonição, criada nos anos 2000 por Jeffrey Reddick. Originalmente intitulada Voo 180, a história foi concebida enquanto um conceito para a série Arquivo X, inspirada pelo filme de 1984 O Único Sobrevivente, em que uma mulher sobrevive à queda de um avião e passa a ser perseguida por pessoas mortas. 

Após ler o relato de uma moça que trocou de voo porque a mãe teve uma sensação ruim, descobrindo posteriormente que a aeronave em que deveria estar se acidentou, Reddick decidiu transformar o conceito em um roteiro especulativo de filme e apresentar para a New Line Cinema, que obviamente gostou da ideia e chamou Glen Morgan e James Wong, envolvidos com Arquivo X, para trabalhar com ele no roteiro. 

Pegando carona na popularidade do horror adolescente dos anos 1990, encabeçado por Pânico, a ideia inicial foi transformada em uma mistura sobrenatural com slasher, chegando nos cinemas em março de 2000 e tendo como protagonista o jovem galã, Devon Sawa, de A Mão Assassina e Gasparzinho, o Fantasminha Camarada. O filme também foi baseado no desastre aéreo do voo TWA 800 de julho de 1996, que ia de Nova York até Paris, mas explodiu cerca de 12 minutos após ter decolado. Entre a lista de vítimas, figuravam dezesseis estudantes e cinco professores de uma escola de ensino médio. 

Enganando a Morte pela primeira vez: O avião

A história todos conhecemos. O jovem Alex tem uma premonição de que o avião que está levando sua turma para a França vai explodir e, após uma confusão, ele e mais seis pessoas são expulsas da aeronave, tornando-se os únicos sobreviventes da tragédia do voo 180. Contudo, logo Alex percebe que a Morte não gosta de ser enganada e, um a um, os sobreviventes vão morrendo em acidentes bizarros, seguindo a ordem que deveriam ter morrido no avião.  

Premonição
New Line Cinema/Divulgação

Explorando o medo comum de voar, Premonição foi um sucesso de bilheteria, chamando a atenção pelas sequências dos acidentes e mortes, que foram ficando cada vez mais elaboradas nos próximos filmes da franquia. 

Além de Sawa, o filme trouxe nomes conhecidos entre os jovens da época, como Ali Larter, que tinha aparecido no filme Marcação Cerrada, Kerr Smith, que estava no famoso seriado Dawson’s Creek, e Sean William Scott, que vinha do enorme sucesso de American Pie. Para compor o time dos veteranos, ninguém mais do que o próprio Candyman, Tony Todd, que interpreta William Bludworth, um agente funerário que é como uma manifestação humana da Morte.

Com uma narrativa sobrenatural, o roteiro ainda consegue utilizar muitos elementos dos filmes slashers. Ao invés de um assassino mascarado perseguindo jovens, temos uma força invisível e extremamente poderosa que está à espreita em todas as cenas. Se em slashers como Sexta-Feira 13 procuramos descobrir quem é o assassino, em Premonição já sabemos quem está por trás de tudo. Aqui a diversão é outra: desvendar quais peças a Morte irá movimentar e como será o desfecho sangrento dos protagonistas. 

Premonição
New Line Cinema/Divulgação

Nisso, o filme iniciou uma tendência seguida pelas suas sequências: a morte está onde você menos espera. Esqueça acampamentos distantes, esta primeira produção inovou ao mostrar que são as coisas que estão no nosso cotidiano que podem justamente ser a causa de nossa morte. Baseadas nas engenhocas criadas por Rube Goldberg, que funcionavam com a ativação de uma peça e desenrolavam circuitos mirabolantes, as cenas de mortes são compostas por dominós letais que caem um a um até desembocarem em acidentes violentos. 

O primeiro Premonição nos ensina algumas lições valiosas. Primeiro, o perigo está em todos os lugares: nas ruas e até mesmo em nossas casas, principalmente nos banheiros e cozinhas. Segundo, é impossível enganar a Morte. E terceiro, tornar-se uma franquia é quase inevitável no mundo do horror. 

Enganando a Morte de novo: A estrada e a montanha-russa

Após o sucesso do primeiro filme, a New Line encomendou uma sequência que estreou em janeiro de 2003. Premonição 2 segue a mesma fórmula de seu antecessor: um ano após a explosão do voo 180, a universitária Kimberly está a caminho de Daytona Beach com seus amigos para o recesso de primavera quando tem a premonição de um acidente fatal causado por um caminhão de toras de madeira. Logo, ela percebe que a Morte não desiste tão fácil e deve procurar uma solução antes que seja muito tarde. 

A cena da premonição do acidente é possivelmente uma das mais famosas da franquia. E cá entre nós, atire a primeira pedra quem não ficou traumatizado por ela. Dirigir atrás de caminhões definitivamente nunca mais foi a mesma coisa após Premonição 2

Premonição
New Line Cinema/Divulgação

O filme ainda conta com mortes mais grandiosas que o primeiro. Escadas de incêndio, arames farpados, airbags e elevadores… nunca estamos completamente seguros. Nem mesmo as crianças! Em uma cena chocante e pouco comum no cinema, a única criança sobrevivente do acidente na rodovia é brutalmente esmagada por um gigantesco painel de vidro. 

A sequência também marca o retorno de Ali Larter, como Clear Rivers. Aqui descobrimos uma novidade: a franquia nunca será sobre personagens recorrentes. Achou que estava seguro apenas por que seu filme terminou? Pense novamente. A franquia Premonição é sobre mortes. Mortes inesperadas. Ninguém nunca está seguro.

Em fevereiro de 2006, três anos após o segundo filme, Premonição 3 chegou aos cinemas. Estrelado por Mary Elizabeth Winstead, dessa vez a franquia vai até um parque de diversões e toma como partida outro medo bastante comum: as montanhas-russas

Para comemorar a formatura do ensino médio, Wendy e seus amigos vão até um parque temático e entram a bordo da montanha-russa “Voo do Diabo”. Quando já estão dentro dos carrinhos, a jovem tem a premonição de que uma falha mecânica irá soltar as travas de segurança e todos irão morrer. Ela consegue convencer algumas pessoas a saírem da atração, que logo em seguida descarrila, matando seu namorado e sua melhor amiga. Algumas semanas depois, Wendy descobre o Voo 180 e o acidente da rodovia. Junto com outro sobrevivente, ela tenta salvar as pessoas restantes usando pistas escondidas nas fotografias tiradas na fatídica noite do parque de diversões. 

LEIA TAMBÉM: CONFIRA A ORDEM PARA ASSISTIR A TODOS OS FILMES DE HELLRAISER

Com a necessidade de contar com sequências iniciais cada vez mais inovadoras, Premonição 3 começa bem, transformando uma atração que simula medo em um verdadeiro show de horrores. Aqui também temos uma das mortes mais icônicas da franquia. Sim, você sabe do que eu estou falando: as famosas cabines de bronzeamento. Uma sequência de erros (alô dominós letais) culmina com Ashley e Ashlyn sendo queimadas vivas dentro das câmaras de bronzeamento artificial. Tudo isso ao som de “Love Rollercoaster”. Pois é, a Morte tem um senso de humor bizarro, para dizer o mínimo. 

Premonição
New Line Cinema/Divulgação

O filme continua com a tradição de mortes em ambientes cotidianos, como uma academia, um drive-thru e até uma loja de ferragens. Ao mesmo tempo em que a franquia vai construindo mortes mais bizarras, também vai adquirindo um senso de humor irônico. Um bom exemplo é quando Lewis, um dos sobreviventes, manda a Morte para aquele lugar. Basta dizer que ela não gostou muito e a cabeça do rapaz logo foi esmagada por um aparelho de levantamento de peso. 

Enganando a Morte mais uma vez: O autódromo e a ponte

Infelizmente nós sabemos como as franquias geralmente funcionam. Tudo começa bem, até que as coisas começam a desandar. Isso não é diferente com Premonição. Apesar de ainda produzir filmes divertidos, a pressão por criar cenas cada vez mais grandiosas retirou muito do realismo e medo dos primeiros enredos. Após o sucesso de bilheteria de Premonição 3, uma sequência entrou em desenvolvimento e chegou aos cinemas em agosto de 2009. Só que dessa vez, em Premonição 4 os personagens deveriam enganar a morte em… 3D. 

Após a premonição de Nick, um grupo de amigos universitários escapa de um acidente fatal durante uma corrida automobilística e passa a ser perseguido pela Morte, que não gosta de deixar pontas soltas. Apesar de ser o menos querido entre os fãs e críticos, Premonição 4 tem a maior arrecadação da franquia: 186 milhões de dólares no mundo todo. 

Um dos momentos mais interessantes é justamente a recriação de uma morte icônica do primeiro filme: quando Terry é subitamente atropelada por um ônibus. O que poderia ser considerado um roteiro preguiçoso é, na verdade, uma homenagem bem divertida, principalmente se considerarmos que a vítima estava falando sobre déjà vu e é acertada minutos depois por uma ambulância. 

Com ainda mais gore, Premonição 4 acaba perdendo muito de seu efeito justamente pela insistência no 3D. Ainda assim temos cenas impactantes, como quando uma das sobreviventes, logo após escapar do autódromo, é subitamente decapitada por um pneu. Por outro lado, também temos momentos bastante absurdos como um sobrevivente sendo morto por uma banheira que despenca do teto e outro sendo literalmente sugado por um ralo na piscina. O resultado não é bem um afogamento, como é esperado, mas um gêiser de sangue e tripas. Também não podemos esquecer da escada rolante que se torna um moedor gigante de carne. Lembra quando sua mãe te dizia para tomar cuidado com o cadarço do tênis? Então…

Premonição 4
New Line Cinema/Divulgação

Este deveria ser o último filme da franquia, mas sabemos que nunca bem é assim… que o diga Jason Voorhees e Michael Myers. Devido ao sucesso comercial, dois anos depois, em 2011 foi a vez de Premonição 5.

Enquanto o ônibus em que está cruza uma ponte suspensa, Sam tem a premonição de que a construção irá desmoronar, matando todos os presentes, com exceção de sua ex-namorada, Molly. Ele consegue salvar algumas pessoas antes do desastre acontecer e a Morte não deixa barato. Aqui temos algumas cenas de morte bastante memoráveis, como uma sessão de acupuntura que dá terrivelmente errado e uma ginasta cujo treino não acaba nada bem. Um dos momentos mais angustiantes é justamente quando o filme retorna para suas origens, acertando precisamente nas nossas ansiedades com uma personagem que decide fazer uma cirurgia refrativa de miopia.

O ápice é justamente o fim. E não, isso não é algo ruim. Após sobreviverem às armadilhas da Morte, Sam e Molly embarcam para Paris… no Voo 180! É aqui que o espectador é pego completamente de surpresa: Premonição 5 se passa em 2000 e o acidente final, bem… é o acidente do primeiro filme. Tudo se encaixa perfeitamente, dando início aos eventos que já conhecemos. É como se tivéssemos completado o círculo. Realmente, a Morte pensa em tudo

Premonição 5
New Line Cinema/Divlugação

Premonição 6: Será que conseguiremos enganar a Morte mais uma vez?

Achou que tinha finalmente conseguido enganar a Morte? Melhor pensar novamente. 

Mais de dez anos depois de Premonição 5, a franquia está sendo reformulada com um novo filme. Jon Watts, diretor de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, está a bordo como produtor de um sexto filme que vai ser distribuído pela HBO Max. Lori Evans Taylor e Guy Busick, responsável pelo roteiro do novo Pânico, estão trabalhando no enredo, baseado em uma história original escrita por Watts. 

Apesar de poucas notícias até agora, sabemos que Zach Lipovsky e Adam B. Stein, responsáveis por Aberrações, foram chamados para dirigir Premonição 6, após elaborarem uma pegadinha em uma chamada de Zoom com os executivos do estúdio, que gostaram da visão da dupla para o projeto. O enredo permanece um mistério. Uma das especulações é que a história foque na vida de socorristas

O criador da franquia, Jeffrey Reddick, recentemente brincou com as expectativas e disse que podemos esperar mudanças na clássica fórmula. Segundo ele, as coisas vão mudar e Premonição 6 não seguirá a estrutura pré-estabelecida dos outros filmes. 

O filme ainda está em estágio de pré-produção e não possui data de lançamento. Enquanto aguardamos por mais informações, que tal preparar a pipoca, maratonar a franquia e escolher seu favorito? Mas cuidado, a Caveira adverte: a Morte odeia ser enganada

LEIA TAMBÉM: 7 CENAS DE FILMES DE TERROR QUE SE PASSAM EM CINEMAS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Fernanda

    7 de novembro de 2022 às 15:47

    “Premonição” é uma das minhas franquias favoritas. E acho sensacional como os roteiristas encadearam algumas das mortes de filmes diferentes (principalmente no 2º, quando as vítimas que escaparam da rodovia estavam ligadas às vítimas do voo 180). E fechar o 5º filme como se fosse um prequel foi o máximo. Ninguém esperava.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Verdades do Além-Túmulo + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Candyman
R$ 49,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide
MacabraPerfil

Susan Hill: Conheça a autora de Eu Sou o Rei do Castelo

Conhecida principalmente por suas histórias de fantasmas, Susan Hill é uma escritora...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide