Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


BooktourDarklove

Caitlin Doughty confirmada no fórum da Associação de Cemitérios e Crematórios do Brasil

O evento recebe a autora de Confissões do Crematório e Para Toda a Eternidade para uma conversa sem tabus sobre morte e indústria funerária

10/06/2019

A agente funerária e autora Caitlin Doughty desembarcou no Brasil para falar sobre um tema que para muitos pode parecer excessivamente mórbido: a morte.

Sim, a morte é a nossa única certeza. Então por que não debatê-la?

No Brasil, há 14 anos, profissionais da indústria funerária se reúnem em um evento para debater questões do gênero e inovações do setor através de palestras, cursos e workshops. Caitlin Doughty, autora de Confissões do Crematório e Para Toda a Eternidade participa do Fórum de Gestão e Administração de Cemitérios e Crematórios, organizado pela ACEMBRA (Associação dos Cemitérios e Crematórios do Brasil) e SINCEP (Sindicato dos Cemitérios e Crematórios do Brasil) neste ano.

“Quanto mais sabemos sobre a morte, mais estamos empolgados com ela”, diz a autora, uma das principais atrações deste ano. A palestra de Doughty, que começa às 17h20 da quinta-feira (13/06), aborda os rituais de morte pelo mundo, tema amplamente explorado em seu novo livro Para Toda a Eternidade, lançado este mês pela DarkSide Books. Dona de uma agência funerária, autora de best-sellers e fundadora da Ordem da Boa Morte (The Order of the Good Death), uma organização sem fins lucrativos que apresenta e apoia os emocionantes desenvolvimentos em funerais no planeta, ela é um dos grandes nomes mundiais quando o assunto é morte e sustentabilidade.

Livros de Caitlin Doughty: Confissões do Crematório e Para Toda a Eternidade

A passagem da autora pelo Brasil não se resumirá ao fórum. Ainda no dia 13 de junho ela estará na Ugra Press, em São Paulo, a partir das 19h30 para um bate-papo gratuito com sessão de autógrafos (confirme presença no evento); e no dia 18 de junho ela vai para o Rio de Janeiro, no Teatro Solar de Botafogo, a partir das 19h30 (confirme presença no evento), para conversar com seus leitores e autografar os dois livros já lançados pela DarkSide Books.

A morte debatida sem tabus

Outro grande nome do fórum que começa nesta terça-feira em São Paulo é Katrina Spade, designer americana que está reinventando a maneira de lidar com os cuidados da morte. Há anos ela se dedica, ao lado de cientistas e grandes instituições universitárias, a criar uma alternativa natural à cremação e ao enterro. O resultado? Um sistema de compostagem que transforma, em poucos dias, o corpo humano em solo fértil, para que possamos “completar o ciclo da vida”, de acordo com a americana. Com esse objetivo ela criou a Recompose, uma organização beneficente fundada em 2017, que conseguiu recentemente um feito inédito: a aprovação da compostagem humana pelo estado de Washington, nos Estados Unidos, fato que foi notícia por todo o mundo. Formada em Antropologia pelo Haverford College, na Pensilvânia, e mestre em Arquitetura pela University of Massachusetts Amherst, ela tratará do tema um tanto inusitado para nós, brasileiros, no fórum deste ano.

A arquiteta Crisa Santos vai falar sobre “Neuroarquitetura do Acolhimento” – em outras palavras, como os espaços construídos podem influenciar o cérebro e os sentimentos das pessoas. A psicóloga Valéria Tinoco e o futurista profissional Marcelo Bressan conduzirão o painel sobre “Futurismo Real x Virtual”. Com mais de 30 anos de experiência no mercado funerário, o alemão Willi P. Heuse também participa da edição deste ano para falar sobre as oportunidades e desafios em seu país, enquanto o boliviano Juan Camilo Tavera vai abordar um tema bastante popular, que vem crescendo no mundo todo: o plano para animais domésticos, tema que será abordado também na palestra do brasileiro Clerton Calves.

Heber Vila e Guilherme Lithg, consultores especialistas em necrópoles e proprietários da Evolution – Tecnologia Funerária, contarão suas experiências nas diversas realidades que encontram no Brasil e no mundo e como vislumbram o mercado de necrópoles para as próximas décadas. Por fim, Cynthia de Almeida, Rita Almeida e Amanda Thomaz, três das fundadoras do projeto Vamos Falar Sobre o Luto? abordarão um tema tão delicado quanto imprescindível: o luto nas empresas. Apesar do público do evento ser composto majoritariamente por profissionais da indústria funerária, o fórum é aberto a qualquer pessoa interessada nos temas.

Para mais informações sobre o fórum ACEMBRA/SINCEP, acesse:
www.forumacembrasincep2019.com

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Isabella

    11 de junho de 2019 às 09:04

    Que maravilha !

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Para Toda a Eternidade + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Confissões do Crematório + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Graphic NovelNovidades

Oli Sykes se une a Junji Ito em coleção da Drop Dead

A Drop Dead, marca de roupas de Oli Sykes, acaba de anunciar uma colaboração com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Por que mulheres gostam de ler sobre crime e suspense?

Livros com histórias de crime e suspense estão entre os preferidos dos leitores. Mas...

Por DarkSide
ListasMedo Clássico

A Volta do Parafuso: Bly e outras 10 casas fantasmagóricas da ficção

É difícil resistir a uma boa história de casa assombrada. Tais narrativas há muito...

Por DarkSide
FilmesLivrosSéries

5 Histórias em que os deuses gregos interferem nas vidas dos mortais

Até que ponto somos responsáveis por nossos atos? Ou seríamos meros instrumentos dos...

Por DarkSide
DarklovePerfil

Susanna Kaysen: 5 curiosidades sobre a autora de Garota, Interrompida

O ser humano, por natureza, tende a buscar identificação com a história de outras...

Por DarkSide