Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


BooktourDarklove

Caitlin Doughty confirmada no fórum da Associação de Cemitérios e Crematórios do Brasil

O evento recebe a autora de Confissões do Crematório e Para Toda a Eternidade para uma conversa sem tabus sobre morte e indústria funerária

A agente funerária e autora Caitlin Doughty desembarcou no Brasil para falar sobre um tema que para muitos pode parecer excessivamente mórbido: a morte.

Sim, a morte é a nossa única certeza. Então por que não debatê-la?

No Brasil, há 14 anos, profissionais da indústria funerária se reúnem em um evento para debater questões do gênero e inovações do setor através de palestras, cursos e workshops. Caitlin Doughty, autora de Confissões do Crematório e Para Toda a Eternidade participa do Fórum de Gestão e Administração de Cemitérios e Crematórios, organizado pela ACEMBRA (Associação dos Cemitérios e Crematórios do Brasil) e SINCEP (Sindicato dos Cemitérios e Crematórios do Brasil) neste ano.

“Quanto mais sabemos sobre a morte, mais estamos empolgados com ela”, diz a autora, uma das principais atrações deste ano. A palestra de Doughty, que começa às 17h20 da quinta-feira (13/06), aborda os rituais de morte pelo mundo, tema amplamente explorado em seu novo livro Para Toda a Eternidade, lançado este mês pela DarkSide Books. Dona de uma agência funerária, autora de best-sellers e fundadora da Ordem da Boa Morte (The Order of the Good Death), uma organização sem fins lucrativos que apresenta e apoia os emocionantes desenvolvimentos em funerais no planeta, ela é um dos grandes nomes mundiais quando o assunto é morte e sustentabilidade.

Livros de Caitlin Doughty: Confissões do Crematório e Para Toda a Eternidade

A passagem da autora pelo Brasil não se resumirá ao fórum. Ainda no dia 13 de junho ela estará na Ugra Press, em São Paulo, a partir das 19h30 para um bate-papo gratuito com sessão de autógrafos (confirme presença no evento); e no dia 18 de junho ela vai para o Rio de Janeiro, no Teatro Solar de Botafogo, a partir das 19h30 (confirme presença no evento), para conversar com seus leitores e autografar os dois livros já lançados pela DarkSide Books.

A morte debatida sem tabus

Outro grande nome do fórum que começa nesta terça-feira em São Paulo é Katrina Spade, designer americana que está reinventando a maneira de lidar com os cuidados da morte. Há anos ela se dedica, ao lado de cientistas e grandes instituições universitárias, a criar uma alternativa natural à cremação e ao enterro. O resultado? Um sistema de compostagem que transforma, em poucos dias, o corpo humano em solo fértil, para que possamos “completar o ciclo da vida”, de acordo com a americana. Com esse objetivo ela criou a Recompose, uma organização beneficente fundada em 2017, que conseguiu recentemente um feito inédito: a aprovação da compostagem humana pelo estado de Washington, nos Estados Unidos, fato que foi notícia por todo o mundo. Formada em Antropologia pelo Haverford College, na Pensilvânia, e mestre em Arquitetura pela University of Massachusetts Amherst, ela tratará do tema um tanto inusitado para nós, brasileiros, no fórum deste ano.

A arquiteta Crisa Santos vai falar sobre “Neuroarquitetura do Acolhimento” – em outras palavras, como os espaços construídos podem influenciar o cérebro e os sentimentos das pessoas. A psicóloga Valéria Tinoco e o futurista profissional Marcelo Bressan conduzirão o painel sobre “Futurismo Real x Virtual”. Com mais de 30 anos de experiência no mercado funerário, o alemão Willi P. Heuse também participa da edição deste ano para falar sobre as oportunidades e desafios em seu país, enquanto o boliviano Juan Camilo Tavera vai abordar um tema bastante popular, que vem crescendo no mundo todo: o plano para animais domésticos, tema que será abordado também na palestra do brasileiro Clerton Calves.

Heber Vila e Guilherme Lithg, consultores especialistas em necrópoles e proprietários da Evolution – Tecnologia Funerária, contarão suas experiências nas diversas realidades que encontram no Brasil e no mundo e como vislumbram o mercado de necrópoles para as próximas décadas. Por fim, Cynthia de Almeida, Rita Almeida e Amanda Thomaz, três das fundadoras do projeto Vamos Falar Sobre o Luto? abordarão um tema tão delicado quanto imprescindível: o luto nas empresas. Apesar do público do evento ser composto majoritariamente por profissionais da indústria funerária, o fórum é aberto a qualquer pessoa interessada nos temas.

Para mais informações sobre o fórum ACEMBRA/SINCEP, acesse:
www.forumacembrasincep2019.com

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Isabella

    11 de junho de 2019 às 09:04

    Que maravilha !

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Para Toda a Eternidade + Brinde Exclusivo
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Confissões do Crematório + Brinde Exclusivo
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EventosFilmesSéries

Novidades anunciadas na CCXP para os DarkSiders ficarem de olho

A CCXP Worlds 21, um dos maiores eventos de cultura pop do país, aconteceu de maneira...

Por DarkSide
Coven MagicaeMagicae

Bruxa? Para sempre!

Durante nossa jornada vamos encontrar sempre aqueles que desejam somar e aqueles que...

Por Devaneio da Bruxa
Cine Book ClubFilmesPerfil

Tony Todd, de fã de Shakespeare a astro de filmes de terror

Os anos 1990 nos presentearam com vários filmes super legais de terror,...

Por Macabra
ListasMacabra

8 Curiosidades sobre as produções de A Família Addams

A família macabra que marcou a infância de diversas gerações pode até ter surgido...

Por Macabra
ListasMedo Clássico

Coração das Trevas: 5 curiosidades sobre a obra e seu autor

No século XVII o Rei Leopoldo II da Bélgica orquestrou diversas incursões à África...

Por DarkSide