Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

Crime SceneLançamento

Columbine, de Dave Cullen, chega ao Brasil pelo selo Crime Scene, da DarkSide Books

Do Massacre de Columbine a Christchurch. De Realengo a Osasco. Em tempos cada vez mais violentos, torna-se urgente refletir sobre ataques em massa, desarmamento e saúde mental

O dia 20 de abril de 1999 deixou uma marca indelével na história norte-americana. O Massacre de Columbine pode não ter sido o primeiro tiroteio em massa, mas foi o primeiro da era digital — e o primeiro de larga magnitude. Na esteira dos acontecimentos de Newtown, Aurora, Virginia Tech, Christchurch, Suzano e Ohio, torna-se cada vez mais urgente compreender e confrontar acontecimentos como o de Columbine. Nossa arma é reaprender a ouvir a dor que cresce em silêncio no outro e no cerne dos valores da nossa sociedade.

Columbine é lembrado até os dias de hoje sempre que um episódio horrível e similar ocorre, mas boa parte do que sabemos sobre o massacre está errado. Erros factuais e testemunhos duvidosos propagados à época permanecem verdade absoluta para muitos; é fácil dizer que dois meninos rejeitados pelos atletas e pelas garotas, vítimas de bullying, que vestiam sobretudos e descontavam sua raiva em videogames violentos fizeram o que fizeram por essas razões, mas até que ponto isso é real?

Dave Cullen foi um dos primeiros repórteres a chegar à cena e passou dez anos escrevendo Columbine, livro que hoje é considerado a obra definitiva sobre o tema. Passar tanto tempo debruçado neste projeto o fez analisar a postura da imprensa na época com olhos críticos; hoje, Cullen acha que a mídia tentou encontrar um motivo rápido demais, e um episódio que deveria promover uma discussão sobre desarmamento e saúde mental acabou se transformando em um espetáculo midiático irresponsável.

“Me assombra o quanto estivemos errados a respeito de Columbine, e como essa falsa narrativa por anos afetou a percepção de jovens alienados e armados. Cullen está corrigindo os registros e trazendo a nossa sociedade para mais perto da verdade.”
— Caitlin Doughty, autora de Para Toda a Eternidade

Em Columbine, os episódios recontados são uma mistura das reportagens que Cullen publicou na época com anos de pesquisa — incluindo centenas de entrevistas com a maioria dos diretores envolvidos, a análise de mais de 25 mil páginas de evidências policiais, incontáveis horas de vídeo e áudio, e o trabalho extenso de outros jornalistas de confiança.

Com um faro investigativo apurado e uma narrativa terna e respeitosa, Cullen apresenta o retrato de um assunto ainda infelizmente tão atual, ao mesmo tempo em que critica a cobertura massiva que se sucedeu. E questiona: por que armas de fogo ainda permanecem ao fácil alcance nos Estados Unidos? A possibilidade de se tornar uma celebridade pela mídia também mata pessoas? Será que a imprensa não deveria focar nas vítimas em vez dos assassinos?

O novo lançamento da linha Crime Scene®, da DarkSide Books, ganhou vários prêmios e honras, incluindo o Edgar Allan Poe Award (2010), o Barnes & Noble’s Discover Award (2009) e o Goodreads Choice Award (2009), e foi finalista do la Times Book Prize, Audie Award e mpiba Regional Book Award. Columbine também foi indicado em mais de vinte listas de melhores livros de 2009, incluindo The New York Times, Los Angeles Times, Publishers Weekly, e foi eleito como uma das melhores obras da década de 2000 pelo American School Board Journal.

“Uma análise dolorosa, incisiva e fiel não só do dia 20 de abril de 1999, mas também dos dez anos seguintes. Columbine analisa o caso, e acompanha tanto a jornada dos sobreviventes quanto dos parentes daqueles que tiveram suas vidas ceifadas. Um livro imprescindível.” — Bel Rodrigues

Os leitores mais investigativos da DarkSide Books agora têm acesso à obra de Dave Cullen, publicada pela primeira vez no Brasil, para questionar seu ambiente, crenças, limite ético da imprensa e a responsabilidade com os fatos propagados, tão cruciais em uma sociedade que cada vez mais clama por compaixão, respeito e verdade.

LEIA TAMBÉM: BTK PROFILE: O RETRATO DA MALDADE REVELA A INSANIDADE DE DENNIS RADER

Dave Cullen é jornalista e escritor, e contribuiu para inúmeras publicações, incluindo o New York Times. Ele é considerado a autoridade principal dos Estados Unidos sobre os assassinos de Columbine.

TIME:
“A narrativa mais convincente e confiável que temos do massacre.”

New York Post:
“A história definitiva de Columbine. Reescreve as lendas urbanas e a análise popular, e mostra ao leitor claramente o que aconteceu. Mesmo enquanto fala duras verdades, Cullen escreve sobre as pessoas de Columbine com compaixão.”

Esquire:
“Agora mais importante do que nunca.”

San Francisco Chronicle:
“Um livro essencial.”

The New York Observer:
“Inquietante.”

GQ:
“Uma façanha de reportagem. Mesmo aqueles que se consideram bem versados na tragédia podem ser surpreendidos. Infalivelmente nítido, objetivo e convincente.”

Ficha Técnica
Título | Columbine
Autor | Dave Cullen
Tradutor | Eduardo Alves
Editora | DarkSide®
Edição | 1a
Idioma | Português
Dimensões | 16 x 23 cm
ISBN | 978-85-9454-153-6

LER MAIS

Indicados para você!

Columbine - DRK.X
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Meu Amigo Dahmer
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Medo ClássicoSéries

Netflix divulga teaser oficial da nova série sobre Drácula

Drácula, a nova série da Netflix dos mesmos criadores de Sherlock, teve seu teaser...

Por DarkSide
ListasLivros

Confira 13 dicas para acertar nos presentes de Natal

O fim de ano chegou e, junto com ele, a correria das compras de Natal e Amigo Secreto....

Por DarkSide
LançamentoVários

MeiaMeiaMeia: As meias Stance chegaram na DarkSide Books

Somos amantes da literatura, adoradores natos das palavras que nos transformam. Não...

Por DarkSide
DarkloveSéries

A Noiva Fantasma: Netflix libera trailer de série inspirada em livro da DarkSide

A Netflix anunciou a adaptação e o elenco da série A Noiva Fantasma, que contará...

Por DarkSide
ListasLivros

13 personagens femininas da DarkSide que você precisa conhecer

Durante muito tempo as mulheres ocuparam um lugar de pouco destaque na cultura pop....

Por DarkSide