Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


MagicaeTarot & Oráculo

Como Cathy McClelland criou o Tarot Sabedoria das Estrelas

Estudos, meditação e caminhadas deram origem ao deck

14/11/2024

Esse é o seu chamado a ouvir a linguagem secreta e imortal dos astros para muito além da arte da astrologia. Os corpos celestes que pairam acima de nós e inspiraram as mais diferentes civilizações também podem ser uma forte influência na leitura de cartas de tarot. Pelo menos para Cathy McLelland.

LEIA TAMBÉM: Como cuidar das suas cartas de tarot e oráculo

Ela estreia na DarkSide® com o seu Tarot Sabedoria das Estrelas, um dos primeiros lançamentos da coleção Tarots & Oráculos Magicae. Seu deck é capaz de transportar os estudiosos de tarot para um reino onde as estrelas guiam cada passo e os mistérios do universo se revelam diante de nossos olhos. Concebidas para capturar a magia e os segredos que permeiam o tarot, as cartas foram criadas através de práticas contemplativas da autora, que vamos conhecer em detalhes a partir de agora.

O fascínio pelos símbolos

No prefácio do livro-guia que acompanha do Tarot Sabedoria das Estrelas, McClelland compartilha suas inspirações para elaborar o deck, que surgiram há muito tempo. Aliás, o próprio livro guia do tarot é uma atração à parte, com informações completas sobre as cartas, suas simbologias tradicionais e a contribuição da autora para sua elaboração, ideal para iniciantes ou veteranos na arte da cartomancia.

livro guia tarot

O caminho para o tarot pareceu natural para Cathy, que sempre foi fascinada pela simbologia, pela natureza e pelos mistérios da vida e do além. À medida que ela foi se familiarizando com as imagens dos arcanos, percebeu o quão universais eram suas simbologias, e essa ligação com os ciclos da evolução espiritual humana e da natureza a conquistaram de vez.

Segundo ela, os seres humanos estão sempre descobrindo mais sobre si próprios e sobre o mundo por meio de uma compreensão mais profunda das estrelas e do universo, além da nossa própria conexão com o cosmos. “Algumas tradições orais consideram a sabedoria dos Arcanos Maiores tão antiga quanto o continente perdido de Atlântida, onde o conhecimento secreto foi codificado em símbolos. Os símbolos transcendem as palavras na conversa do espírito com a alma”, explica.

Da inspiração à criação das cartas

Foi em 1991 que Cathy McClelland decidiu pintar suas próprias versões do tarot, começando pelos Arcanos Maiores e pelo início de tudo: a carta do Louco. Essas imagens acabaram se tornando parte do Tarot Sabedoria das Estrelas, nome inspirado pela fascinação de sua criadora pelos astros.

o louco tarot sabedoria das estrelas

Cada imagem levava cerca de três meses para sua completa elaboração, o que nos leva a alguns anos de dedicação de McClelland ao seu deck mágico. “Em 1996, finalizei a quinta imagem do Imperador e fiz um longo intervalo. No verão de 2005, decidi pintar os demais Arcanos Maiores, e completei os outros trunfos em 2006”, conta a autora. Nessa época ela publicou pela primeira vez, de forma independente, seu deck apenas com os Arcanos Maiores.

Em 2008, ela conheceu Mary Greer, que ampliou seus horizontes e a apresentou a outros entusiastas do tarot. Por meio da internet e do Simpósio de Tarot de São Francisco, ela descobriu que existia um interesse e uma admiração bem grande pelo seu deck. Diante disso, ela decidiu que era o momento de seguir com sua jornada e criar as cartas dos Arcanos Menores.

Fontes mágicas de inspiração

“As figuras retratadas em minhas ilustrações foram inspiradas pela meditação, por longas caminhadas na floresta, pela natureza, pelos meus estudos sobre tarot e outros temas espirituais, assim como pela influência de diferentes mitos e símbolos culturais”, explica no prefácio do livro guia.

tarot sabedoria das estrelas

Se for para definir em três inspirações cruciais para este trabalho, podemos destacar a natureza, a vida e a atração pelos mistérios do universo. McClelland diz que gosta de aproximar estes três temas em tudo o que ela cria “na esperança de inspirar as pessoas a desfrutarem a beleza e o encantamento que o mundo oferece, um mundo cheio de milagres e magia”.

Para Cathy McClelland, precisamos apenas reconhecer essa verdade e preencher nossos corações com sua beleza. “Espero que minhas ilustrações contribuam para que muitas pessoas trilhem esse caminho.” No que depender da nossa família Magicae, a sabedoria das estrelas irá inspirar muitas pessoas nesta jornada mágica.

LEIA TAMBÉM: A importância do livro guia na leitura de tarots e oráculos

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bíblia Clássica do Tarot + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesNovidades

Tradições de Natal com desfechos violentos

Essa semana o que era para ser um singelo desfile de Natal em Salvador quase acabou em...

Por Liv Brandão
CuriosidadesMedo Clássico

Quem são as noivas de Drácula?

Seja no Drácula clássico, escrito pelo próprio Bram Stoker, ou em releituras de...

Por DarkSide
ArtigoE.L.A.S

Por que livros de mistério são tão satisfatórios

Por Tana French, autora de Árvore de Ossos Eu tinha apenas 6 anos quando me apaixonei...

Por DarkSide
CuriosidadesE.L.A.S

A inspiração de Megan Miranda para escrever Sobreviventes

Quando Megan Miranda estava passando suas férias em Porto Rico com a família, jamais...

Por DarkSide
Conto ExclusivoMúsica

A mixtape perfeita para ouvir lendo os Contos de Natal Dark

Então é Natal e ninguém mais aguenta essa música. Ainda bem que os autores dos...

Por DarkSide