Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

Graphic NovelPerfil

Conheça Brian Fies, autor premiado de Mamãe está com Câncer

Graphic novel é um relato pessoal do escritor sobre a jornada de sua mãe.

Não é todo dia que alguém formado em Física recebe um Eisner Award, maior premiação de quadrinhos que existe. Mas a sensibilidade e a honestidade de Brian Fies em Mamãe está com Câncer são dignas de todo reconhecimento possível. Apesar de ter sido sua primeira grande história em quadrinhos, foi o suficiente para que o escritor se tornasse um sucesso.

LEIA TAMBÉM: MAMÃE ESTÁ COM CÂNCER, POR BRIAN FIES

Em sua carreira, Fies já trabalhou como jornalista, químico ambientalista, redator científico e, somente no início do século 21, começou a trabalhar como cartunista. Antes de Mamãe está com Câncer, ele já havia desenhado alguns cartuns de forma freelancer.

Morador da região de São Francisco, ele tem uma esposa chamada Karen, duas filhas gêmeas que já são adultas e um cachorro. Em outubro de 2017, o escritor e sua esposa perderam sua casa no que até então era o maior incêndio florestal na história da Califórnia. No dia seguinte, Brian Fies saiu para comprar calçados, uma camiseta e equipamentos para arte. 

Ele produziu uma webcomic chamada A Fire Story, contando em primeira mão o desastre. A obra ganhou uma edição impressa, que depois virou uma animação que recebeu um Emmy Regional. O casal reconstruiu a casa no mesmo terreno.

O relato pessoal de Brian Fies em Mamãe está com Câncer

Acontecimentos pessoais são bem presentes na obra de Fies, assim como é o caso de Mamãe está com Câncer, publicado no Brasil pela DarkSide® Books. A HQ reflete o episódio na vida do escritor de quando sua própria mãe recebeu o diagnóstico da doença. Ele percebeu que relatar isso em uma história em quadrinhos seria a forma perfeita de contar a história da sua família.

Por ser uma experiência tão pessoal que Brian Fies provavelmente não esperava o sucesso que sua obra alcançaria. A história, lançada inicialmente como uma webcomic em 2005, viralizou e hoje dezenas de pessoas o leem todos os dias.

Lidar com algum parente tão próximo com câncer é uma triste realidade pela qual muitas pessoas acabam passando. Ao retratar seu relato pessoal, com sensibilidade e honestidade, o autor criou identificação com muitos leitores, de diversos lugares.

Em entrevista ao site Fanzine, Brian Fies declarou que, apesar dos diversos prêmios que recebeu pela obra, o maior reconhecimento veio de sua própria mãe. “Ela gostou muito. Acho que ela viu minha história como uma forma de criar algo bom e útil com sua terrível provação. Estou orgulhoso disso”.

Para Fies, Mamãe está com Câncer foi uma espécie de terapia para si e para outras pessoas. Os detalhes das surpresas e frustrações da família ao longo do tratamento são situações pelas quais outras pessoas na mesma situação também passam. “Eu queria escrever um livro que gostaria que outra pessoa tivesse escrito para mim”. O retorno percebido pelo escritor é o de muitos leitores que afirmaram que, graças à HQ, eles conseguiram entender melhor o que eles e suas famílias estavam passando – até mesmo aqueles que não enfrentavam problemas relacionados ao câncer.

Quem quiser conhecer melhor o escritor e saber um pouco mais de sua rotina e outros trabalhos pode acessar o blog de Brian Fies: The Fies Files, que ele mantém atualizado.

LEIA TAMBÉM: CÂNCER DE MAMA: UMA DOENÇA QUE AFETA TODOS

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Fábulas DarkFilmes

Pronto para retornar a Oz? Novo filme contará com diretora de Watchmen

Nós vamos ver o Mágico, o maravilhoso Mágico de Oz! E a boa notícia é que você...

Por DarkSide
DarksidePerfil

Angela Russo-Otstot e Jessica Goldberg: As mulheres por trás de Cherry

Cherry: Inocência Perdida é um filme que chegará ao público pelas mãos de duplas...

Por DarkSide
DarkloveEntrevistaLOOP DRKx

Débora Isidoro: “Traduzir é muito mais que mudar de idioma, é fazer uma obra atravessar pontes”

Vocês pediram e eles estão de volta: a campanha LOOP DRKx traz novamente aos estoques...

Por DarkSide
DarkloveLançamento

LANÇAMENTO: Gótico Mexicano, por Silvia Moreno-Garcia

Noemí Taboada é uma jovem independente e chique que mora na fervilhante Cidade do...

Por DarkSide
DarksideVários

Cherry e a Crise de Opioides nos Estados Unidos

O livro Cherry: Inocência Perdida, de Nico Walker, narra a trajetória de um veterano...

Por DarkSide