Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

Graphic NovelPerfil

Conheça Brian Fies, autor premiado de Mamãe está com Câncer

Graphic novel é um relato pessoal do escritor sobre a jornada de sua mãe.

Não é todo dia que alguém formado em Física recebe um Eisner Award, maior premiação de quadrinhos que existe. Mas a sensibilidade e a honestidade de Brian Fies em Mamãe está com Câncer são dignas de todo reconhecimento possível. Apesar de ter sido sua primeira grande história em quadrinhos, foi o suficiente para que o escritor se tornasse um sucesso.

LEIA TAMBÉM: MAMÃE ESTÁ COM CÂNCER, POR BRIAN FIES

Em sua carreira, Fies já trabalhou como jornalista, químico ambientalista, redator científico e, somente no início do século 21, começou a trabalhar como cartunista. Antes de Mamãe está com Câncer, ele já havia desenhado alguns cartuns de forma freelancer.

Morador da região de São Francisco, ele tem uma esposa chamada Karen, duas filhas gêmeas que já são adultas e um cachorro. Em outubro de 2017, o escritor e sua esposa perderam sua casa no que até então era o maior incêndio florestal na história da Califórnia. No dia seguinte, Brian Fies saiu para comprar calçados, uma camiseta e equipamentos para arte. 

Ele produziu uma webcomic chamada A Fire Story, contando em primeira mão o desastre. A obra ganhou uma edição impressa, que depois virou uma animação que recebeu um Emmy Regional. O casal reconstruiu a casa no mesmo terreno.

O relato pessoal de Brian Fies em Mamãe está com Câncer

Acontecimentos pessoais são bem presentes na obra de Fies, assim como é o caso de Mamãe está com Câncer, publicado no Brasil pela DarkSide® Books. A HQ reflete o episódio na vida do escritor de quando sua própria mãe recebeu o diagnóstico da doença. Ele percebeu que relatar isso em uma história em quadrinhos seria a forma perfeita de contar a história da sua família.

Por ser uma experiência tão pessoal que Brian Fies provavelmente não esperava o sucesso que sua obra alcançaria. A história, lançada inicialmente como uma webcomic em 2005, viralizou e hoje dezenas de pessoas o leem todos os dias.

Lidar com algum parente tão próximo com câncer é uma triste realidade pela qual muitas pessoas acabam passando. Ao retratar seu relato pessoal, com sensibilidade e honestidade, o autor criou identificação com muitos leitores, de diversos lugares.

Em entrevista ao site Fanzine, Brian Fies declarou que, apesar dos diversos prêmios que recebeu pela obra, o maior reconhecimento veio de sua própria mãe. “Ela gostou muito. Acho que ela viu minha história como uma forma de criar algo bom e útil com sua terrível provação. Estou orgulhoso disso”.

Para Fies, Mamãe está com Câncer foi uma espécie de terapia para si e para outras pessoas. Os detalhes das surpresas e frustrações da família ao longo do tratamento são situações pelas quais outras pessoas na mesma situação também passam. “Eu queria escrever um livro que gostaria que outra pessoa tivesse escrito para mim”. O retorno percebido pelo escritor é o de muitos leitores que afirmaram que, graças à HQ, eles conseguiram entender melhor o que eles e suas famílias estavam passando – até mesmo aqueles que não enfrentavam problemas relacionados ao câncer.

Quem quiser conhecer melhor o escritor e saber um pouco mais de sua rotina e outros trabalhos pode acessar o blog de Brian Fies: The Fies Files, que ele mantém atualizado.

LEIA TAMBÉM: CÂNCER DE MAMA: UMA DOENÇA QUE AFETA TODOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarkloveLivros

Série Wayfarers: a ficção científica com representatividade

Por Camila Cerdeira Eu acredito que cresci gostando de ficção científica. Meu pai me...

Por DarkSide
SériesVários

O que sabemos até agora sobre a 4ª temporada de Stranger Things

Aviso: Este post contém spoilers da 3ª temporada de Stranger Things O DarkBlog...

Por DarkSide
EntrevistaPrêmio Machado

Bruno Ribeiro: “Porco de Raça é um Esaú e Jacó da deep web”

O sentimento de ser o deslocado do grupo de colegas do colégio foi o gatilho que levou...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkside

Steampunk: Conheça o gênero de Parthenon Místico

Em Parthenon Místico, o autor Enéias Tavares apresenta ao leitor um Brasil bem...

Por DarkSide
DocumentáriosFilmesListasSéries

12 Produções atuais para entender racismo estrutural

O racismo estrutural significa a formalização de um conjunto de práticas...

Por DarkSide