Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

DarksideListas

De VHS para a realidade: a atuação da maçonaria no Brasil

Em seu novo livro Cesar Bravo narra acontecimentos e coincidências estranhas na cidade de Três Rios

A primeira coisa que você precisa saber sobre a cidade de Três Rios, localizada no noroeste paulista, é que ela reúne eventos estranhos e coincidências suspeitas desde sua fundação. A segunda coisa que você precisa saber é que ela não é… real. Pelo menos não do jeito que se espera.

Em VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, livro publicado pela DarkSide® Books, o autor Cesar Bravo criou todo um universo misterioso para uma cidade de 300 mil habitantes a 500 km da capital paulista. O município recebeu seu nome do presidente da instituição fictícia Grande Oriente Maçônico do Estado de São Paulo, a pedido de um dos primeiros compradores de lotes que deram origem à cidade, chamado Ítalo Dulce — guarde este nome.

A escolha de Bravo parte de uma homenagem aos três rios que cortam a região: Rio Verde, Rio da Onça e Rio Choroso. Este último recebeu o nome porque, ironicamente, Ítalo Dulce morreu por afogamento nele, quando ainda se chamava Rio Escuro. O nome “Choroso” é uma homenagem a sua viúva.

LEIA TAMBÉM: DARKSIDE E CESAR BRAVO APRESENTAM: VERDADEIRAS HISTÓRIAS DE SANGUE

Cesar Bravo escreve sobre a maçonaria na cidade de Três Rios
Autor Cesar Bravo

Mas não é só nas páginas da ficção que importantes membros da maçonaria tomaram decisões que mudaram a história e definiram locais pelo mundo. Uma das influências mais conhecidas da maçonaria ocorreu na Revolução Francesa, que propagou os ideais de “liberdade, igualdade e fraternidade”, e a Independência dos Estados Unidos. Ainda hoje, são pilares da maçonaria mundial a assistência e a construção social, e a prática da solidariedade.   

A maçonaria no Brasil

Organizações maçônicas existem em todo o mundo, com algumas variações em seus rituais e composições. No Brasil, o número aproximado de membros é de 200 mil, divididos em três organizações principais: Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, Grande Oriente Brasil e Confederação Maçônica do Brasil. Em números absolutos, o Brasil possui a 3ª maior população maçônica do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Inglaterra. 

As lojas maçônicas espalham-se por todos os estados do país desde o final do século 18, quando a primeira delas se instalou no estado do Pernambuco. As atividades de seus membros estão por trás de campanhas da sociedade e até mesmo da promoção de personalidades na esfera política, desde o âmbito municipal até os altos cargos federais.

Como a maçonaria atua de forma discreta e parcialmente sigilosa, muito se especula sobre o seu funcionamento, rendendo até algumas teorias conspiratórias. O que se sabe, no entanto, é a sua participação ativa em três acontecimento marcantes da história do país: a Independência do Brasil, a abolição da escravatura e a Proclamação da República.

Independência do Brasil e maçonaria

Um fato curioso sobre a distribuição de lojas maçônicas no Brasil é que elas não necessariamente se concentram nas maiores cidades. Segundo dados do site Maçonaria on-line, São Paulo, a mais populosa do Brasil, conta com apenas 94 lojas, uma para cada 130 mil habitantes, aproximadamente. Quem sai na frente neste quesito são as capitais Florianópolis, com uma loja para cada 6 mil habitantes, e Belo Horizonte, que também tem o segundo maior número delas: 141, aproximadamente uma para cada 10 mil pessoas. A cidade com o maior número de lojas é o Rio de Janeiro, com 170.

A seguir, listamos algumas das lojas mais tradicionais do Brasil:

1. Loja Aerópago Itambé

Trata-se da primeira loja maçônica no Brasil, fundada na cidade de Itambé (PE) em 1796 por Manuel Arruda Câmara, um médico e naturalista que trouxe a orientação francesa para criar a sociedade. O Aerópago de Itambé não possui filiação maçônica nacional pois ela é uma proto maçonaria com rito estabelecido diretamente da França. Nos seus primeiros anos a movimentação de pessoas na casa onde a loja estava instalada levantou suspeitas dos moradores, que denunciaram ao Poder Imperial. Por volta de 1802 a Guarda Imperial foi enviada para prender os maçons, mas alguns deles fugiram para semear a maçonaria em outras localidades, como Recife, Cabo de Santo Agostinho e Igaraçu.

2. Loja Maçônica Cayrú

Esta tradicional loja maçônica foi fundada em 1901 e está localizada na cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Méier — ela também é conhecida como Cayrú do Méier. Esta loja inclui-se no sistema federado do Grande Oriente Brasil e tem entre seus princípios o conhecimento da própria história e o ensino profissionalizante. Há 60 anos a entidade patrocina a revista O Cayrú, dedicada à divulgação de assuntos científicos, filosóficos e literários no âmbito da maçonaria.

3. Loja Maçônica Esperança de Nictheroy

A história desta loja está intimamente ligada com a fundação do Grande Oriente do Brasil. Para que a Potência Maçônica pudesse ser reconhecida ela precisaria da existência de pelo menos três lojas maçônicas sob sua jurisdição. Para isso, os membros da Loja Comércio e Artes, fundada desde 1815, concordaram em dividi-la em três lojas, criando assim a União e Tranquilidade e a Esperança de Nictheroy, no ano de 1822 – não coincidentemente no mesmo ano da Independência do Brasil. Apesar de ter tido seus trabalhos interrompidos logo após sua fundação até o ano de 1831, a Loja se mantém em plena atividade até os dias de hoje.

4. Fraternidade Cearense

A primeira loja regular em sua fundação está localizada em Fortaleza desde 1859. Antes dela já existiam outras lojas pela região, mas sem regularidade com as obediências do Brasil. A Fraternidade Cearense foi muito ativa no combate à grande seca de 1877. Dentre seus membros mais ilustres se encontra Dario Telles de Menezes, fundador da marca de cachaça Ypióca.

5. Loja Maçônica Oriente Maracajú

O estado do Mato Grosso do Sul é um dos que possui o maior número de lojas por habitante (uma para cada 20 mil pessoas). Uma das mais tradicionais está localizada na capital Campo Grande, desde 1923. Desde 2007 o prédio onde a Loja se encontra desde 1924 foi tombado como patrimônio histórico da cidade.

LER MAIS

Indicados para você!

VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue - DRK.X
R$ 49,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Ultra Carnem
R$ 49,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Medo ClássicoSéries

Netflix divulga teaser oficial da nova série sobre Drácula

Drácula, a nova série da Netflix dos mesmos criadores de Sherlock, teve seu teaser...

Por DarkSide
ListasLivros

Confira 13 dicas para acertar nos presentes de Natal

O fim de ano chegou e, junto com ele, a correria das compras de Natal e Amigo Secreto....

Por DarkSide
LançamentoVários

MeiaMeiaMeia: As meias Stance chegaram na DarkSide Books

Somos amantes da literatura, adoradores natos das palavras que nos transformam. Não...

Por DarkSide
DarkloveSéries

A Noiva Fantasma: Netflix libera trailer de série inspirada em livro da DarkSide

A Netflix anunciou a adaptação e o elenco da série A Noiva Fantasma, que contará...

Por DarkSide
ListasLivros

13 personagens femininas da DarkSide que você precisa conhecer

Durante muito tempo as mulheres ocuparam um lugar de pouco destaque na cultura pop....

Por DarkSide