Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


EntrevistaPrêmio Machado

Diox: “Muitas famílias pretas vão se identificar com a história”

Ilustrador de Aurora conversa com o DarkBlog sobre o processo de criação da HQ vencedora do 1º Prêmio Machado.

13/01/2021

Aurora, história em quadrinhos vencedora do 1º Prêmio Machado DarkSide, é fruto da mente criativa da dupla Diox e Rafael Calça. A trama é inspirada nas mulheres das famílias dos dois artistas.

LEIA TAMBÉM: PRIMEIRA EDIÇÃO DO PRÊMIO MACHADO DARKSIDE ANUNCIA SEUS GANHADORES

Diocir José de Assis Junior, o Diox, nasceu em Mogi das Cruzes (SP) mas sempre viveu na capital paulista. O artista começou a desenhar antes mesmo de ingressar no mundo dos quadrinhos, arte da qual ele é fã desde criança. Quando era adolescente frequentou as aulas da Oficina Cultural Alfredo Volpi e mais tarde cursou a faculdade de Artes Plásticas e teve aulas de História em Quadrinhos. Atualmente, o artista trabalha para o mercado editorial, ilustrando livros infantis e materiais didáticos, além de também contribuir com o mercado publicitário e de games. O trabalho dele pode ser conferido na sua página do Behance.

Em uma conversa com o DarkBlog, Diox compartilhou um pouco de sua trajetória, o processo de criação de Aurora, conduzido em parceria com o roteirista Rafael Calça, e a repercussão que ele espera que a obra tenha na sociedade.

DarkSide: Conta para a gente um pouco sobre você, sua carreira e amor pelos quadrinhos. Como tudo começou? 

Diox: A primeira memória que eu tenho com desenho é a do meu pai (que era um artista, mas que nunca conseguiu viver de arte) surpreso, mostrando um desenho meu, que tinha uma corrida de carrinhos, para a minha avó. Eu já desenhava muito antes de começar a ler quadrinhos. O meu primeiro contato com as HQs foi através da Turma da Mônica, Disney e só depois, já adolescente, Marvel e DC. Nesse sentido, a minha história deve ser parecida com a de qualquer fã de quadrinhos. Como a minha família era muito pobre, eu só fui ter acesso ao mundo das artes graças à Oficina Cultural Alfredo Volpi, em Itaquera. Durante um bom tempo a “Volpi” foi a minha segunda casa, uma válvula de escape diante da vida dura e desalentada da periferia dos anos 1990 em São Paulo. Lá, tive grandes professores e ganhei dois amigos pra minha vida toda, Eduardo Rosa e João Pinheiro. Verdadeiros camaradas de estudo e de prática. Esses manos me ajudaram na construção do artista e ser humano que sou hoje. Desde a “Volpi” demorou, mas eu consegui entrar na faculdade de Artes Plásticas, que eu só consegui concluir com a ajuda financeira da minha mãe e dos meus irmãos. Com o meu diploma na mão, eu consegui o meu primeiro trabalho na área. Eu desenhava HQs curtas, de forma muito intuitiva, e até cheguei a publicar uma história juntamente com outros artistas. Mas, em 2014, eu ganhei uma bolsa de estudos na Quanta Academia de Artes para o curso de História em Quadrinhos, ministrada pelo mestre Octávio Cariello. Outro ponto de virada na minha vida. De lá pra cá são nove anos trabalhando pro mercado editorial, publicitário e indústria de games.

D: Como surgiu a ideia da arte de Aurora?

D: Logo depois que eu li o roteiro do Rafa eu fiz alguns estudos e mostrei pra ele. A ideia inicial era de um trabalho de linha clara com sombreamento posterior em aquarela, mas com o passar do tempo achei que seria bem mais trabalhoso. Abandonei a ideia e a partir daí optei pelas hachuras – que na verdade se mostraram tão complexas quanto a aquarela (risos).

Foto: Ricardo Lopes

D: Como foi o processo de criação da obra que é tão pessoal para você e o Rafael?

D: O processo criativo começou a partir da leitura e discussão do roteiro com o Rafa, depois veio a parte da documentação e nessa parte o Rafa me ajudou bastante. Comecei a separar fotografias, filmes e até músicas dos períodos em que a história se passava. A ideia era criar uma atmosfera e me envolver o máximo possível. Sem essa parte não me sinto à vontade para começar a desenhar. Só depois eu mandava os esboços das páginas pro Rafa e ele fazia os apontamentos. É importante ressaltar que como as histórias de nossas famílias eram bem parecidas eu usei muitas referências fotográficas da minha família.

D: Em Aurora acompanhamos as batalhas e conquistas de três gerações de mulheres de uma família. O que os leitores da DarkSide® podem esperar dessa leitura?

D: O Rafa narra brilhantemente, de maneira muito singular e sensível, a história de três gerações de mulheres pretas. Muitas famílias pretas vão se identificar com a história, como eu me identifiquei, mesmo não tendo nenhum grau de parentesco com o Rafa. Na minha ideia, o álbum ajuda a entender como funciona o racismo estrutural no Brasil. De como essa estrutura social possibilita a manutenção das injustiças e das desigualdades de geração a geração. De como esse ciclo só pode ser interrompido com oportunidades iguais para todos. Pode até parecer pretensão minha, mas eu gostaria muito que a nossa HQ chegasse ao maior número de pessoas possível, para, juntos, criarmos um debate acerca do que é essa chaga, o racismo. É isso que eu espero.

D. Em sua opinião, qual a importância de iniciativas como o Prêmio Machado para o mercado nacional?

D: Pra mim é de suma importância, principalmente neste momento obscuro de nossa história pelo qual passamos. Só quem vive, ou melhor dizendo, sobrevive de cultura sabe o que nós estamos passando. Ainda mais durante essa pandemia. Então eu só tenho que parabenizar a atitude da DarkSide Books. A cultura brasileira agradece!

LEIA TAMBÉM: RAFAEL CALÇA: “A LUTA NÃO É APENAS POR SOBREVIVÊNCIA, É POR FÉ EM SI EM UM MUNDO INIMIGO”

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

6 Comentários

  • Débora Aquelarde

    13 de janeiro de 2021 às 20:47

    Parabéns, Darkside por iniciativas como este prêmio que só fomentam a cultura! Esperando ansiosamente por “Aurora”!

    • Avatar photo

      DarkSide

      14 de janeiro de 2021 às 18:59

      Contagem regressiva para trazer essa obra para vocês.

  • Thiago (AfroNerd)

    13 de janeiro de 2021 às 21:30

    Só de saber que será uma história afrocentrada e com roteiro e arte de dois artistas incríveis, essa já uma das HQs que mais espero ler em 2021! Só vem AURORA!

    • Avatar photo

      DarkSide

      14 de janeiro de 2021 às 18:55

      Caveirinha está ansiosa para que conheçam esse trabalho incrível!

  • Valéria Borges da Silva Bertuchi

    14 de janeiro de 2021 às 21:30

    Parabéns Darksid pela matéria que esta ótima, pelo incentivo à todos e pela fotografia (linda foto). Eu conheci vcs através da Luka do programa 89 a rádio rock.

    • Avatar photo

      DarkSide

      15 de janeiro de 2021 às 10:02

      Caveirinha ficou feliz em saber que gostou do conteúdo!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMagicae

O significado do ovo na magia

Símbolo da Páscoa, pós-treino de milhões e um item indispensável em uma dieta...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SMúsica

15 Músicas para entrar no clima de Garotas na Escuridão

The Runaways, Pink Floyd, Led Zeppelin, Fleetwood Mac, The Doors, Blondie e tantas...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Oli Sykes se une a Junji Ito em coleção da Drop Dead

A Drop Dead, marca de roupas de Oli Sykes, acaba de anunciar uma colaboração com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Por que mulheres gostam de ler sobre crime e suspense?

Livros com histórias de crime e suspense estão entre os preferidos dos leitores. Mas...

Por DarkSide
ListasMedo Clássico

A Volta do Parafuso: Bly e outras 10 casas fantasmagóricas da ficção

É difícil resistir a uma boa história de casa assombrada. Tais narrativas há muito...

Por DarkSide