Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CrânioFilmesLançamento

Elas em Legítima Defesa: conheça o documentário que inspirou o livro

Jornalista Sara Stopazzolli fez pesquisa e roteiro de documentário sobre mulheres que se viram obrigadas a matar seus parceiros.

18/08/2020

Em 2013, Sara Stopazzolli e sua, irmã Leda Stopazzolli, fundaram a produtora Mera Semelhança, que desenvolve projetos audiovisuais engajados que tratam de temas relacionados à sociedade e aos direitos humanos. Com produções feitas por e para mulheres, alguns temas abordados envolvem violência doméstica e abortos clandestinos. E um dos projetos desenvolvidos foi o documentário Legítima Defesa.

Lançado em 2017, Legítima Defesa é resultado de uma pesquisa que durou mais de quatro anos, cheio de percalços na busca por fontes. A produção é uma parceria entre a Mera Semelhança e a Ocean Films e dá voz às mulheres vítimas de violência que se viram obrigadas a matar seus companheiros abusadores para preservarem a própria vida.

A ideia do documentário surgiu em 2013 e partiu de Leda, que ficou responsável pela produção. Sara se encarregou da pesquisa e do roteiro, mas esta não foi uma tarefa fácil. Além da dificuldade em encontrar estatísticas sobre este tipo de crime, são pouquíssimas as pessoas que passaram por isso que estão dispostas a falar sobre o tema em uma entrevista.

No início, a investigação de Sara Stopazzolli envolveu mergulhar em processos judiciais e compreender todas as implicações da legítima defesa perante a lei. Dos 50 casos que ela investigou em sua pesquisa, apenas 10 mulheres foram encontradas, seis concordaram em mostrar o rosto e, deste grupo reduzido, uma faleceu e duas desistiram às vésperas da filmagem.

Durante o processo a jornalista se questionou se o documentário não seria uma invasão da vida destas mulheres e até pensou em desistir. No entanto, ela se lembrou do lado positivo que tal material poderia acarretar: o da libertação das mulheres que queriam falar sobre suas histórias, além do alerta e apoio a outras pessoas que são vítimas de homens violentos.

Segundo Marcia Heloisa — doutora em literatura, tradutora, pesquisadora e editora da DarkSide® Books —, o documentário seleciona relatos de bravas mulheres, alternando os depoimentos reais de Úrsula Francisco e Daiana Cristina com a reconstituição ficcional do julgamento de Emília.

“O filme mapeia com delicadeza e sobriedade o trágico percurso da violência doméstica à busca por justiça que muitas mulheres enfrentam diariamente em nosso país”, comenta.

Para Márcia, entre os relatos comoventes e a reprodução dos autos no tribunal, Legítima Defesa apresenta um retrato profundamente sensível e impactante do tema. A opção estética de encenar os julgamentos acaba por ser um recurso importante para a narrativa, que preza pela apresentação dos fatos e a reprodução das histórias reais. Nenhuma mulher é tratada como vítima: são sobreviventes que foram obrigadas a tomar suas vidas de volta nas mãos e, no processo, tiveram a oportunidade de redefinir seus caminhos. Legítima Defesa dá voz às suas protagonistas e acompanha seus passos rumo a um futuro de esperança restaurada, com novos horizontes e, quem sabe, inédita liberdade.

O documentário foi lançado na mostra competitiva do Festival Internacional Mujeres en Foco, em Buenos Aires, de onde saiu premiado. Além disso, o material rodou o Brasil em mostras locais, incentivando o debate sobre um tema tão delicado. Hoje ele está disponível nos canais de streaming NOW e VIVO Play.

De um tema tão relevante e uma pesquisa tão vasta, surgiu o pacto com a DarkSide® Books. O livro Elas em Legítima Defesa: Elas sobreviveram para contar não apenas acompanha a trajetória das entrevistadas, mas dá amplitude ao material do documentário. A publicação apresenta a pesquisa completa de Sara Stopazzolli, com histórias inéditas, novos dados e estatísticas que aprofundam o tema.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarksideFilmes

Qual a verdadeira história de Valak?

O universo da franquia Invocação do Mal, ou InvocaVerso para os íntimos, é...

Por DarkSide
FilmesNovidadesSéries

Série de Halloween vai se basear no primeiro filme da franquia

Depois de um leilão acalorado com titãs do gênero como A24, a Miramax e o Trancas...

Por DarkSide
MacabraNovidades

Clive Barker vai parar de ir em convenções para se dedicar a novos livros

Criador de personagens como o Sacerdote do Inferno (famoso Pinhead) e de séries de...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Paperhouse: Uma fantasia sombria obrigatória a todo devoto do terror

Apesar de gostarmos muito do subgênero gore, não é só de sangue, tripas e gritos...

Por Cesar Bravo
Crime Scene FictionE.L.A.SSéries

Tudo o que sabemos da adaptação de Pedra Papel Tesoura para a Netflix

Provocativo, o lançamento de Alice Feeney no projeto E.L.A.S em Evidência já chega...

Por DarkSide