Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

Filmes de terror que também são coming of age

Os queridinhos do terror que abordam a transição para a vida adulta

06/01/2025

Todos sabemos que crescer pode ser uma tarefa particularmente difícil. Logo, não é coincidência que tanto a literatura quanto o cinema tenham explorado o momento criando histórias sobre autodescobertas e novas etapas da vida. O subgênero coming of age, como ficaram conhecidas tais narrativas centradas em processos de amadurecimento dos personagens principais, aparece nos mais diversos tipos de filmes, das comédias aos dramas. 

LEIA TAMBÉM: 6 Filmes que são releituras de contos de fadas

Talvez você conheça o estilo por meio de clássicos oitentistas como Conta Comigo (1986) e Clube dos Cinco (1985), mas já parou para pensar na quantidade de filmes de terror que também são coming of age? O gênero que tanto amamos tem muito mais em comum com esse tipo de história do que normalmente se pensa. Abordando os horrores da adolescência, o terror de legados familiares e as desconfortáveis alterações corporais e hormonais, o terror utiliza enredos fantásticos para explorar a ansiedade de seus jovens protagonistas quando o assunto é entrar no mundo adulto. 

Pensando nisso, a Caveira separou abaixo uma lista com 12 filmes de terror que também são coming of age. Afinal, se crescer já é difícil, crescer em um filme de terror é infinitamente pior 

1. O Telefone Preto (2021)

Baseado no conto de Joe Hill, O Telefone Preto traz Ethan Hawke como um sinistro assassino em série que em 1978 sequestra as crianças da cidade de Denver. Dirigido por Scott Derrickson, responsável por O Exorcismo de Emily Rose (2005), o filme acompanha Finney, um menino de 13 anos que se torna a vítima mais recente do criminoso.

Com temas pesados como abuso e tortura, O Telefone Preto aborda a questão do amadurecimento de Finney, que é forçado a crescer e se transformar em um sobrevivente determinado. Tudo isso com ajuda das vítimas já falecidas do serial killer.

2. Raw (2016)

Dirigido e roteirizado pela cineasta francesa Julia Ducournau, Raw conta a história de Justine, uma jovem caloura do curso de veterinária que durante o ritual do trote é obrigada a comer carne vermelha pela primeira vez, deixando de lado seu vegetarianismo. O único problema é que depois da experiência Justine desenvolve um apetite sinistro por carne humana.

Com uma performance de tirar o fôlego da atriz Garance Marillier, Raw é um filme sobre autodescobertas, utilizando a violência e o horror corporal para trazer temas como desejo, aceitação e sexualidade.

3. Verão de ‘84 (2018)

Embarcando na nostalgia dos anos 1980, Verão de ’84 traz uma história sobre impotência, perversidade e abusos de poder ambientada na pacata cidade de Cape May, que ao longo de uma década vem sendo atormentada pelo desaparecimento de mais de uma dúzia de meninos.

Cansado da situação, Davey Armstrong, de 13 anos, decide resolver o assunto com as próprias mãos. Junto de seus amigos, ele parte em uma investigação que o leva a suspeitar de seu simpático vizinho, o policial local Wayne Mackey. Com um final surpreendente, Verão de ‘84 mostra as dores de crescer e de perceber que as coisas nunca mais serão as mesmas.

4. Possuída (2000)

Deixe de lado o título em português porque Possuída não tem absolutamente nada a ver com possessão. Com o título original Ginger Snaps, o filme canadense é estrelado por Katharine Isabelle como Ginger e Emily Perkins como Brigitte, duas irmãs com um intenso fascínio pela morte que desfrutam de suas vidas como párias na pequena cidade de Bailey Downs. No entanto, sua cumplicidade é abalada quando Ginger tem sua primeira menstruação e é atacada por uma criatura selvagem, que catalisa uma gradual e sangrenta transformação em seu corpo e comportamento.

Alinhando o tropo do lobisomem com a entrada na puberdade, Possuída mostra o amadurecimento forçado das duas personagens, oferecendo uma visão sobre amor fraterno e o que significa ser adolescente. 

5. Deixa Ela Entrar (2008)

De Drácula e Carmilla a Entrevista com o Vampiro e Crepúsculo, histórias de vampiros se mostraram terrenos férteis para abordar a ideia da juventude eterna com a cruel reviravolta de nunca envelhecer. Esse é justamente o ponto de partida do sueco Deixa Ela Entrar.

Ambientado em Estocolmo em 1982, o filme conta a história de Oskar, um menino tímido e solitário, que inicia uma amizade improvável com a nova vizinha, Eli. À medida que os dois se aproximam e se afeiçoam um pelo outro, Oskar descobre que Eli é, na verdade, uma vampira. Deixa Ela Entrar é um filme extremamente humano que utiliza do sobrenatural para abordar o primeiro amor, aceitação e a descoberta de um novo mundo.

6. Somos o Que Somos (2013)

Refilmagem do longa mexicano Somos Lo que Hay de 2010, Somos o Que Somos conta a história das irmãs Iris e Rose Parker, que, após a morte da mãe, são confrontadas com a decisão de continuar ou não com um sinistro legado familiar.

Utilizando uma violência inquietante, Somos o Que Somos aborda tradição e religiosidade, trazendo também o amadurecimento por meio da decisão de se afastar do regime familiar e ir contra as expectativas impostas. 

7. Carrie, A Estranha (1976)

Stephen King é definitivamente um dos autores que mais aborda o amadurecimento em suas obras. Exemplo disso é seu romance inaugural, Carrie, a Estranha, que em 1976 foi transformado em longa-metragem pelo cineasta Brian De Palma. Protagonizado por Sissy Spacek, o filme narra as violências vividas por uma adolescente introvertida e rigidamente controlada pela mãe religiosa.

Vítima de bullying na escola, Carrie descobre que possui poderes telecinéticos logo após sua primeira menstruação, desencadeando eventos catastróficos. Abordando temas como angústia adolescente, descoberta da sexualidade e vingança, Carrie, a Estranha traz uma das cenas mais emblemáticas do cinema de terror. 

8. Garota Infernal (2009)

Resultado da colaboração entre Diablo Cody e Karyn Kusama, Garota Infernal traz Megan Fox como a popular líder de torcida Jennifer Check, e Amanda Seyfried como sua melhor amiga, Needy Lesnicky. A amizade das duas é posta à prova após um ritual satânico dar terrivelmente errado e Jennifer ser possuída por um demônio sedento por sangue. Needy precisa então impedir que a amiga realize um verdadeiro massacre, já que mostra propensão a se alimentar dos garotos da cidade.

Garota Infernal é um filme sobre empoderamento feminino, puberdade e sexualidade, abordando questões como o olhar masculino e a masculinidade tóxica. O filme de Cody e Kusama também é uma história sobre encontrar sua própria individualidade em meio a amizades sufocantes e relacionamentos da adolescência. 

9. Corrente do Mal (2014)

Dirigido e escrito por David Robert Mitchell, Corrente do Mal conta a história de Jay, vivida por Maika Monroe, uma adolescente assediada por uma implacável entidade sobrenatural transmitida através de relações sexuais. Apresentando um antagonista misterioso que muda constantemente de forma e persegue seu alvo até alcançá-lo ou ser passado para a próxima pessoa, Corrente do Mal inovou ao explorar livremente temas como sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, agressão e trauma adolescente.

Outro motivo para dar uma chance para o longa é que suas cenas homenageiam constantemente o clássico de John Carpenter, Halloween

10. It: A Coisa (2017)

Baseado em um dos livros mais adorados de Stephen King, It: A Coisa traz uma história de amadurecimento entrelaçada a situações aterrorizantes e sobrenaturais vividas por um grupo de improváveis amigos. Falando sobre amizade, trauma, amor e pertencimento, It: A Coisa segue sete pré-adolescentes que precisam lidar com os horrores de crescer enquanto são perseguidos por uma entidade maligna que aterroriza a cidade onde vivem, reivindicando a vida de crianças indefesas.

A história foi dividida em dois filmes, ambientados com 27 anos de diferença, mas o primeiro é o que melhor aborda a narrativa de amadurecimento e amizade entre os protagonistas. 

11. A Bruxa (2015)

Devido à sua ambientação no século XVII e estética folk, à primeira vista o longa de estreia do diretor Robert Eggers pode não parecer uma narrativa coming of age. Mas não se deixe enganar pelas aparências. Em A Bruxa, Anya Taylor-Joy dá vida a Thomasin, uma jovem que chega à idade adulta na mesma época em que, devido a divergências religiosas, sua família é expulsa da comunidade puritana. O clã se estabelece então perto de uma floresta e passa a ser aterrorizado por forças sinistras.

Utilizando a temática da bruxaria, A Bruxa traz o amadurecimento de Thomasin e seu reconhecimento enquanto mulher em meio a uma angustiante batalha entre o bem e o mal. 

12. Jovens Bruxas (1996) 

Histórias de amadurecimento são frequentemente entrelaçadas às de bruxaria. Exemplos disso é o clássico dos anos 1990, Jovens Bruxas. O filme dirigido por Andrew Fleming conta a história de Sarah, vivida por Robin Tunney, que após se mudar para uma nova cidade faz amizade com três colegas interessadas em bruxaria. Juntas, as quatro amigas decidem utilizar de seus poderes para mudar suas vidas.

Contudo, logo as coisas saem do controle, colocando sua amizade em risco. Tocando em temas como racismo, padrão de beleza e assédio, Jovens Bruxas traz em seu âmago a questão da amizade e as dinâmicas do ensino médio. 

E aí, também não resiste a um bom filme de terror coming of age? Conta para a Caveira nos comentários qual é o seu favorito! 

LEIA TAMBÉM: 13 Histórias de amor em filmes de terror

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Drácula - First Edition + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Carmilla + Brinde Exclusivo
R$ 800
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
NovidadesPerfil

Andrew Pyper: Uma celebração ao horror clássico em tempos atuais

Quando pensamos em horror clássico, normalmente nos lembramos de nomes como Bram...

Por DarkSide
FilmesResenha

Caveira Viu: Nosferatu

Publicado pela primeira vez em 1897, o romance Drácula do irlandês Bram Stoker foi...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Vencedores do Globo de Ouro 2025 para a alegria dos DarkSiders

A primeira segunda-feira do ano já começou animada para os brasileiros com a vitória...

Por DarkSide
FilmesListas

13 filmes de terror com as melhores campanhas de marketing

Quem nunca ouviu que a propaganda é a alma do negócio? No cinema, por exemplo, a...

Por DarkSide
MagicaeTarot & Oráculo

O Eremita: O que diz a carta do tarot de 2025

No que depender do que diz o tarot, o ano que se inicia tem tudo para ser mais...

Por DarkSide