Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

13 Histórias de amor em filmes de terror

Nada mais assustador do que estar apaixonado

11/06/2024

Há quem diga que terror e romance são gêneros que não se misturam. No entanto, nós sabemos muito bem que isso não poderia estar mais longe da verdade. Seja pela vulnerabilidade ou pelo medo do desconhecido, o terror e o romance se complementam de uma forma única, acelerando o coração de seus espectadores. Afinal de contas, existe algo mais assustador do que se apaixonar? 

LEIA TAMBÉM: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS NAS ADAPTAÇÕES DO TERROR CLÁSSICO

Em meio ao sangue, carnificina e enredos sobrenaturais, muitos filmes de terror encontraram tempo para contar histórias de amor surpreendentemente tocantes, acompanhadas daquela pitada excêntrica que apenas o gênero é capaz de fornecer. Entre slashers, zumbis, vampiros e entidades sobrenaturais, o terror mostra que o amor é para todos, mesmo que algumas histórias nem sempre acabem com finais felizes. Para honrar essas jornadas peculiares e deixar o coração quentinho, a Caveira separou algumas histórias de amor em filmes de terror para você conferir neste Dia dos Namorados.

1. A Múmia (1932)

Estrelado por Boris Karloff, A Múmia não é apenas um clássico dos monstros da Universal, mas também um belo filme de romance. Dirigido por Karl Freund, o filme conta a história de Imhotep, um antigo sacerdote egípcio cujo corpo mumificado é encontrado e inadvertidamente revivido por um grupo de arqueólogos britânicos. De volta à vida, ele passa a procurar seu amor perdido, a princesa Anck-es-em-Amon, a qual acredita ter reencarnado em uma jovem mulher. Trazendo um raro (mas formidável) desempenho romântico para Boris Karloff, A Múmia funciona tanto como uma história de terror quanto como um romance épico, transmitindo a ideia de que o amor verdadeiro é capaz de transcender as barreiras do tempo. 

a mumia

2. Ganja & Hess (1973)

Clássico do cinema de terror de baixo orçamento, Ganja & Hess é uma história trágica sobre vampirismo e amor. Protagonizado por Duane Jones e Marlene Clark, o filme dirigido por Bill Gunn acompanha o Dr. Hess Green, um antropólogo bem-sucedido, que é esfaqueado com uma antiga adaga cerimonial pertencente a uma nação africana conhecida por beber sangue. Após o incidente, ele se torna um vampiro sedento por sangue fresco. Em meio a isso, Hess conhece e se apaixona por Ganja, a esposa de seu antigo assistente, casando-se com ela e posteriormente transformando-a em uma vampira. Misturando drama e terror, Ganja & Hess é a prova de que infelizmente o vampirismo não é um estilo de vida que agrade todo mundo. 

ganja e hess

3. A Mosca (1986)

Quando o diretor David Cronenberg decidiu refilmar o clássico A Mosca da Cabeça Branca (1958), ele não apenas modernizou o enredo e aumentou as cenas de horror corporal, como também reimaginou o filme como um romance inesperadamente trágico. No aclamado remake, Jeff Goldblum vive Seth Brundle, um excêntrico cientista trabalhando em um dispositivo revolucionário de teletransporte que se envolve romanticamente com a jornalista Veronica Quaife, interpretada por Geena Davis. No entanto, o amor dos dois é posto à prova quando um experimento dá terrivelmente errado e Veronica é forçada a assistir a transformação de Seth em um híbrido homem/mosca. Marcado pela química entre seus protagonistas, A Mosca traz um dos finais mais trágicos dos anos 1980, representando as agonias do amor e a desintegração trágica de um relacionamento.

a mosca

4. A Pequena Loja de Horrores (1986)

Baseado no musical off-Broadway e no filme homônimo de 1960, A Pequena Loja dos Horrores acompanha o jovem florista Seymour (Rick Moranis) que encontra uma chance de sucesso por meio de uma planta carnívora falante que exige ser alimentada com sangue humano. Apaixonado por sua tímida e gentil colega de trabalho, Audrey (Ellen Greene), Seymour chega a batizar a planta com o nome da amada. Em meio às decisões moralmente questionáveis do jovem florista e tendências homicidas da planta carnívora, A Pequena Loja dos Horrores ainda encontra espaço para atos musicais animados e para contar a história de romance entre o jovem casal. 

pequena loja dos horrores

5. Drácula de Bram Stoker (1992)

Embora seja uma adaptação exuberante de um dos maiores clássicos da literatura, a versão de Drácula de Francis Ford Coppola muda o tom da história original e a transforma em um romance trágico e arrebatador entre o Conde e a jovem Mina. No filme, Gary Oldman interpreta o famoso vampiro, reimaginado como Vlad, o Empalador, que renuncia ao cristianismo após perder sua amada Elisabetha (Winona Ryder). Séculos depois, ele conhece o advogado Jonathan Harker (Keanu Reeves), cuja noiva Mina Murray possui uma semelhança chocante com a falecida Elisabetha. A atração entre o Conde e Mina é central para a história de Drácula de Bram Stoker, que posiciona o vampiro como um trágico romântico que deseja a qualquer custo recuperar seu amor perdido. Afinal, ele cruzou oceanos de tempo para encontrá-la. 

dracula

6. O Corvo (1994)

Adaptação dos quadrinhos homônimos de James O’Barr, O Corvo é essencialmente uma história sobre vingança guiada pelo luto e amor. O filme, estrelado por Brandon Lee, acompanha Eric Draven, um músico desafortunado que volta do mundo dos mortos em busca de vingança pelo assassinato de sua noiva, Shelly. Infelizmente, O Corvo é marcado por tragédias dentro e fora das telas, sendo mais conhecido pelo acidente que resultou na morte de Lee durante as filmagens. Com uma mensagem sensível e melancólica, tanto o filme quanto os quadrinhos são exemplos de como o amor pode resistir ao tempo e à própria morte. Como ecoa ao final do longa dirigido por Alex Proyas: “se as pessoas que amamos são roubadas de nós, a maneira de mantê-las vivas é nunca parar de amá-las. Edifícios queimam, pessoas morrem, mas o amor de verdade é para sempre”.

o corvo

LEIA TAMBÉM: O CORVO: DOS QUADRINHOS AO CINEMA

7. A Noiva de Chucky (1998)

Talvez o relacionamento de Chucky e Tiffany não seja o mais saudável do cinema, mas a dupla de bonecos definitivamente é um dos melhores casais do mundo do terror. Homenageando clássicos como A Noiva de Frankenstein (1935) a Bonnie e Clyde (1967), A Noiva de Chucky foi responsável por apresentar uma das personagens mais amadas da franquia: Tiffany Valentine (Jennifer Tilly), a ex-namorada de Charles Lee Ray cuja sede de sangue e tendências psicopáticas a tornam o par perfeito para o assassino. Ainda apaixonada, Tiffany rouba Chucky e tenta reanimá-lo, sendo posteriormente morta por ele e revivida no corpo de uma boneca. A interação entre a dupla é o centro do filme e como todo casal, Tiffany e Chucky brigam, compartilham hobbies sangrentos e têm relações sexuais. No fim, A Noiva de Chucky mostra que até mesmo bonecos assassinos merecem encontrar o amor. 

a noiva de chucky

8. Deixa Ela Entrar (2008)

Indo além dos vampiros, das cenas de decapitação e do gore, Deixa Ela Entrar é essencialmente uma história de amor entre dois adolescentes que encontram conforto um no outro. O enervante longa sueco acompanha a improvável conexão entre Oskar, um menino que sofre bullying de seus colegas da escola, e Eli, uma estranha garota que acabou de se mudar para o apartamento ao lado e logo revela ter sede de sangue humano. Apesar disso, os dois desenvolvem um relacionamento inocente e genuíno que os une de forma única. Deixa Ela Entrar é um conto fascinante sobre o primeiro amor, aceitação e amadurecimento.

deixa ela entrar

9. Sede de Sangue (2009)

Oferecendo uma perspectiva inusitada perante o vampirismo, Sede de Sangue conta a história de Sang-hyun, um respeitado padre católico que escapa da morte após uma transfusão de sangue e retorna com um desejo por sangue humano. Enquanto procura se ajustar à sua nova vida e saciar sua sede, ele se voluntaria em um hospital onde encontra e desenvolve sentimentos por Tae-ju, a esposa de um amigo de infância. Do diretor Park Chan-wook, Sede de Sangue posiciona a conexão romântica como central para a história, abordando temas como atração carnal, desejo e as fronteiras entre o certo e o errado.

sede de sangue

10. Primavera (2014)

Um dos primeiros filmes de Justin Benson e Aaron Moorhead, Primavera acompanha Evan, um jovem norte-americano que após perder a mãe decide mudar de ares viajando pela Itália. Lá, ele conhece Louise, uma moça local com quem instantaneamente se conecta. No entanto, o comportamento estranho de Louise desperta suspeitas em Evan, até que finalmente seu terrível segredo é revelado. Entre monstros, imortalidade e entidades cósmicas, Primavera é no fundo uma história sobre amor e conexões improváveis, mostrando como um casal apaixonado é capaz de superar os mais assustadores obstáculos.

primavera

11. Invocação do Mal 2 (2016)

Impossível falar de amor em filmes de terror sem citar a dupla Ed e Lorraine Warren, vividos por Patrick Wilson e Vera Farmiga na franquia Invocação do Mal. Enquanto combatiam entidades demoníacas e forças sobrenaturais, o casal encantou os fãs com seu amor, cuidado e proteção um pelo outro. Em Invocação do Mal 2 (2016), os Warren vão para Enfield, em Londres, ajudar a família Hodgson, que está sendo atormentada por algo maligno. Entre freiras sinistras e possessões demoníacas, o casal ainda encontra tempo para demonstrações de ternura que arrancaram suspiros dos espectadores mais românticos. Basta lembrar da dupla dançando “Can’t Help Falling in Lovede Elvis Presley ao final do filme. 

invocação do mal 2

12. A Forma da Água (2017)

Guillermo del Toro nunca escondeu seu amor por monstros clássicos e contos de fadas. Foi a partir disso que em 2017, por meio de A Forma da Água, o cineasta finalmente concedeu ao clássico O Monstro da Lagoa Negra (1954) o enredo romântico que ele tanto mereceu. O filme conta a história de amor entre Elisa, uma mulher muda que trabalha como zeladora em um laboratório do governo, e uma criatura humanoide trazida das águas da América do Sul e mantida sob cativeiro. Funcionando tanto como uma história de terror quanto um conto fantástico, A Forma da Água é um filme que mostra que o amor floresce nos lugares mais inesperados e que às vezes os verdadeiros monstros são os seres humanos.

a forma da agua

13. Lisa Frankenstein (2024)

Da roteirista Diablo Cody e da diretora Zelda Williams, Lisa Frankenstein é uma releitura modernizada da obra de Mary Shelley, focada em uma adolescente desajustada que se apaixona por um cadáver reanimado da Era Vitoriana. Procurando lidar com o assassinato da mãe e a sua nova vida agora que o pai se casou novamente, Lisa acaba criando uma improvável conexão com um jovem morto em 1837, trazido de volta à vida após seu túmulo ser atingido por um relâmpago. Os problemas de Lisa se iniciam quando seu novo namorado começa a matar pessoas para completar suas partes do corpo. Com um casal divertido, Lisa Frankenstein é um conto macabro sobre vida e morte, que aborda temáticas como as angústias adolescentes, pertencimento e as vivências do primeiro amor.

lisa frankenstein

O amor está no ar

O terror é formado por histórias icônicas de amor. São tantos enredos e casais que fazem nossos corações baterem mais rápido que fica até difícil escolher apenas alguns, não é mesmo? O importante é que de clássicos como Sangue de Pantera (1942) e O Abominável Dr. Phibes (1971), passando pelos vampiros sedutores de Fome de Viver (1983) e o casal Gale e Dewey da franquia Pânico, até filmes mais recentes como Até os Ossos (2022), o terror há muito vem nos mostrando que o amor é plural e assume diferentes formas e facetas. 

E aí, qual filme vai ser o escolhido para esse Dia dos Namorados Dark? Conta para a Caveira nos comentários! 

LEIA TAMBÉM: CAVEIRA VIU: LISA FRANKENSTEIN

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Corvo - Edição Definitiva
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Drácula - Dark Edition + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
1977 - Enfield
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Tudo que sabemos sobre MaXXXine

E quem diria que um terror indie sem distribuição chegaria ao terceiro filme com...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Jogos Mortais XI tem novidades de roteiro e lançamento adiado

Marcus Dunstan, roteirista de Jogos Mortais XI, finalmente atualizou os fãs sobre o...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Pin: Um Trauma feito de loucura e plástico

Alguns filmes sempre foram raros no Brasil, outros acabaram sendo subestimados e...

Por Cesar Bravo
CuriosidadesDarkloveEntrevista

Rachel Rabbit White pelas palavras de Nico Walker (e dela própria)

O que os livros Carrossel dos Desejos e Cherry: Inocência Perdida têm em comum? Numa...

Por DarkSide
GamesMacabraNovidades

Conheça o jogo de tabuleiro de Condado Maldito

Se você é fã da série de graphic novels Condado Maldito e gosta de jogos de...

Por DarkSide