Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


EventosGraphic NovelNovidades

IV Festival Mário de Andrade — 100 anos de Surrealismo terá lançamento da DarkSide

Graphic Novel Nick Carter e André Breton será lançada no evento

12/11/2024

Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, de sexta a domingo, a Biblioteca Mário de Andrade, maior biblioteca pública do estado de São Paulo e a segunda maior do país, promove o IV Festival Mário de Andrade.

Evento mais importante da instituição, o festival vem crescendo em suas últimas edições e em 2023 reuniu mais de 35 mil pessoas no centro da cidade, consagrando-se como uma espécie de virada cultural da literatura, sempre entrelaçada a outras manifestações artísticas.

A edição deste ano celebra os 100 anos do primeiro “Manifesto Surrealista” de André Breton, que norteia toda a programação, composta por uma feira de livros, mesas de debate, rodas de conversa, espetáculos teatrais, shows e exposições, somando mais de 100 atrações inteiramente gratuitas.

O evento pretende jogar luz sobre a participação das mulheres no surrealismo e também explorar os desdobramentos do movimento no Brasil. Para isso, logo na mesa de abertura, a poeta Leila Ferraz, participante ativa do movimento surrealista em São Paulo, protagoniza um debate ao lado da poeta e pesquisadora Maria Lúcia Dal Farra, uma das referências no campo.

As convidadas prestam homenagem a dois grandes nomes da história do surrealismo brasileiro falecidos recentemente, Sérgio Lima (1944 – 2024) e Claudio Willer (1940-2023), debatendo suas obras e investigando as influências do surrealismo na literatura brasileira contemporânea.

O surrealismo inspira o mobiliário desenvolvido para o evento e a cenografia — que colhe referências nas obras de Tarsila do Amaral e Leonora Carrington —, o novo número do Suplemento Pauliceia, publicação da Biblioteca dedicada a textos literários que será lançada e distribuída durante o Festival.

O IV Festival Mário de Andrade contará mais uma vez com a presença de nomes de peso da cultura nacional, a serem divulgados em breve. Nas últimas edições, o público assistiu a shows inesquecíveis de Tom Zé, Marina Lima e Letrux, além de bate-papos antológicos com Geovani Martins, Dudu Bertholini, Ferréz, Davi Kopenawa, entre tantos outros.

Diferentemente do que aconteceu nos anos anteriores, a feira de livros desta edição inova ao privilegiar as editoras pequenas e independentes, que não costumam ter condições de participar de eventos mais comerciais, mesmo com projetos editoriais de excelência.

Os expositores ficam espalhados pela Praça Dom José Gaspar e pela Avenida São Luís, que fica interditada no sábado e no domingo durante todo o festival, permitindo a livre circulação do público pela região. Além da venda de livros, esses espaços também recebem uma programação paralela de bate-papos e sessões de autógrafo, a cargo das editoras.

A valorização do centro da cidade, com toda a sua riqueza e diversidade arquitetônica, artística e humana, é uma das motivações permanentes do Festival, que ocupa diversos espaços dos prédios sede e anexo da Biblioteca, da Praça das Artes e da Praça Dom José Gaspar.

Lançamento de livro: Nick Carter & André Breton: Uma Investigação Surrealista, de David B.

Na programação, a DarkSide® Books irá lançar a graphic novel Nick Carter e André Breton: Uma Investigação Surrealista.

Local: Jardim Contemplativo

Data: 16/11/2024

Horário: das 14h às 15h

Classificação: livre

Com Diogo Cardoso, Ameli Jannarelli e Paulo Raviere.

nick carter e andré breton

Sobre a graphic novel: André Breton, o fundador do movimento surrealista, está perdido: ele não tem mais o amor de sua vida, seus colegas foram embora e, acima de tudo, parece que perdeu o que fez do surrealismo o que ele é. Para investigar o que está acontecendo e encontrar a coisa indescritível que lhe foi roubada, ele contrata seu amigo, o detetive americano Nick Carter, personagem de folhetim criado no final do século XIX por J.R. Coryell nos Estados Unidos e que encantou a primeira geração dos surrealistas. Uma exuberância visual, uma narrativa gráfica que desafia os limites do real e do imaginário, Nick Carter e André Breton: Uma Investigação Surrealista, de David B., da Ed. DarkSide Books, apresenta aquilo que de melhor a arte sequencial consegue produzir, em um passeio eletrizante pelo coração do movimento artístico que redefiniu o século XX.

LEIA TAMBÉM: Lançamento: Nick Carter e André Breton: Uma Investigação Surrealista, por David B.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Cinema Panopticum + Brinde Exclusivo
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Spa + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListasWish

7 filmes de O Vento nos Salgueiros

Existem obras literárias tão icônicas que apenas uma adaptação cinematográfica...

Por DarkSide
CuriosidadesGamesSociedade Secreta

Por que as pessoas estão apavoradas com O Rei de Amarelo?

Já faz mais de um século que Robert W. Chambers lançou seu livro amaldiçoado ao...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Tudo que você precisa saber sobre o spin-off de Stranger Things

Stranger Things ainda nem chegou ao seu capítulo final (vai ser em 31 de dezembro,...

Por DarkSide
E.L.A.SFilmesNovidades

Minha Adorável Esposa vai virar filme na Netflix

E.L.A.S estão com tudo na Netflix. Além da estreia próxima da minissérie adaptada...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Braindead: A definição perfeita entre o gore e o deboche

Pode parecer mentira, mas a verdade é que a censura (direta ou velada) não é, nunca...

Por Cesar Bravo