Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


EventosGraphic NovelNovidades

IV Festival Mário de Andrade — 100 anos de Surrealismo terá lançamento da DarkSide

Graphic Novel Nick Carter e André Breton será lançada no evento

12/11/2024

Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, de sexta a domingo, a Biblioteca Mário de Andrade, maior biblioteca pública do estado de São Paulo e a segunda maior do país, promove o IV Festival Mário de Andrade.

Evento mais importante da instituição, o festival vem crescendo em suas últimas edições e em 2023 reuniu mais de 35 mil pessoas no centro da cidade, consagrando-se como uma espécie de virada cultural da literatura, sempre entrelaçada a outras manifestações artísticas.

A edição deste ano celebra os 100 anos do primeiro “Manifesto Surrealista” de André Breton, que norteia toda a programação, composta por uma feira de livros, mesas de debate, rodas de conversa, espetáculos teatrais, shows e exposições, somando mais de 100 atrações inteiramente gratuitas.

O evento pretende jogar luz sobre a participação das mulheres no surrealismo e também explorar os desdobramentos do movimento no Brasil. Para isso, logo na mesa de abertura, a poeta Leila Ferraz, participante ativa do movimento surrealista em São Paulo, protagoniza um debate ao lado da poeta e pesquisadora Maria Lúcia Dal Farra, uma das referências no campo.

As convidadas prestam homenagem a dois grandes nomes da história do surrealismo brasileiro falecidos recentemente, Sérgio Lima (1944 – 2024) e Claudio Willer (1940-2023), debatendo suas obras e investigando as influências do surrealismo na literatura brasileira contemporânea.

O surrealismo inspira o mobiliário desenvolvido para o evento e a cenografia — que colhe referências nas obras de Tarsila do Amaral e Leonora Carrington —, o novo número do Suplemento Pauliceia, publicação da Biblioteca dedicada a textos literários que será lançada e distribuída durante o Festival.

O IV Festival Mário de Andrade contará mais uma vez com a presença de nomes de peso da cultura nacional, a serem divulgados em breve. Nas últimas edições, o público assistiu a shows inesquecíveis de Tom Zé, Marina Lima e Letrux, além de bate-papos antológicos com Geovani Martins, Dudu Bertholini, Ferréz, Davi Kopenawa, entre tantos outros.

Diferentemente do que aconteceu nos anos anteriores, a feira de livros desta edição inova ao privilegiar as editoras pequenas e independentes, que não costumam ter condições de participar de eventos mais comerciais, mesmo com projetos editoriais de excelência.

Os expositores ficam espalhados pela Praça Dom José Gaspar e pela Avenida São Luís, que fica interditada no sábado e no domingo durante todo o festival, permitindo a livre circulação do público pela região. Além da venda de livros, esses espaços também recebem uma programação paralela de bate-papos e sessões de autógrafo, a cargo das editoras.

A valorização do centro da cidade, com toda a sua riqueza e diversidade arquitetônica, artística e humana, é uma das motivações permanentes do Festival, que ocupa diversos espaços dos prédios sede e anexo da Biblioteca, da Praça das Artes e da Praça Dom José Gaspar.

Lançamento de livro: Nick Carter & André Breton: Uma Investigação Surrealista, de David B.

Na programação, a DarkSide® Books irá lançar a graphic novel Nick Carter e André Breton: Uma Investigação Surrealista.

Local: Jardim Contemplativo

Data: 16/11/2024

Horário: das 14h às 15h

Classificação: livre

Com Diogo Cardoso, Ameli Jannarelli e Paulo Raviere.

nick carter e andré breton

Sobre a graphic novel: André Breton, o fundador do movimento surrealista, está perdido: ele não tem mais o amor de sua vida, seus colegas foram embora e, acima de tudo, parece que perdeu o que fez do surrealismo o que ele é. Para investigar o que está acontecendo e encontrar a coisa indescritível que lhe foi roubada, ele contrata seu amigo, o detetive americano Nick Carter, personagem de folhetim criado no final do século XIX por J.R. Coryell nos Estados Unidos e que encantou a primeira geração dos surrealistas. Uma exuberância visual, uma narrativa gráfica que desafia os limites do real e do imaginário, Nick Carter e André Breton: Uma Investigação Surrealista, de David B., da Ed. DarkSide Books, apresenta aquilo que de melhor a arte sequencial consegue produzir, em um passeio eletrizante pelo coração do movimento artístico que redefiniu o século XX.

LEIA TAMBÉM: Lançamento: Nick Carter e André Breton: Uma Investigação Surrealista, por David B.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Cinema Panopticum + Brinde Exclusivo
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Spa + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoE.L.A.S

Por que livros de mistério são tão satisfatórios

Por Tana French, autora de Árvore de Ossos Eu tinha apenas 6 anos quando me apaixonei...

Por DarkSide
CuriosidadesE.L.A.S

A inspiração de Megan Miranda para escrever Sobreviventes

Quando Megan Miranda estava passando suas férias em Porto Rico com a família, jamais...

Por DarkSide
Conto ExclusivoMúsica

A mixtape perfeita para ouvir lendo os Contos de Natal Dark

Então é Natal e ninguém mais aguenta essa música. Ainda bem que os autores dos...

Por DarkSide
Conto ExclusivoDarkside

Contos de Natal Dark: uma mixtape de aguçar os sentidos

Parte da magia desta época do ano está na nostalgia que ela carrega. Um turbilhão de...

Por DarkSide
FilmesSériesSociedade Secreta

Entrevista com o Vampiro: O livro, o filme, a série

Quando o assunto são vampiros, poucos nomes são tão emblemáticos quanto Anne Rice....

Por DarkSide