Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic NovelLançamento

Lançamento: A Feiticeira da Tempestade, de Osamu Tezuka

Histórias de feitiços, amizade e coragem das pequenas heroínas são um mergulho no mundo da imaginação de Tezuka

27/06/2023

Artista multifacetado, que produziu mangás para os mais diversos públicos e abordou uma variedade de temas e assuntos, Osamu Tezuka dedicou-se igualmente às obras juvenis com afinco e vigor, apresentando histórias com princesas, fadas, bruxas, meninas más e meninos estúpidos, em que usa o universo lúdico e mágico das pequenas heroínas para falar de temas caros à sua obra, como o folclore japonês, o cinema de terror e as histórias de detetive.

A Feiticeira da Tempestade reúne três histórias publicadas na década de 1950. Ambientada no Japão do período feudal, a história que dá título ao livro gira em torno de duas jovens que são envolvidas em uma conspiração e precisam aprender a superar suas limitações, enfrentar os inimigos e uma maldição decorrente do pacto feito por seus pais. No meio de uma acirrada guerra entre clãs, a rainha do castelo Kuwagata sela um acordo com uma feiticeira e aceita trocar os rostos de suas futuras crianças, tendo como contrapartida a segurança do reino. 

O pacto é consumado um ano depois, quando a rainha dá à luz Ruri, uma menina com cara de bruxa, forçada a esconder seu rosto atrás de uma máscara. Hakobe, a filha da feiticeira, nasce com feição graciosa, mas, destoando de seus semelhantes, tem uma natureza positiva e o coração bondoso, o que irá gerar conflito com as intenções maléficas da sua mãe.

a feiticeira da tempestade

A obra inclui também “Agência de Detetives Kokeshi”, cuja protagonista é Pako, uma estudante do ensino fundamental cheia de determinação. Com a ajuda de seu irmão Taro e do cão Moru, ela tenta desvendar os mistérios à sua volta valendo-se da facilidade de analisar a situação com precisão e calma, sem se intimidar com o perigo. Pako é a prova de que idade e tamanho não são obstáculos quando se tem coragem e iniciativa. 

Fechando a coletânea, “Anjo Pink” retrata a jornada da impulsiva Pink, uma nuvem em forma de garota, que desce dos céus para o mundo dos humanos em busca de diversão. Mesmo sob ameaças da rancorosa nuvem de chuva Sepia e do seu pai, sr. Brown, Pink permanece entre os humanos, fazendo amigos rapidamente e ajudando-os com seus poderes sempre que possível. Apesar de alguns reveses, ela transforma o seu círculo com a força da amizade, do respeito e da empatia.

O estilo descontraído e imaginativo dos desenhos de Osamu Tezuka conquista leitores de todas as idades, embora A Feiticeira da Tempestade tenha originalmente almejado o público infantojuvenil. “Quando a sua carreira profissional começou em 1946, Tezuka escreveu para crianças que eram apenas alguns anos mais jovens. A proximidade com os leitores foi fundamental na sua capacidade de se comunicar com eles e alimentou seu sucesso inicial. Na década de 1950, ele ampliou o público leitor e o alcance como escritor, mas permaneceu conectado a seus leitores jovens”, explica Helen McCarthy, pesquisadora britânica e autora do premiado livro The Art of Osamu Tezuka: God of Manga.

Por meio dos mangás com personagens femininas fortes e resilientes, em abordagem pouco comum à época, Tezuka queria não apenas transportar os leitores, especialmente as meninas, ao mundo fantástico e lúdico, mas também despertar suas qualidades e incentivar sua confiança, estimulando a seguirem seus próprios caminhos e verdades, mesmo quando o mundo parece limitá-las.

a feiticeira da tempestade

Osamu Tezuka nasceu em 3 de novembro de 1928 em Osaka. O quadrinista japonês que mais tarde ficaria conhecido como “Deus do Mangá” cresceu em um ambiente familiar com bastante estímulo criativo, tendo contato desde cedo com o teatro Takarazuka, mangá e desenhos animados. Começou a desenhar mangá aos nove anos de idade e estreou como desenhista profissional em 1946, aos dezessete anos, com a publicação de tirinha de jornal Maa-chan no Nikkichō (Diário de Maa-chan, em tradução livre). Formou-se na escola de medicina da Universidade de Osaka em 1951, mas, encorajado pela mãe, escolheu fazer o que mais amava — desenhar mangá e criar anime. Com seu pioneirismo nas formas de expressão por meio do desenho, Tezuka revolucionou o mangá no pós-guerra e sua influência pode ser notada não só no universo dos quadrinhos mas também em outras áreas, como literatura e cinema. Ao longo da vida Tezuka criou mais de 700 títulos de mangá — dentre eles as séries Astro Boy e Hi no Tori (Pássaro de Fogo, em tradução livre) — e 70 animes, recebeu vários prêmios e reconhecimentos internacionais. Continuou a desenhar até poucos dias antes de falecer, em 9 de fevereiro de 1989, aos 60 anos de idade. Dele, a DarkSide® Books publicou O Livro dos Insetos Humanos (2022). Saiba mais em tezukaosamu.net.

“Artista de múltiplos talentos que produzia obras em alta intensidade, Osamu Tezuka sempre esteve conectado aos leitores jovens. Usando como base alguns de seus temas favoritos — folclore japonês em A Feiticeira da Tempestade, cinema de terror e histórias de detetive em Agência de Detetives Kokeshi, ciúmes e amizade em Anjo Pink —, Tezuka agregou princesas, fadas, bruxas, meninas más, meninos estúpidos, adultos pomposos, príncipes bonitos e animais de estimação dedicados, a fim de dar aos seus leitores uma fuga para um mundo de magia ornamentado com dose mínima de realidade.” — Helen McCarthy é autora do premiado The Art of Osamu Tezuka: God of Manga.

Ficha Técnica

Título | A Feiticeira da Tempestade
Título original | Arashi no Yousei
Autor | Osamu Tezuka
Tradutor | Luiz Claudio Bodanese
Editora | DarkSide® Books
Marca | Graphic Novel
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 16 x 23 cm, 240 páginas, capa dura
ISBN | 978-65-5598-270-1

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Feiticeira da Tempestade + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Livro dos Insetos Humanos + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksidePerfil

Peter Straub: A síntese do horror e da beleza na literatura

Existem autores que conseguem explorar o terror muito além dos sustos, dos monstros e...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Novo filme de O Corvo divulga as primeiras imagens

Depois de viver o palhaço Pennywise em It, Bill Skarsgård aparece pela primeira vez...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Superstition: Um filme que irá testar sua descrença

Existe um ditado muito popular entre os colaboradores da Firestar Videolocadora e do...

Por Cesar Bravo
FilmesLivros

4 Livros da DarkSide para quem amou Pobres Criaturas

Ciência, medicina, monstruosidade e a busca humana pelo nosso lugar no mundo. Esses...

Por DarkSide
CuriosidadesFábulas DarkFilmes

Wicked: O livro, o musical, o filme

Que Dorothy nos desculpe, mas há muito que a Bruxa Má do Oeste conquistou nossos...

Por DarkSide