Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksideLançamento

Lançamento: Azul Quase Transparente, por Ryū Murakami

O best-seller repleto de sexo, drogas, rock ‘n’ roll e ultraviolência que construiu a reputação de Ryū Murakami em sua estreia chega para provocar os leitores

02/08/2023

Best-seller lisérgico que transborda lirismo de poros adolescentes. Vultos lânguidos e aglomerados tentam afirmar sua existência diante do tempo fugaz mergulhados no universo do sexo, drogas e muito rock ‘n’ roll. Poesia e a ultraviolência japonesa emolduram as descobertas e os sentimentos sem limite. Uma obra inaugural repleta de verdade que fez o nome do ainda jovem Ryū Murakami se tornar uma das mais potentes e importantes vozes da literatura moderna japonesa.

Ryū, o alter ego e jovem protagonista de 19 anos, reside em um apartamento próximo a uma base militar americana no município de Fussa, na metrópole de Tóquio. Nesse local, ele compartilha com outros homens e mulheres um estilo de vida indulgente e instável, às margens da realidade.

Enquanto tudo ao seu redor parece estar mergulhado em caos e alucinação, Ryū mantém a postura de observador passivo. Ao mesmo tempo em que acompanha cenas de agressão com indiferença e imparcialidade, ele é capaz de contemplar com atenção os delicados movimentos de pequenos insetos, aguçando sua sensibilidade para perceber cada detalhe e sutileza das coisas. Sua atitude, buscando captar tudo ao seu redor, assemelha-se à de um bebê, de acordo com sua companheira Lilly. Vivendo em estado de torpor constante, Ryū submerge gradualmente em suas alucinações, dando vida a seus monstros e desejos. A mente do personagem funde o real, o irreal e o surreal, transformando as palavras em algo corpóreo, de beleza ímpar e libertação suja. Ao subverter o tempo ele passa a existir em todos os planos de sua consciência.

azul quase transparente

Azul Quase Transparente é o romance de estreia e obra representativa de Ryū Murakami, autor de Audição, publicado pela DarkSide® Books em 2022. Ele começou a escrevê-lo quando tinha 20 anos de idade e concluiu em 1976, aos 24 anos, enquanto era estudante na Universidade de Arte de Musashino. O polêmico e escandaloso enredo tem suas raízes nas experiências vividas pelo autor em uma casa militar americana em Fussa, e desde início o trabalho causou um impacto surpreendente no cenário literário.

Narrada pelo protagonista Ryū, a história apresenta fragmentos do cotidiano desses jovens desiludidos e alienados da sociedade japonesa, tudo retratado através de uma escrita uniforme e objetiva. Em vários momentos, o texto narrativo e os diálogos se sobrepõem, refletindo o estado conturbado e a dinâmica dos seus atos alucinantes e desmedidos. Além da alta dosagem de lisergia e libido, a música também é fundamental na vida dos protagonistas e, ao lado do rock ‘n’roll de bandas como The Doors e Rolling Stones, outro nome homenageado na trama é o de Luiz Bonfá, diferentemente do que aconteceu com o artista pop Gotye, que usou sem autorização trecho de música do brasileiro e foi obrigado a dividir os direitos autorais com ele.

Azul Quase Transparente conquistou o 19º Prêmio Gunzō e o 75º Prêmio Akutagawa, concedidos a escritores iniciantes. Durante a seleção deste último prêmio, as descrições explícitas de sexualidade e violência contrastando com a poética e o conceito deste romance teriam gerado um debate acalorado entre o corpo de jurados, dividindo opiniões.

azul quase transparente

A obra recebeu aclamação tanto no Japão quanto no mundo, com quase 4 milhões de cópias vendidas, tornando-se o trabalho de maior tiragem entre os ganhadores do Prêmio Akutagawa. Em 1978, o livro foi adaptado para o cinema, com direção do próprio autor. Segundo Murakami, todas as temáticas e questões abordadas em suas produções literárias posteriores estão inseridas em Azul Quase Transparente, o que fazem desta obra seminal um excelente ponto de partida para desbravar seu universo transgressor e inquietante.

Ryū Murakami nasceu em 1952 em Sasebo, Nagasaki. É romancista, contista, ensaísta e cineasta japonês. Azul Quase Transparente foi seu primeiro romance, publicado em 1976, e rendeu-lhe o Prêmio Gunzō e o Prêmio Akutagawa, ambos para escritores iniciantes. Murakami também recebeu o Prêmio Literário Noma por Coin Locker Babies em 1981, o Prêmio Taiko Hirabayashi por Murakami Ryū Eiga Shōsetsu-Shū (Coleção de Romances de Cinema Ryū Murakami, em tradução livre) em 1996, o Prêmio Yomiuri de Literatura por Miso Soup em 1998, o Prêmio Junichiro Tanizaki por Kyōseichū (Parasitas) em 2000, o Prêmio Noma e o Prêmio Mainichi de Cultura por Hantō o Deyo (Abandone a Península, em tradução livre) em 2005 e o Prêmio de Arte Mainichi por Utau Kujira (Baleia Cantante, em tradução livre) em 2011. Sua obra aborda a natureza humana a partir de temas como desilusão, uso de drogas, surrealismo e a violência no sombrio Japão do pós-guerra. Dele, a DarkSide® Books publicou Audição (2022).

Ficha Técnica

Título | Azul Quase Transparente
Título original | Kagirinaku Tomei Ni Chikai Buru
Autor | Ryū Murakami
Tradutor | Ayumi Anraku
Editora | DarkSide® Books
Marca | DarkSide
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 14×21 cm, 128 páginas, capa dura
ISBN | 978-65-5598-304-3

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Azul Quase Transparente + Brinde Exclusivo
R$ 74,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Audição + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Deadly Blessing: Wes Craven, pesadelos e Sharon Stone

Alguns mestres supremos do terror se tornaram tão fortemente associados a algumas de...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Blumhouse fará um novo A Bruxa de Blair com a Lionsgate

Jason Blum vai reviver A Bruxa de Blair — e se você não captou o que significa essa...

Por DarkSide
Crime SceneLançamento

Lançamento: Lady Killers Profile: Jane Toppan, por Harold Schechter

Em 1891, Jane Toppan jurou cuidar e proteger em sua profissão como enfermeira...

Por DarkSide
Crime SceneNovidades

O.J. Simpson morre aos 76 anos

Aos 76 anos de idade, O.J. Simpson faleceu em decorrência de um câncer nessa...

Por DarkSide
LançamentoWish

Campanha no Catarse: Alice: Edição Pesadelo

O clássico onírico de uma menina que cai num buraco e se questiona sobre a vida, a...

Por DarkSide