Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic NovelLançamento

Lançamento: Cartilagem, por Eloar Guazzelli, Marko Martinz, Renato Turnes e Vander Colombo

Uma história de época que carrega dores universais

18/10/2022

No final do século XIX, na Ilha de Santa Catarina, Isabel tem uma gravidez difícil e envolta em mistérios. Nem mesmo seu companheiro, o pescador Miguel, lida muito bem com a situação, e apenas a parteira Joana parece compreendê-la. Após um parto complicado, nascem dois meninos siameses, Marcos e Mateus

Diante da cruel ignorância da população local e de boa parte de sua família de sangue, os irmãos xifópagos passam a ser tratados como aberrações, criaturas malignas perseguidas e condenadas a viver nas sombras da pequena vila. Um lugar cercado de personagens que retratam um Brasil rude e vil diante das diferenças.

Este é o ponto de partida de Cartilagem, história em quadrinhos que reúne o roteiro original assinado pelos cineastas catarinenses Marko Martinz, Renato Turnes e Vander Colombo, e a arte do experiente ilustrador, quadrinista e animador Eloar Guazzelli. Martins, Turnes e Colombo são responsáveis por alguns premiados longas e curtas-metragens, além de documentários e séries de TV, produzidos pela Vinil Filmes. Já Guazzelli é autor de dezenas de quadrinhos e livros infantis, entre eles, a obra autoral Apocalipse Nau, além de adaptações como Kaputt, de Curzio Malaparte, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

cartilagem

A edição da DarkSide® Books inclui um posfácio da doutora em cinema e educação Karen Christine Rechia, que aborda a dicotomia entre ciência e superstição presente no quadrinho e afirma que “a monstruosidade podia ser vista como prova do pecado, mas também como um elemento divino. Em sua raiz latina, monstrum, que vem de monere diz respeito a um sinal, uma mensagem, uma advertência de que algo bom ou ruim iria ocorrer”. 

Assim como os romances Frankenstein, de Mary Shelley, e O Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo, e o filme O Homem Elefante, de David Lynch, Cartilagem é uma história poderosa sobre como a ignorância, o preconceito e as superstições ante o que foge às supostas normas da sociedade acabam assumindo a forma do verdadeiro monstro.

Eloar Guazzelli nasceu em Vacaria, no Rio Grande do Sul, em 1962. É ilustrador, quadrinista e diretor de arte para animação, formado pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É autor das HQs O Primeiro Dia (2007) e Apocalipse Nau (2014), entre outras. Adaptou para os quadrinhos clássicos como Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, Amar, Verbo Intransitivo, de Mário de Andrade, Demônios, de Aluísio de Azevedo, Kaputt, de Curzio Malaparte, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Recebeu inúmeras premiações em todo o Brasil e participou de exposições e mostras em catorze países.

Marko Martinz, sócio-fundador da Vinil Filmes, é roteirista, diretor de cinema, documentarista e montador.. Saiba mais em vinilfilmes.tv.

Renato Turnes é ator, diretor de teatro e cinema, roteirista e documentarista.

Vander Colombo é diretor e roteirista de curtas, longas e documentários.

“A conceituação de gênio passa por esse estupor que se sente com uma obra. Em geral, a gente intui de onde vêm as ideias, mas, ao ver a cidade do Guazzelli, não sabemos de onde ele tirou aquilo.”

Laerte Coutinho

“Longe de ser panfletário, Guazzelli é um artista que não se distingue da própria obra. Desenho, quadrinho e narrativa constituem seu estar no mundo – nunca na posição de observador, mas de participante ativo da realidade. Forma e conteúdo não se dissociam em Guazzelli.”

Márcio Jr., crítico da Raio Laser

Ficha Técnica

Título | Cartilagem
Autores | Eloar Guazzelli, Marko Martinz, Renato Turnes e Vander Colombo
Editora | DarkSide®
Edição | 1a
Idioma | Português
Especificações | 192 páginas, 17×26 cm, capa dura
ISBN | 978-65-5598-229-9

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Floresta + Brinde Exclusivo
R$ 49,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Bruxa Margaret +Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide
DarkloveLivros

4 Livros para se encantar pela narrativa de Catherine Ryan Hyde

Encontros improváveis e relações humanas repletas de camadas são marcas registradas...

Por DarkSide