Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic NovelLançamento

Lançamento: Cinema Panopticum, de Thomas Ott

Um quadrinho que vai te deixar sem palavras

14/09/2021

A DarkSide® Books tem o prazer de apresentar pela primeira vez no Brasil o universo de sombras e histórias silenciosas do mestre Thomas Ott. Em Cinema Panopticum, os leitores são conduzido por uma jovem menina e sua curiosidade até uma cabine escura repleta de caixas com pequenos filmes. Thomas se apropria da mágica dos cinetoscópios, considerado o primeiro equipamento a conseguir capturar imagens em movimento e nos leva as origens do seu cinema ilustrado. Uma narrativa gráfica cativante, bela e aterradora.

O cinema que conhecemos não se aplica aqui. Em Cinema Panopticum o observador se torna o grande espetáculo e sob os olhos da eterna vigilância alheia aplaudimos o grotesco. É diante dessa dicotomia entre entretenimento e paranoia que se desenvolve a narrativa peculiar desta graphic novel.

O artista é um grande narrador visual acostumado à publicação de histórias curtas, domina o universo das sombras em um preto e branco único e fantasmagórico onde a ausência intencional de balões e recordatórios cria vozes em nossa mente capazes de manifestar no silêncio o verdadeiro espanto diante do horror. No texto que acompanha a edição da DarkSide® Books, a pesquisadora Maria Clara Carneiro comenta a técnica de trabalho de Ott: “Seus desenhos parecem gravuras, em que as ranhuras pretas contribuem para esse ambiente lúgubre de suas histórias. Ele usa a técnica do scratchboard (ou carte à gratter): primeiro, faz o desenho em uma folha, o copia sobre o papel de riscar e, enfim, talha o papel escuro com um estilete, criando esse efeito rasgado, das pequenas linhas sobre a superfície”. Um verdadeiro
assombro visual. Prontos para começar a sessão?

A DarkSide® Graphic Novel é uma expansão do universo sombrio e fantástico da editora, lar de Charles Burns, autor de Black Hole e Big Baby, e de quadrinistas de renome como Dave McKean, Nagabe, Junji Ito, Kate Evans, Emily Carroll, Danilo Beyruth, Bernie Wrightson, Joe Hill, Derf Backderf (de Meu Amigo Dahmer), entre outros. Se você é fanático pela arte sequencial, prepare-se para se surpreender novamente com sua velha paixão. Os que não têm o hábito de ler hqs, não vão se arrepender. Quem aposta no escuro com a DarkSide® costuma virar fã.

THOMAS OTT é quadrinista, animador, músico e artista visual. Nascido na Suíça, os quadrinhos sem texto e em preto e branco são característicos de sua produção, que começou com Tales Of Error (1989) e conta hoje com mais de uma dezena de graphic novels. Ganhou o prêmio germanófono Max und Moritz em 1996, pelo conjunto da obra quadrinística. Cinema Panopticum foi premiado em 2006, em Nápoles, com o prêmio Micheluzzi. Saiba mais em tott.ch

“Em Cinema Panopticum, Ott se propôs o desafio de contar histórias curtas em uma página de exatamente quatro quadros. esse exercício delicado em nada prejudica os contos tampouco o impacto emocional (seja na pequena heroína, seja no leitor): um verdadeiro tour de force do roteiro que ilustra o talento narrativo do autor.”
— JAIME BONKOWSKI DE PASSOS, ACTUA BD —

“As texturas do desenho, o uso do preto e a atmosfera incomparável constroem, página a página, uma narrativa muda
que faz desse um quadrinho único!”
— LISANDRO ESTHERREN (DESENHISTA DE REDNECK), CBR —

“Todos os ingredientes do ‘gratteur’ alemão estão reunidos outra vez — o universo ultrassombrio tipo Charles Burns, histórias sem palavras — em um mise en scène (e também um mise en abyme) magistral.”
— JEAN-MARC, LE ZATA —

Ficha Técnica
Título | Cinema Panopticum
Autor | Thomas Ott
Editora | DarkSide®
Edição | 1a
Idioma | Português
Especificações | 16 x 23 cm, 112 páginas, capa dura

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Escuridão + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
DeathDisco + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesLivros

Glossário de gírias cariocas de Se Acaso Numa Curva

Passado no Rio de Janeiro nos anos 1990, Se Acaso Numa Curva, de Francisca Libertad,...

Por Liv Brandão
EventosNovidades

Bienal do Livro Rio terá escape room em homenagem a Agatha Christie

A Bienal do Livro Rio 2025, que acontece de 13 a 22 de junho no Riocentro, está...

Por DarkSide
CuriosidadesGraphic Novel

Novo Wolverine é inspirado em Hannibal Lecter

O novo Wolverine do Universo Ultimate é tão perturbador quanto genial. Na série...

Por DarkSide
CuriosidadesListas

Os coelhos mais legais da cultura pop

Enquanto o Natal é representado pelo Papai Noel, a Páscoa há muito tempo tem como...

Por DarkSide
Crime SceneLançamento

Irmãos Menéndez: Sangue de Família, por Robert Rand

Na noite de 20 de agosto de 1989, o silêncio da mansão em Beverly Hills foi quebrado...

Por DarkSide