Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic NovelLançamento

Lançamento: Contos de Horror da Mimi, por Junji Ito

O par fantasmagórico perfeito para quem amou a cultuada obra Fragmentos do Horror

12/09/2022

“A realidade é mais estranha que a ficção” – é o que reconhece Junji Ito ao dar vida à personagem Mimi, uma garota atormentada pelos acontecimentos para lá de estranhos em Contos de Horror da Mimi. A expressão, atribuída ao poeta britânico Lord Byron, não poderia ser mais verdadeira neste mangá, pois cada episódio da adaptação de Ito, inspirada nas histórias reais coletadas e compiladas por Hirokatsu Kihara e Ichiro Nakayama no livro Shin Mimibukuro, é uma bela amostra de que às vezes a realidade pode nos colocar em situações tão inusitadas e assustadoras quanto qualquer mente criativa seja capaz de imaginar. 

Fascinado pelas estranhezas apresentadas pelo livro de Kihara e Nakayama, Junji Ito não pensou duas vezes quando surgiu a oportunidade não só de transformar os relatos daquela obra em mangá, mas também de agregar neles o seu toque de excentricidade. As histórias de Contos de Horror da Mimi foram originalmente publicadas em série na revista japonesa de mangá Comic Flapper, entre junho de 2002 e abril de 2003, mesmo ano em que foram compiladas em volume único. Depois de quase duas décadas, o título foi reeditado e voltou às prateleiras japonesas, esgotando-se em pouquíssimas semanas.

Contos de Horror da Mimi

A rotina da Mimi poderia ser como a de muitos estudantes universitários da sua idade, não fossem os eventos sobrenaturais e aterrorizantes que parecem persegui-la. Ora deparando-se cara a cara com a morte, ora sentindo-se observada e coagida por seus estranhos vizinhos, Mimi passa a acreditar cada vez mais nas forças ocultas do universo, o que acaba gerando conflito com seu cético namorado, que se mantém convicto de que tudo não passa da mais pura imaginação e a manifestação de seus medos.

Já “O Boneco de Assombração” retrata a experiência de uma mulher chamada Sakurai, que resgata a memória perturbante da sua infância para criar um boneco para a casa de terror de um parque de diversões. A partir de então, ela passa a testemunhar acontecimentos misteriosos.

Assim como em Fragmentos do Horror, Junji Ito transpõe de forma magistral para os mangás os relatos de eventos misteriosos e sobrenaturais de Shin Mimibukuro, dando continuidade ao legado de tradição milenar dos kaidan, os contos de horror e de fantasmas.

Contos de Horror da Mimi

Junji Ito nasceu em Gifu, no Japão, em 1963. Publicou o seu primeiro mangá em 1987 e, desde então, é reconhecido como um dos maiores artistas a trabalhar no gênero de horror. Dele, a DarkSide® Books publicou Fragmentos do Horror (2017) e Contos de Horror da Mimi (2022). Entre seus trabalhos, estão Tomie e Uzumaki, ambas adaptadas para o cinema, e Gyo, transformada em filme de animação. As influências de Ito incluem os artistas de mangá de horror clássico Kazuo Umezu e Hideshi Hino, assim como os autores Yasutaka Tsutsui e H.P. Lovecraft. 

Nascido em Hyogo em 1960, Hirokatsu Kihara autointitula-se colecionador de mistérios. Depois de graduar-se na Universidade de Artes de Osaka e trabalhar na Top Craft, estúdio de animação que produziu Nausicaä do Vale do Vento, ingressou no recém-fundado Studio Ghibli, onde atuou na produção de Meu Amigo Totoro e O Serviço de Entregas da Kiki. É coautor de Shin Mimibukuro.

Ichiro Nakayama nasceu em Hyogo em 1959 e é graduado pela Universidade de Artes de Osaka. Estreou como escritor com Shin Mimibukuro – Anata no Tonari no Kowai Hanashi (Novo Mimibukuro – Histórias Assustadoras Próximas a Você, em tradução livre), em 1990, concebido em coautoria com Hirokatsu Kihara, com quem lançou a série Shin Mimibukuro em 1998. É autor de outras obras relacionadas ao tema kaidan. Também é colecionador de mistérios e pesquisador de ocultismo.

Ficha Técnica

Título | Contos de Horror da Mimi (Edição Completa)
Título original | Mimi no Kaidan
Autores | Junji Ito, Hirokatsu Kihara e Ichiro Nakayama
Tradutora | Jéssica Ilha da Silva
Editora | DarkSide® Books
Marca | DarkSide® Graphic Novel
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 14 x 21 cm, 248 páginas, capa dura

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Fragmentos do Horror + Brinde Exclusivo
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
DeathDisco + Brinde Exclusivo
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MagicaeMúsicaNovidades

Florence + The Machine fará shows no Brasil

A febre dançante de Florence + The Machine chegará ao Brasil. Foi divulgado nessa...

Por DarkSide
Novidades

Morre Lisa Loring, a primeira Wandinha da TV

A primeira atriz a interpretar Wandinha Addams faleceu no último dia 28 de janeiro....

Por DarkSide
Graphic NovelMúsica

Músicas para ouvir lendo a HQ O Fim da Noite

Três gerações de mulheres negras lutam pela sobrevivência, por direitos básicos, e...

Por DarkSide
NovidadesSéries

O que esperar da terceira temporada de Chucky

A sede de sangue de Chucky segue forte e ele continuará aterrorizando os fãs por mais...

Por DarkSide
EntrevistaGraphic Novel

Thiago Souto conta ao DarkBlog os caminhos de seu Labirinto

Da nostalgia da infância aos desafios do amadurecimento, Labirinto é um verdadeiro...

Por DarkSide