Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic NovelLançamento

Lançamento: Crime Scene Graphic Novel Vol. 1, por Russ Kick (org.)

Crimes clássicos da literatura universal adaptados para os quadrinhos

27/06/2023

Crime e mistério estão entre os gêneros mais populares e longevos da história da literatura. Muitos dos grandes clássicos versam sobre seus aspectos marcantes, desde as tragédias gregas e a Bíblia, passando pelos contos de As 1001 Noites, o Japão do período Edo (1603-1868), as peças de William Shakespeare, até autores do século XX, como Franz Kafka, James Joyce, Truman Capote, Patricia Highsmith e Stephen King.

Crime Scene Graphic Novel Vol.1 reforça o poder do suspense e do true crime dentro do universo dos quadrinhos, gênero que a DarkSide® Books ajudou a solidificar dentro do mercado editorial com obras premiadas como Meu Amigo Dahmer, Green River Killer, Ed Gein, Uma História Real de Crime & Poesia, e Veneno. Idealizada pelo editor e jornalista Russ Kick, a antologia de crime reúne desde obras canônicas da literatura mundial a histórias modernas e contemporâneas, adaptadas para os quadrinhos, trazendo nova vida aos personagens e às tramas que há muito cativam os leitores.

Organizado tematicamente, este primeiro volume abre com “O Ato”, em que acompanhamos os momentos em que os crimes são cometidos em poemas, contos e romances de autores como Baudelaire, Kafka, Dostoiévski, Capote e King. Em seguida, temos os “Criminosos”, cujo foco recai sobre figuras repugnantes de obras como Justine, do Marquês de Sade, e “O Ladrão de Corpos”, de Stevenson, até o noir nórdico de Jo Nesbø. A terceira parte apresenta “Quem é o culpado?”, e se debruça sobre aqueles que cometeram atos abomináveis, desde Sófocles e o Primeiro Livros dos Reis até as histórias de detetives de Poe, Arthur Conan Doyle e Agatha Christie. “Julgamento”, a quarta parte, reúne três potentes adaptações do Evangelho de São João, de Decamerão, de Boccaccio, e do clássico Nathaniel Hawthorne, A Letra Escarlate. Fechando a coletânea, temos a “Punição”, representada pelo Prometeu Acorrentado, de Ésquilo, e Na Colônia Penal, de Kafka, entre outras histórias.

crime scene graphic novel

Crime Scene Graphic Novel Vol.1 apresenta uma seleção diversificada de narrativas visualmente deslumbrantes que, juntas, resultam em uma obra de referência poderosa. Se os autores são nomes consagrados nos últimos 2 mil anos, os 31 artistas aqui reunidos são todos contemporâneos e dos mais variados recantos do planeta. Os quadrinistas talentosos por trás dessas adaptações mergulharam profundamente nas obras originais, cuja maior parte nunca havia sido adaptada antes para as HQs, capturando a essência dos enredos e dos personagens enquanto trazem seu próprio estilo artístico para a página. Em ordem alfabética, os artistas que participam da antologia são Alex Eckman-Lawn, Benjamin Frisch, C. Frakes, Caroline Picard, David W. Tripp, Ellice Weaver, Ellis Rosen, Emi Gennis, Gareth Brookes, Glynnis Fawkes, Hadar Reuven, Jackie Roche, James Wragg, Jane Mai, Karrie Fransman, Kate Glasheen, Keren Katz, Kriota Willberg, Megan Kelso, Ovadia Benishu, Peter Kuper, R. Sikoryak, Rick Geary, Robert Berry, Roberta Gregory, Sarah Benkin, Sarah Crosby, Sophia Glock, Suzy Kim & Patrick Gabrielli, e Theo Ellsworth.

Como afirma a editora Molly Odintz, “quase tudo pode ser visto como uma história de crime e quase tudo pode ser adaptado para uma história em quadrinhos. Poucos, no entanto, tentaram uma fusão tão ambiciosa e peculiar dessas duas verdades quanto o editor Russ Kick com sua nova antologia. […] Com tudo, desde julgamentos bíblicos a poesia decadente e clássicos do século XIX, Kick e seu exército de artistas criaram uma coleção formidável e fascinante”.

crime scene graphic novel

RUSS KICK, organizador desta antologia, faleceu em 12 de setembro de 2021, aos 52 anos. A edição dos seis volumes da antologia The Graphic Canon — os três volumes originais, um volume dedicado à literatura infantil e dois dedicados à literatura de crimes e mistério — foi um trabalho paralelo à sua principal dedicação na vida profissional: expor verdades que são ocultadas do grande público. Como jornalista, escreveu ou editou os livros mais conhecidos da editora Disinformation Company, especializada em teorias da conspiração, ocultismo e política. Como ativista, fundou os websites The Memory Hole e Altgov2 para preservar documentos do governo dos Estados Unidos pouco conhecidos ou em vias de eliminação. A divulgação de fotos de caixões com soldados mortos na guerra entre EUA e Iraque em 2004, que Kick obteve através do Freedom of Information Act, ajudou a mudar a opinião pública sobre o conflito. O último volume da série The Graphic Canon, o segundo dedicado a Crimes e Mistérios, foi lançado originalmente em dezembro de 2021, três meses após o falecimento de Russ Kick.

“De Poe a Kafka e Dostoiévski, todos os mestres estão aqui, nestas representações gráficas da escrita mais sombria e agourenta de todos os tempos. Há muitas revelações, com diferentes artistas e ilustradores assumindo cada história.” — New York Times Book Review

“[Russ Kick] conseguiu criar algo inédito nos quadrinhos. […] É a antologia mais profunda, a melhor vitrine do que a arte dos quadrinhos é hoje e do que ela pode fazer. Isso é uma grande conquista.” — Paul Buhle, Los Angeles Review of Books

“Quase tudo pode ser visto como uma história de crime e quase tudo pode ser adaptado para uma história em quadrinhos. Poucos, no entanto, tentaram uma fusão tão ambiciosa e peculiar dessas duas verdades quanto o editor Russ Kick com sua nova antologia. […] Com tudo, desde julgamentos bíblicos a poesia decadente e clássicos do século XIX, Kick e seu exército de artistas criaram uma coleção formidável e fascinante.” — Molly Odintz, Lit Hub

“Apresentando adaptações de famosos clássicos do crime, muitas delas criadas para este volume, Crime Scene Graphic Novel Vol. 1 exibe uma gama de talentos absolutamente impressionantes. […] Russ Kick apresenta uma pesquisa fantástica da literatura relacionada à atividade criminosa, bem como uma manual sobre tudo o que é possível no formato gráfico. […] Como uma introdução às histórias de crime e mistério, esta edição é incomparável.” — Library Journal

Ficha Técnica

Título | Crime Scene Graphic Novel Vol. 1
Título original | The Graphic Canon of Crime and Mystery Vol. 1
Organizador | Russ Kick
Tradutores | Enéias Tavares, Érico Assis, Marcia Heloisa, Nilsen Silva e Verena Cavalcante
Editora | DarkSide®
Marca | DarkSide® Graphic Novel
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 368 páginas, 21×28 cm, capa dura, 4 cores
ISBN | 978-65-5598-272-5

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Valdenizia

    28 de agosto de 2023 às 14:05

    Amo a DARKSIDE. Que livro incrível. Ansiosa pra comprar o meu.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Meu Filho Dahmer + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide
DarkloveLivros

4 Livros para se encantar pela narrativa de Catherine Ryan Hyde

Encontros improváveis e relações humanas repletas de camadas são marcas registradas...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Medicina Macabra 4, por Arnold van de Laar

Somos seres curiosos por natureza. Embarque conosco no quarto volume da coleção...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Anatomia do Nojo, por William Ian Miller

Somos atraídos pelo desconhecido, pelo macabro, pelo inexplicável. É essa...

Por DarkSide