Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime Scene FictionLançamento

Lançamento: Crimes à Moda Antiga, por Valêncio Xavier

Crimes emblemáticos ocorridos no Brasil do início do século XX pela verve única de Valêncio Xavier

07/11/2023

Um dos nomes mais importantes da literatura experimental brasileira, Valêncio Xavier produziu obras singulares em que texto e imagem se completam para criar documentos literários enraizados no factual e abraçados pela sua verve ficcional. Xavier trilhou um caminho probatório distinto que encontrava nas esquinas da vida e nas próprias experiências a verdadeira matéria-prima para sua literatura. O grotesco da alma humana, associado ao tom sensacionalista e especulativo do jornalismo policial do início do século XX, reverberou e deu uma identidade eterna à obra de Xavier. Fatos, colagens, documentos, revistas, jornais, fotos e ilustrações transformaram sua forma de contar história em documento vivo.

É com muito orgulho que a DarkSide® Books apresenta Crimes à Moda Antiga, que reúne oito dos seus contos verdade em que o autor reconstrói — em seu estilo insólito e inimitável — crimes cometidos no país no início do século passado. Todos baseados em histórias reais, eles exigiram do autor pesquisas no Arquivo Oficial e na Biblioteca Pública de São Paulo e Curitiba, e contam com ilustrações feitas por seu sobrinho, Sergio Niculitcheff, e pelo próprio Valêncio em uma das histórias, que ajudam a compor uma narrativa desconcertante, incômoda, mas não menos instigante.

“Todos os livros de Valêncio Xavier têm como fio da meada essa abordagem pouco reconfortante da morte e das perversidades do sexo, numa potencialização superlativa de sua similaridade autoral com o universo da obra de Dalton Trevisan, outro autor cuja poética igualmente está fundada nos descalabros do convívio social entre anônimos”, afirma o escritor Joca Terron no Posfácio do livro.

crimes à moda antiga

Crimes à Moda Antiga recupera algumas das mais emblemáticas histórias criminais do início do século passado que aconteceram em São Paulo — como os crimes de Rocca e Carletto, o crime da Galeria Cristal, dois dos mais conhecidos crimes da mala, além de apresentar as atrocidades de Febrônio, um serial killer com delírios religiosos — e traz também um caso acontecido em Curitiba, cidade onde o autor se estabeleceu e viveu a maior parte da sua vida.

“Publicadas originalmente em 1978 e 1979 na revista Atenção, de Curitiba, as narrativas misturam o tom sensacionalista dos cinedocumentários e das reportagens de rádio, recuperando na maior parte casos ocorridos numa São Paulo ainda estagiária da sua corrente condição de metrópole refém dos muros eletrificados e da ultraviolência do crime organizado”, acrescenta Terron.

Os crimes são motivados por diversos fatores, geralmente banais, como a cobiça dos ladrões, a honra ferida de um marido traído ou o ciúme. O texto de Valêncio se aproxima do relato jornalístico, e intercala momentos factuais com depoimentos das vítimas, relatórios policiais e demais informações que ajudam a compor a época, as cenas dos crimes e seus desdobramentos, mas também abraçados pela ficção.

Crimes à Moda Antiga inaugura a publicação do trabalho do autor na DarkSide® Books e vai fazer com o que o leitor reviva momentos marcantes da nossa história criminal através do olhar único e perspicaz de Valêncio Xavier.

crimes à moda antiga

Valêncio Xavier Niculitcheff nasceu em São Paulo, em 1933. Mudou-se para Curitiba as 21 anos, de onde nunca mais saiu. Dedicou-se à escrita e ao cinema, trabalhando para jornais ao mesmo tempo que escrevia roteiros e dirigia filmes. Fundou a Cinemateca de Curitiba e trabalhou em museus e espaços culturais. Um dos nomes mais reconhecidos da literatura experimental brasileira, escreveu grande número de narrativas em jornais e revistas, como Nicolau, Revista da USP e o caderno Mais!, da Folha de S. Paulo. Entre suas publicações, destacam-se O Mez da Grippe (Companhia das Letras, 1998; Arte & Letra, 2020), Meu 7º Dia (Ciência do Acidente, 1998), Minha Mãe Morrendo e o Menino Mentindo (Companhia das Letras, 2001), Rremembranças da menina de rua morta nua e outros livros (Companhia das Letras, 2006) e os contos “Minha História Dele” (Ficções, n. 1, 1998) e “Meu Nome é José”, na coletânea A Alegria (Publifolha, 2002). Também traduziu, com Maria Helena Arrigucci, Conversa na Sicília (Cosac Naify, 2002), de Elio Vittorini. Atuou como consultor de imagem em cinema, roteirista e diretor de tv. Como cineasta, recebeu o prêmio de Melhor Filme de Ficção na ix Jornada Brasileira de Curta-Metragem, por Caro Signore Feline. Dirigiu, entre outros, O Pão Negro Um Episódio da Colônia Cecília e Os 11 de Curitiba, Todos Nós. Faleceu em 2008.

“Valêncio é o autor que me atingiu mais profundamente.” — Lourenço Mutarelli 

“Valêncio Xavier definitivamente nos tira da cadeira. Ao trazer para a ficção elementos biográficos e acontecimentos documentados, reorganizados por um narrador não confiável, Valêncio põe em discussão as verdades e mentiras da representação e mesmo da própria realidade.” — Lígia de Amorim Neves

FICHA TÉCNICA

Título | Crimes à Moda Antiga
Autor | Valêncio Xavier
Ilustradores | Sergio Niculitcheff e Valêncio Xavier
Editora | DarkSide® Books
Marca | Crime Scene Fiction
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 160 páginas, 16×23 cm, capa dura
ISBN | 978-65-5598-346-3

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Crimes à Moda Antiga + Brinde Exclusivo
R$ 55,850
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Casos de Família
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesGamesLivros

12 Histórias de suspense que se passam em lugares gélidos e isolados

Imagine a seguinte cena: uma lareira aconchegante situada na sala de estar enquanto o...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkside

Backrooms: Bastidores da realidade?

Ao longo dos anos, a internet se mostrou um lugar particularmente fértil para a...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Brain Dead: Seu cérebro nunca será desligado

Depois de tudo o que foi feito pelo horror nos anos 1980, nosso gênero mais amado (e...

Por Cesar Bravo
Graphic NovelNovidades

Spa, de Erik Svetoft, é finalista do Prêmio Eisner

Tem história publicada pela DarkSide® Books entre os finalistas do Prêmio Eisner...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Alpha: terceiro filme de Julia Ducournau vem aí

A cineasta francesa Julia Ducournau se estabeleceu como uma verdadeira visionária do...

Por DarkSide