Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


LançamentoMacabra

Lançamento: Cultos: A Linguagem Secreta do Fanatismo, por Amanda Montell

O poder dos cultos está por toda parte e nasce na linguagem

13/06/2023

O que torna os cultos tão intrigantes e assustadores? O que os torna poderosos? A razão pela qual tantos de nós assistimos a documentários sobre Charles Manson e Jim Jones aos montes e caímos em tocas de coelho pesquisando sobre pessoas que se afiliam ao QAnon é a busca por uma explicação satisfatória para o que faz com que elas se juntem — e, mais importante, permaneçam em — grupos extremos. Nós secretamente queremos saber: isso poderia acontecer comigo? 

Cultos: A Linguagem Secreta do Fanatismo, novo livro da Macabra em parceria com a DarkSide® Books, examina minuciosamente a forma como as palavras podem ser manipuladas para construir um senso de comunidade, reforçar valores coletivos, impedir o debate, ou até mesmo incentivar comportamento nocivo em nome da ideologia. Amanda Montell reconta histórias de seitas bastante conhecidas e grupos cultistas para examinar como a linguagem tem, historicamente, colaborado com práticas coercivas. 

Por meio de narrativas suculentas e pesquisas profundas, originais e afiadas, Montell expõe os elementos verbais que transformam um amplo espectro de comunidades em “cultos”, revelando como afetam os seguidores de grupos tão notórios quanto os de Jim Jones e Heaven’s Gate, mas também como eles permeiam startups modernas, estratégias de marketing, academias de crossfit e gurus de mídias sociais

cultos

Incisiva e com um humor ácido, a abordagem arrebatadora de Montell vai fazer você questionar até mesmo o seu feed de Instagram. Enquanto provoca a universalidade da influência cultista, a autora defende a humanidade daqueles que foram arrebatados por suas crenças. Tudo isso em uma edição macabrenta em capa dura e repleta de colagens da artista Carol Nazatto.

Às vezes arrepiante, em outros momentos engraçado, mas sempre perceptivo, crítico e muito convincente, Cultos: A Linguagem Secreta do Fanatismo é uma leitura fascinante, acessível e muito informativa sobre o poder da linguagem, e como ela faz nascer e ruir impérios com a escolha certa de palavras. 

A Colheita Macabra na DarkSide Books

A Macabra Filmes e a DarkSide® Books selaram um pacto eterno e inauguraram, no início de 2020, o selo Macabra para apresentar livros e quadrinhos transgressores ao público brasileiro. Casa de obras como o inusitado Medicina Macabra, que reúne casos médicos escabrosos, e o completo Grimório das Bruxas, do estudioso Ronald Hutton, a Macabra apresenta ao público um livro esclarecedor sobre o poder da linguagem para dominar mentes. A fazenda está pronta para uma nova temporada com seus leitores macabros.

Amanda Montell é uma escritora, pesquisadora e linguista nascida em Baltimore, Maryland, EUA. Ela é autora da obra aclamada pela crítica Wordslut: A Feminist Guide to Taking Back the English Language, que está se tornando uma adaptação televisiva em parceria com o FX. Ela também é a criadora e apresentadora do podcast Sounds Like A Cult. Sua escrita já apareceu nas revistas Marie Claire, Cosmopolitan, Glamour, The Rumpus, Nylon, Byrdie e Who What Wear, onde trabalhou como criadora de conteúdo e editora do setor de beleza. Amanda é graduada em Linguística pela Universidade de Nova York e vive no bairro de Silver Lake, em Los Angeles, com seu companheiro, suas plantas e seus animais de estimação. Acompanhe a autora em amandamontell.com.

Carol Nazatto é artista gráfica e colagista brasileira. Formada em moda com especialização em história da arte, busca em seu repertório e suas pesquisas as inspirações para criar histórias em forma de imagens, e encontrou sua paixão artística fazendo experimentações digitais e analógicas. Com a mídia digital, cria soluções gráficas para diversos projetos em parceria com grandes nomes do mercado editorial nacional e europeu, estúdios de design, marcas e produtoras. Com as colagens analógicas cria narrativas poéticas, utilizando o papel como plataforma para criar poesias visuais. Saiba mais em carolnazatto.com.

cultos

“Um exame rigoroso e fascinante sobre o poder que a linguagem tem de nos enfeitiçar. A forma como Montell comanda a linguagem ‘cultista’ a torna tão inesquecível e carismática quanto os gurus que ela impiedosamente disseca.” — Molly Ringwald, atriz de Clube dos Cinco e autora do livro When It Happens to You

“Perspicaz, envolvente e totalmente intrigante. Cultos: A Linguagem Secreta do Fanatismo é uma brilhante e meticulosa análise de poder, de comunidade e das conjunturas que unem essas duas coisas.” — Alexis Henderson, autora do livro O Ano das Bruxas

“Ler Montell é como bater um papo com a sua melhor amiga — ainda que essa conversa esteja calcada em obsessões, truques linguísticos e manipulação. A conexão pessoal da autora com o tema é irresistível, principalmente quando descobrimos que seu pai viveu em Synanon na adolescência e que ela mesma teve uma experiência perturbadora com a Cientologia. […] A forma magistral como Montell traduz nossa necessidade de pertencimento é hipnotizante.” Booklist

“Você nunca mais enxergará os cultos da mesma forma — este livro traz consigo uma visão inesquecível sobre a natureza humana e o poder da linguagem. Eu simplesmente não conseguia parar de lê-lo. […] quero ler absolutamente tudo que essa mulher escrever.” — Chelsea Bieker, autora do livro Godshot

Ficha Técnica

Título | Cultos: A Linguagem Secreta do Fanatismo
Título original | Cultish: The Language of Fanaticism
Autora | Amanda Montell
Tradutora | Verena Cavalcante
Ilustradora | Carol Nazatto
Editora | DarkSide® Books
Marca | Macabra
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 16 x 23 cm, 288 p., capa dura
ISBN | 978-65-5598-267-1

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Manson: A Biografia
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Next of Kin: Mais perto do horror do que você imagina

Uma das formas mais efetivas para que um filme, um livro, ou outra produção...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

MaXXXine: Ti West e Lily Collins chocam fãs com sessão surpresa do filme

Era para ser uma sessão dupla de X e Pearl, mas então veio o plot twist. O diretor Ti...

Por DarkSide
LivrosMagicae

5 Reflexões valiosas do livro Inverno da Alma

Você já parou pra pensar o quanto as estações do ano estão associadas aos nossos...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkside

4 Expedições polares que deram terrivelmente errado

Desde que entendemos o planeta do jeito que ele é (redondo, para que não fiquem...

Por DarkSide
CuriosidadesMacabra

Como morreu Harry Houdini?

Harry Houdini teve uma carreira tão prolífica na arte do ilusionismo que ganhou o...

Por DarkSide