Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarkloveLançamento

Lançamento: Ela Seria o Rei, de Wayétu Moore

"Se ela não fosse uma mulher ou se não fosse uma bruxa, ela seria o rei.”

04/05/2022

Na aldeia de Lai, Gbessa é amaldiçoada ao nascer e exilada de seu povo, pela suspeita de que seja uma bruxa. Mordida por uma cobra e deixada para morrer, ela sobrevive. Nascido como escravizado em uma plantação na Virgínia, June Dey esconde sua força incomum, até que um confronto o obriga a fugir. E, nas montanhas azuis da Jamaica, Norman Aragon, filho de um colonizador britânico branco e de uma escravizada Maroon, herdou o dom da mãe e consegue ficar invisível. Três vidas diferentes, mas com habilidades — ou maldições — em comum.

Estreia literária de Wayétu Moore, Ela Seria o Rei aborda a fundação da Libéria — um dos únicos países africanos não colonizados pelos europeus — a partir de uma mistura verdadeiramente fantástica de história e realismo mágico. O país foi fundado e colonizado no século XIX por escravizados americanos libertos, com o auxílio de uma organização privada, que acreditava que pessoas negras teriam mais chances de prosperar na África do que nos Estados Unidos.

Gbessa, incompreendida por seu próprio povo, encontra uma nova vida na colônia de Monróvia. Quando conhece June Dey e Norman Aragon, não demora muito para que eles percebam que são todos amaldiçoados. Juntos, eles protegem os fracos e vulneráveis, amenizando as tensões entre os colonos e as comunidades indígenas à medida que uma nova nação se forma.

Quando Wayétu Moore tinha 5 anos de idade, sua família deixou a Monróvia para escapar da Primeira Guerra Civil da Libéria. Para proteger as crianças dos horrores do conflito, a avó e o pai de Moore criaram uma narrativa em que os tiros eram lutas de dragões, e os cadáveres, pessoas que dormiam na rua. Após alguns desencontros, a família se mudou para os Estados Unidos, onde Moore começou a escrever para digerir e superar o trauma.

Ela Seria o Rei é um livro de muitas camadas, abordando com maestria temas como exploração de poder, feminismo negro, rebelião contra o colonialismo e a escravidão, resiliência negra e maternidade. O resultado é um romance de estreia comovente, com uma trama mágica e politizada, personagens profundos, espíritos e vozes da natureza, viajantes audaciosos e acontecimentos peculiares — elementos entrelaçados com perfeição em uma narrativa única. 

Acima de tudo, uma ficção histórica sobre pertencimento, seja de um país recém-nascido, que acabou de fincar suas raízes e busca uma identidade própria, seja de seus personagens, que procura seu lugar no mundo e dentro deles mesmos.

Com o lançamento de Ela Seria o Rei, acolhemos Moore em DarkLove e comemoramos os 10 anos da marca que celebra a autoria feminina, apresentando novos talentos literários e convidando os darksiders a um passeio fascinante e enriquecedor por culturas diversas como as apresentadas nas obras de Yangsze Choo, Evie Wyld e Veera Hiranandani.

Wayétu Moore nasceu na Libéria e foi criada em Spring, no Texas. Tem mestrado em Escrita Criativa pela Univedo Sul da Califórnia e em Antropologia e Educação pela Universidade de Columbia. Já escreveu para jornais e revistas como New York Times, Paris Review, Atlantic Magazine e Guernica. É professora de Estudos Africanos na Faculdade de Justiça Criminal John Jay da Universidade da Cidade de Nova York e também fundadora da One Moore Book, organização sem fins lucrativos que, por quase dez anos, publicou e distribuiu livros infantis culturalmente diversos. Ela Seria o Rei é seu livro de estreia. Mora no Brooklyn, em Nova York. Saiba mais em wayetu.com.

“Este ousado romance de estreia usa o realismo mágico para reimaginar a fundação da Libéria… A força e o simbolismo do mito permeiam a fábula cativante de Moore.”
New Yorker

“Uma releitura de tirar o fôlego sobre a fundação da Libéria. O realismo mágico de Wayétu faz qualquer um acreditar em como nós, humanos, estamos conectados com o mundo ao nosso redor.”
Glamour

“A estreia de Moore é um retrato incisivo sobre a convergência de forças brutais — colonialismo e tráfico de pessoas escravizadas —, com pinceladas de magia.”
HuffPost

FICHA TÉCNICA
Título | Ela Seria o Rei
Autora | Wayétu Moore
Tradutora | Larissa Bontempi
Marca | Darklove
Editora | DarkSide® Books
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 304 páginas, 16×23 cm, capa dura

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ela Seria o Rei + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Blanche em Apuros + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide