Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic NovelLançamento

Lançamento: Eu, Lixeiro, de Derf Backderf

As verdades que o lixo revela sobre nós

Todo bom cidadão descarta o seu lixo nos lugares recomendados e depois para de pensar no assunto, com a consciência tranquila por ter cumprido com o seu dever. A questão é que o lixo não desaparece com um toque de mágica logo após ser despejado na lixeira. Na verdade, ele não apenas passa por diversos processos, como é o produto principal de uma indústria bilionária.

A história de Eu, Lixeiro acontece principalmente na primeira etapa da coleta de lixo. Nessa graphic novel acompanhamos a saga urbana de três jovens na casa dos vinte anos que percorrem uma cidade do interior de Ohio pendurados num caminhão de lixo, retirando pilhas e mais pilhas de descartes fétidos e pesados. Em sua rotina desafiadora e exaustiva, os lixeiros precisam lidar com as picuinhas de burocratas municipais, moradores bizarros e inconvenientes, o calor sufocante do verão e as tempestades de inverno, e, acima de tudo, com situações extremamente nojentas.

O autor Derf Backderf já é conhecido dos darksiders por outra obra autobiográfica, ainda que de teor completamente diferente desta. Meu Amigo Dahmer inaugurou o selo DarkSide® Graphic Novel em 2017 e apresentou a convivência do autor com o jovem Jeffrey Dahmer ainda no colégio. Eu, Lixeiro, por sua vez, embora seja uma obra ficcional, é inspirada nas próprias experiências de Derf como lixeiro, após ter terminado o colégio, e anteriores à sua aclamada carreira de quadrinista.

Antes da graphic novel, Backderf havia feito histórias mais curtas baseadas na marcante experiência. Como afirma no prefácio: “Fiz uma história em 2010, depois mais um capítulo em 2011. Mas, enquanto trabalhava na narrativa, ficou evidente que não devia ser outro livro de memórias. Desloquei a trama para os dias atuais e transformei em ficção. […] O álbum se baseia nas minhas experiências, mas em nenhum personagem ou localidade real”.

No entanto, intercaladas à história dos lixeiros, temos muitos momentos de não ficção que detalham o que é nosso lixo e para onde ele vai, além de aprendermos a história do lixo, a estrutura de um aterro, a evolução dos caminhões que transportam os resíduos, quanto lixo produzimos, entre outras informações bastante curiosas, pertinentes e reveladoras. A edição da DarkSide® Books conta ainda com um Posfácio da engenheira sanitária e ambiental Marina Seelig Falcão, que atualiza os números sobre a produção de resíduos nos Estados Unidos e compara com a realidade brasileira.

Suba no caminhão de lixo chamado Betty e viaje com Backderf em uma jornada pelo vasto e secreto mundo do lixo. Eu, Lixeiro é uma história que desperta muitos sentimentos, um relato mordaz, divertido, sensível e por vezes até repugnante. Uma realidade vista pelos olhos da arte, capaz de nos arrancar lágrimas e risos com a mesma intensidade.

A DarkSide® Graphic Novel é uma expansão do universo sombrio e fantástico da editora, lar de Charles Burns, autor de Black Hole e Big Baby, e de quadrinistas de renome como Dave McKean, Nagabe, Junji Ito, Kate Evans, Emily Carroll, Danilo Beyruth, Bernie Wrightson, Joe Hill, Derf Backderf (de Meu Amigo Dahmer), entre outros. Se você é fanático pela arte sequencial, prepare-se para se surpreender novamente com sua velha paixão. Os que não têm o hábito de ler hqs, não vão se arrepender. Quem aposta no escuro com a DarkSide® costuma virar fã.

DERF BACKDERF vendeu seu primeiro cartum, um retrato nu de sua professora da sexta série, por dois dólares a um colega de classe que o utilizou para propósitos indescritíveis. Hoje ele é um dos mais lidos criadores de quadrinhos independentes. O artista e escritor, que trabalha em um estúdio não aquecido no sótão de sua casa em Cleveland, cresceu em uma pequena cidade rural em Ohio, experiência que inspirou suas graphic novels Eu, Lixeiro, Punk Rock & Trailer Parks e o bestseller internacional Meu Amigo Dahmer (DarkSide® Books, 2017), que lhe rendeu um prêmio no Festival de Angoulême, França, em 2014, e foi adaptado para o cinema em 2017 pelo diretor Marc Meyers. Saiba mais em derfcity.com

“Eu, Lixeiro é uma leitura engraçada, educacional e assustadora.”
— THE COMICS JOURNAL —

“Assim como em Meu Amigo Dahmer, Backderf faz um trabalho excepcional em humanizar o insalubre.”
— COMICS BEAT —

“Intrigante, hilária e fedorenta.”
— ENTERTAINMENT WEEKLY —

Ficha Técnica
Título | Eu, Lixeiro
Autor | Derf Backderf
Tradutor | Érico Assis
Editora | DarkSide®
Editora | DarkSide® Graphic Novel
Edição | 1a
Idioma | Português
Especificações | 16 x 23 cm, 256 páginas, capa dura

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Eu, Lixeiro + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
MEU AMIGO DAHMER
R$ 74,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

10 Filmes de terror brasileiros para morrer de orgulho

A cada quatro anos os brasileiros se reúnem com um motivo em comum: a Copa do Mundo....

Por DarkSide
FilmesListas

5 Filmes trevosos com Jenna Ortega

O universo do terror ama uma scream queen, e Jenna Ortega chegou com tudo. Nem só de...

Por DarkSide
ListasMagicae

3 Feitiços para fazer em dezembro

O fim do ano está se aproximando e para muitas pessoas essa é uma época desafiadora...

Por DarkSide
FilmesListas

10 Filmes que misturam terror com comédia

Terror e comédia são provavelmente os gêneros mais difíceis de se trabalhar na...

Por DarkSide
FilmesListasSéries

A escola Wandinha de jovens trevosas

“Ela está naquela fase em que só se pensa em uma coisa.” Se o seu primeiro...

Por DarkSide