Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksideDarkSide RecordsLançamento

Lançamento: Heróis do Blues, Jazz & Country, por Robert Crumb

A playlist ilustrada da história do blues, do jazz e do country no traço de Robert Crumb em uma edição para amantes do vinil

11/07/2024

Um tributo de um dos maiores ícones dos quadrinhos underground aos inovadores musicais que o inspiraram, Heróis do Blues, Jazz & Country é uma obra obrigatória para os fãs de Robert Crumb, dos quadrinhos e dos amantes da música.

Qualquer um que conheça o trabalho de Crumb como ilustrador sabe de sua paixão pela música dos anos 1920 e 1930. Nos anos 1980, para homenagear os músicos responsáveis pela sua formação musical, o artista produziu três séries de cards coloridos retratando pioneiros do blues, do jazz e do country, quase sempre inspirados em fotografias antigas e raras. No início deste século, ele reuniu este trabalho em livro, que agora ganha sua primeira edição no Brasil, dentro da DarkSide Records, nova coleção da DarkSide® Books.

Além das belíssimas ilustrações de Crumb, que conseguem captar o espírito daquele tempo seminal da música norte-americana como poucos, a obra conta com perfis biográficos dos músicos e bandas escritos por estudiosos como Stephen Calt, David Jasen e Richard Nevins. E, como bonus track, uma introdução de Terry Zwigoff, diretor premiado e responsável pelo documentário Crumb (1994), sobre o amigo e parceiro de banda, a R. Crumb and his Cheap Suit Serenaders, que toca os mesmos gêneros musicais homenageados nesta obra.

heróis do blues jazz e country

Entre as lendas do início do blues, estão Mississippi John Hurt, Son House, Blind Lemon Jefferson, Memphis Minnie, Charley Patton, Jaybird Coleman, Ramblin’ Thomas e Big Bill Broonzy. Já os retratos dos grandes nomes da origem do jazz se destacam da maioria do trabalho do artista, pois foram originalmente pintados e não desenhados, o que os torna ainda mais fascinantes. Entre eles, nomes consagrados como Louis Armstrong, Bix Beiderbecke, Duke Ellington, Sidney Bechet, Fats Waller e Benny Goodman, e outros menos conhecidos por aqui, mas não menos importantes, como Lil Hardin, King Oliver, Earl Hines, Bennie Moten e Mary Lou Williams.

E entre os pioneiros da música country retratados por Crumb destacam-se artistas como Jimmie Rodgers, The Carter Family e Eck Robertson and Family, além de grupos há muito esquecidos, como Gid Tanner & the Skillet Lickers, The Happy Hayseeds, Ernest Stoneman & his Blue Ridge Corn Shuckers e Al Hopkins and his Buckle Busters

Robert Crumb, inclusive, foi um colecionador contumaz destes músicos e discos antigos de 78 rpm. “Colecionar sempre foi meu vício preferido. Li um livro sobre jazz, de 1939, que tinha um capítulo, “Procurando discos”, que falava sobre bater nas portas da vizinhança negra. Eu tinha 18, 19 anos a primeira vez que saí batendo nessas portas, na vizinhança negra em Delaware, onde morava. E aqueles negros pobres ainda tinham velhos gramofones em casa e discos da década de 1920. E eu perguntava se queriam me vender aquilo, e na maioria das vezes conseguia. Pagava 10 centavos por cada um deles e achei discos incríveis assim. Aquela música era incrível. Os discos geralmente eram muito detonados, furados de tanto usar, cheio de arranhões, mas era uma música fabulosa. Os bons discos eram poucos, encontrar uma pilha deles em um só lugar era uma experiência eufórica e emocionante, mas rara, é claro”, disse em uma entrevista exclusiva ao jornalista e editor Bruno Dorigatti, em 2010, quando esteve no Brasil. Ele ainda mencionou o respeito e admiração pelo mestre Pixinguinha, que bem poderia estar entre os mestres desta obra.

heróis do blues jazz e country

Essa relação profunda de admiração e respeito pelos seus ídolos torna Heróis do Blues, Jazz & Country algo ainda mais especial, feito de fã para fã, um belíssimo registro dos primórdios da música norte-americana em todo seu vigor.

DarkSide Records

O universo Dark tem uma frequência própria. Ecos, ruídos, poesias, gritos e canções se misturam para materializar um portal capaz de acessar nossa alma. Toda existência tem uma trilha sonora e a nossa é ouvir eles e vocês. Nesta coleção musical, a DarkSide® Books apresenta cinco livros musicais para fazer parte da sua playlist literária. União Perfeita de Elementos Contrários revela a alquimia poética de Maynard James Keenan e Sarah Jensen, trazendo a criatividade e paixão do vocalista do Tool, A Perfect Circle e Puscifer. Nação Tomada pelo Medo, de Thom Yorke e Stanley Donwood, da icônica banda Radiohead, tece um tapete de sonhos sombrios e visões inquietantes. Heróis do Blues, Jazz & Country, de Robert Crumb, é um guia ilustrado que revive os espíritos dos mestres do blues, jazz e country, enquanto Thelonious Monk!, de Youssef Daoudi, desenha a sinfonia visual da vida de um dos maiores pianistas de jazz da história. E em Música para Morrer e Renascer, Valzhyna Mort sussurra versos que ecoam como cânticos do além. Som e palavra caminham juntos em nosso mundo, toda obra literária ecoa na sinfonia das sombras, toda obra sonora vibra, toda vida é canção.

heróis do blues jazz e country

Robert Crumb é o principal quadrinista do movimento comix underground, que surgiu na Califórnia nos anos 1960. Criador de personagens icônicos como Mr. Natural e Fritz the Cat, é autor de dezenas de quadrinhos, incluindo uma adaptação de O Livro do Gênesis. Como músico, tocou banjo e cantou na R. Crumb and his Cheap Suit Serenaders, criado nos anos 1970 e dedicado à música dos anos 1920 e 1930, como ragtime, jazz, swing, country, blues e música de vaudeville. Ele mora na França desde o início deste século. Saiba mais em rcrumb.com.

Stephen Calt, historiador, autor de duas aclamadas biografias musicais, mora na cidade de Nova York.

David Jasen é diretor do Arquivo de Música Popular no campus C.W. Post da Universidade de Long Island.

Richard Nevins é historiador de música.

“Este belo livro reúne as obsessões de Crumb. É lindo. Maravilhoso. Um dos grandes livros de música — e de arte — de todos os tempos.” — Danny Kelly, The Guardian

Ficha Técnica

Título | Heróis do Blues, Jazz & Country
Título original | Heroes of Blues, Jazz & Country
Autor | Robert Crumb
Tradutor | Leo Moretti
Editora | DarkSide® Books
Marca | DarkSide
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 256 páginas, 18×18 cm, capa dura, colorido
ISBN | 978-65-5598-400-2 

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Poochytown + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesFilmes

Você sabia que Viagem Maldita foi inspirado num caso real?

Não existe nada mais aterrorizante do que um filme de terror baseado em uma história...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Dark Night of the Scarecrow: Frank De Felitta como você nunca imaginou

Vocês já pararam para se perguntar de onde vem nosso fascínio pelos filmes antigos?...

Por Cesar Bravo
DarksideMúsica

Celebre os Heróis do Blues, Jazz & Country com essa playlist

Além de um ilustrador brilhante, Robert Crumb era um apaixonado pela música dos anos...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

Crianças podem ser consideradas psicopatas?

O ser humano é mau até que prove o contrário ou ele nasce bom e a sociedade o...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidadesProfissionais da Morte

4 Profissões da morte que você não imaginava que existiam

Você já pensou em trabalhar diretamente com a morte? Quando pensamos em...

Por DarkSide