Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarkloveDarkSide RecordsLançamento

Lançamento: Música para Morrer e Renascer, por Valzhyna Mort

Uma poderosa melodia de sobrevivência

11/07/2024

Aclamado pelo The New York Times como um dos melhores livros de poesia de 2020 e vencedor do Prêmio Internacional Griffin de Poesia, Música para Morrer e Renascer nos presenteia com um conjunto poderoso de cartas poéticas dedicadas aos mortos. Partindo do legado da morte em uma família na Bielorrússia, a poeta Valzhyna Mort se faz valer de uma força ao mesmo tempo lírica e brutal para elaborar a perda e o luto.

Nascida na Bielorrússia e atualmente morando nos Estados Unidos, Mort conjura um ritual rítmico e vertiginoso de lembranças em um mundo insensível aos apelos à virtude e à justiça. Traçando um caminho de devastação desde os efeitos do acidente nuclear de Chernobyl e um sistema educacional controlado pela ideologia até os campos de trabalho forçado soviéticos e os massacres da Segunda Guerra Mundial, ela se lança em uma exploração de traumas históricos, utilizando a poesia para dar voz às vítimas.

Lançamento som e fúria da DarkSide Records, nova coleção da DarkSide® Books, Música para Morrer e Renascer desafia as narrativas estabelecidas pela história e convida o leitor a compreender o impacto duradouro do trauma e da ausência. Os poemas confrontam os fantasmas históricos do pós-guerra, ponderando sobre o poder da memória e o modo como lidamos com ela.

música para morrer e renascer

Esta coletânea visceral é um testemunho poético da dor e um chamado à reflexão sobre a resiliência humana e a necessidade contínua de lembrar. Mort transcende fronteiras geográficas e temporais, revelando a universalidade da perda e a beleza da sobrevivência através da música de suas palavras.

DarkSide Records

O universo Dark tem uma frequência própria. Ecos, ruídos, poesias, gritos e canções se misturam para materializar um portal capaz de acessar nossa alma. Toda existência tem uma trilha sonora e a nossa é ouvir eles e vocês. Nesta coleção musical, a DarkSide® Books apresenta cinco livros musicais para fazer parte da sua playlist literária. União Perfeita de Elementos Contrários revela a alquimia poética de Maynard James Keenan e Sarah Jensen, trazendo a criatividade e paixão do vocalista do Tool, A Perfect Circle e Puscifer. Nação Tomada pelo Medo, de Thom Yorke e Stanley Donwood, da icônica banda Radiohead, tece um tapete de sonhos sombrios e visões inquietantes. Heróis do Blues, Jazz & Country, de Robert Crumb, é um guia ilustrado que revive os espíritos dos mestres do blues, jazz e country, enquanto Thelonious Monk!, de Youssef Daoudi, desenha a sinfonia visual da vida de um dos maiores pianistas de jazz da história. E em Música para Morrer e Renascer, Valzhyna Mort sussurra versos que ecoam como cânticos do além. Som e palavra caminham juntos em nosso mundo, toda obra literária ecoa na sinfonia das sombras, toda obra sonora vibra, toda vida é canção.

Valzhyna Mort, renomada poeta e tradutora de Minsk, Bielorrússia, é autora de três aclamadas coleções de poesia: Factory of Tears (2008), Collected Body (2011) e Música para Morrer e Renascer (2020). Escritos tanto em inglês quanto em bielorrusso, seus poemas e ensaios foram publicados em veículos renomados como The New Yorker e Poetry. Mort editou e coeditou antologias e atualmente leciona na Universidade Cornell. Música para Morrer e Renascer conquistou o Prêmio Internacional Griffin de Poesia em 2020 e o Prêmio Rilke da UNT em 2022.

música para morrer e renascer

“Um estudo impactante sobre o que a Bielorrússia pode ensinar acerca da violência estatal, da memória coletiva e do papel da poesia na resistência contra a tirania. Através da linguagem, Mort captura os contornos da dissidência. Monumentos soviéticos erguem-se em Minsk como odes concretas ao terror, à repressão e ao silêncio. E, no entanto, Música para Morrer e Renascer parece ser seu próprio monumento, não apenas para os bielorrussos, mas também para as vítimas da violência do Estado ao redor do mundo.” — The New Yorker

“Mort é reconhecida na Europa como uma defensora da língua e da identidade bielorrussas. Em inglês, seus poemas, apresentados em versos livres, parecem ecoar a história complexa e altamente pressurizada de seu país em uma voz que é ao mesmo tempo estranha, íntima, solitária, hilária, surreal e dolorosamente real.” — NPR

Ficha Técnica

Título | Música para Morrer e Renascer
Título original | Music For The Dead
Autora | Valzhyna Mort
Tradutora | Luci Collin
Editora | DarkSide® Books
Marca | DarkLove
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 112 páginas, 14x21cm, capa dura
ISBN | 978-65-5598-401-9

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Afrofutulírica + Brinde Exclusivo
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide