Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura v. 1, por H. P. Lovecraft e François Baranger

A versão ilustrada definitiva da obra-prima do horror cósmico de Lovecraft

18/05/2023

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de horror e da cultura popular. Desde os anos 1920, seus contos e novelas povoam e perturbam a mente de gerações de leitores e artistas, e influenciam inúmeros romances, jogos, quadrinhos, discos, filmes e séries. Sua novela Nas Montanhas da Loucura, publicada pela primeira vez na revista Astounding Stories em 1936, é um clássico absoluto. Agora, o artista francês François Baranger apresenta a versão ilustrada definitiva da história em dois volumes. A arte de Baranger consegue evocar de forma realista e fiel o universo sombrio, etéreo, nebuloso e cósmico criado pelo autor.

“De certa forma, imaginei Lovecraft como um diretor de cinema que acabara de me contratar para criar a arte conceitual de sua história. Então reli a história como se fosse um roteiro, selecionando as partes mais poderosas”, explica Baranger, que também seguiu os mesmos princípios para ilustrar O Chamado de Cthulhu, publicado pela DarkSide® Books em 2021. O resultado é uma edição única, em capa dura e formato grande, que permite apreciar as incríveis pinturas do artista em todos os detalhes, onde a atmosfera aterrorizante do autor salta aos olhos a cada página. “Tentei entrar na mente do autor para melhor transcrever seu universo. É por isso que minha versão é muito fiel. Não tentei modernizar Lovecraft, mas me ater às suas verdadeiras intenções e descrições.”

A história começa na cidade fictícia de Arkham, em 1933. O professor Dyer, um eminente geólogo, descobre que em breve uma expedição científica partirá para a Antártida com a ambição de seguir os passos da expedição que ele mesmo liderou em 1931. Na esperança de impedir essa tentativa, Dyer decide fazer um relato completo dos trágicos eventos aos quais sobreviveu, desta vez sem omitir as passagens que havia descartado em seu retorno, por medo de ser tomado por louco. 

Dois anos antes, navios fretados pela Universidade de Miskatonic haviam desembarcado no continente congelado no início do verão austral, e o contingente de quatro professores e dezesseis alunos imediatamente começou a trabalhar. 

Os primeiros resultados não tardaram a chegar e o biólogo da expedição, professor Lake, partiu com vários membros da equipe para seguir uma promissora trilha fossilífera. Após apenas alguns dias, ele anunciou pelo rádio que havia descoberto espécimes incríveis de uma criatura desconhecida e milenar, antes que a comunicação fosse rompida com o mundo exterior diante da aproximação de uma terrível tempestade. Gelo, medo, loucura e uma paisagem desértica congelada no tempo, criaturas inomináveis com milhões de anos em total preservação, esquecidas ou escondidas no silêncio glacial e montanhoso na Antártida…

nas montanhas da loucura

Sempre fascinado pelo universo de H.P. Lovecraft, François Baranger, ilustrador reconhecido mundialmente por seu talento como concept artist para cinema e videogames, encarou a tarefa hercúlea de traduzir em imagens suas obras-primas. Como afirma o romancista francês Maxime Chattam no prefácio dessa edição do primeiro volume: “Além de seus traços formidáveis, há essa visão iluminada da aventura, do mistério, do horror. Vejam como ele conseguiu nos projetar sobre o gelo. Cada imagem é uma jornada. Cada transição, um tremor. Vocês logo vão sentir o frio, vão querer gritar aos personagens para não descerem por esse buraco, vão temer que o platô congelado que protege os Grandes Antigos se derreta e libere seu odor infecto… Isso porque François deu vida ao texto, e ainda mais, deu uma emoção visual!”.

Esta novela de Lovecraft inspirou gerações de autores e diretores, de Neil Gaiman e Stephen King a John Carpenter, diretor de O Enigma de Outro Mundo (1982), a Guillermo del Toro, que ainda sonha em trazê-la para as telas. Agora todos nós podemos apreciar a beleza cósmica lovecraftiana envolta no olhar denso, enigmático e preciso de Baranger. Uma obra de arte colossal em forma de livro.

Howard Phillips Lovecraft nasceu em 20 de agosto de 1890 na cidade de Providence, Rhode Island, nos Estados Unidos. Desde pequeno, Lovecraft apresentava uma saúde delicada, com casos agravados por constantes mudanças ao longo da vida e, ainda que não tivesse frequentado a escola com regularidade, foi uma criança intelectualmente precoce. Sua juventude foi dedicada à poesia, e apenas aos 27 anos de idade que começou a se aventurar pelo terror, pela fantasia e pela ficção científica, gêneros que o consagraram como um dos mais talentosos autores do planeta. Seus contos e novelas, inspirados constantemente por pesadelos, são discutidos até hoje por uma legião de leitores impactados pela sua mitologia repleta de simbolismos. Pai de inúmeras entidades monstruosas, Lovecraft foi responsável por disseminar o cosmicismo ao explorar a indiferença do universo em relação à existência humana, que pode ser varrida da História a qualquer momento. Em 1937, sofrendo com a progressão de um câncer no intestino, Lovecraft se internou no Hospital Memorial Jane Brown, morrendo cinco dias depois, em 15 de março, aos 46 anos de idade. O jazigo da família Phillips, no Swan Point Cemetery, em Providence, ainda guarda seu túmulo. De sua autoria, a DarkSide® Books publicou os livros de contos H.P. Lovecraft: Medo Clássico v. 1 (2017) e v. 2 (2021).

François Baranger nasceu em 1970 na França. Artista e ilustrador multifacetado, ele trabalha sobretudo produzindo concepts para filmes (Harry Potter, Fúria de Titãs, A Bela e a Fera) e jogos de computador (Heavy Rain, Beyond: Two Souls), além de ilustrar várias capas de livros. Publicou sua primeira trilogia de ficção científica, Dominium Mundi, em 2016 e 2017, e é autor do thriller L’Effet Domino (2017). O Chamado de Cthulhu (DarkSide® Books, 2021) é sua primeira adaptação da obra de Lovecraft, seguida de Nas Montanhas da Loucura. Saiba mais em francois-baranger.com.

“A ficção de Lovecraft é um dos pilares do horror moderno.” — Clive Barker 

“A arte de Baranger é elegante; uma visão sombria de uma beleza lúgubre e gigantesca.” — John Howe

FICHA TÉCNICA

Título | Nas Montanhas da Loucura v. 1
Título original | At the Mountains of Madness
Autor | H.P. Lovecraft e François Baranger
Tradutor | Ramon Mapa
Editora | DarkSide® Books
Marca | DarkSide
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 64 páginas, 23×30 cm, capa dura, colorido
ISBN | 978-65-5598-263-3

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

  • william Augusto

    11 de outubro de 2023 às 09:45

    Tem previsão para o lançamento do Volume 2???

    • Avatar photo

      DarkSide

      11 de outubro de 2023 às 10:28

      Oi William. A Caveira ainda não tem previsão, mas fica pertinho que assim que tiver novidades venho correndo contar!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Chamado de Cthulhu + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide