Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Fábulas DarkLançamento

Lançamento: Pinóquio: Wood Edition DarkSide, por Carlo Collodi

O lirismo vivo do pequeno Frankenstein de madeira

06/09/2022

Conheça a história que emoldurou nossa infância com todos os seus detalhes, veios e adornos. Ele ganhou vida em 1881 e vive até hoje dentro de nós. Vamos abrir a caixa de ferramentas da Caveira e conhecer a criação mais poderosa de Carlo Collodi, um marceneiro das palavras que foi capaz de esculpir em nossos corações o amor eterno por um boneco de madeira.

“Cuidado pro seu nariz não crescer!” Todo mundo em algum momento da vida já ouviu esta fabulosa advertência, que remete ao boneco de madeira mais famoso da literatura, cujas aventuras agora são publicadas pela DarkSide® Books. As Aventuras de Pinóquio: História de uma Marionete começaram a ser publicadas de forma seriada pelo italiano Carlo Collodi. Desde então, Pinóquio jamais deixou de ser reeditado, e a obra já foi traduzida para mais de 240 idiomas e dialetos, além de servir de base para inúmeras adaptações.

Célebre pela animação da Disney, a história de Pinóquio é uma trama surpreendente que mescla elementos dos contos de fada com traços da literatura satírica, do teatro de rua, e mesmo do gótico. Acompanhamos a trajetória errante de Pinóquio, que começa como um pedaço de madeira que serviria de lenha, mas é transformado pelo carpinteiro Geppetto em um boneco. Logo, no entanto, algo passa a inquietá-lo: Pinóquio deseja se tornar um menino de verdade.

Pinóquio

Verdadeiro ícone cultural, o boneco de madeira de nariz crescente é reconhecido em qualquer parte do mundo. Além da adaptação mais famosa, feita pela Disney, o livro foi readaptado dezenas de vezes (algumas um tanto soturnas), e o personagem faz participações especialíssimas em obras como a franquia Shrek e a série em quadrinhos Fábulas. Entre as adaptações mais recentes, a Disney lança sua versão em live-action com Tom Hanks no papel de Geppetto. Já a Netflix anunciou para dezembro de 2022 uma animação em stop-motion baseada na história, dirigida por Guillermo del Toro. “Sempre fui intrigado pelos elos entre Pinóquio e Frankenstein”, disse o cineasta. “Ambos são crianças que acabaram sendo arremessadas no mundo, criadas por uma figura paterna que espera que eles saibam sozinhos o que é bom, mal, as éticas e morais, amor, vida e tudo que é essencial. Isso foi a infância para mim. Você tinha de aprender mesmo com uma experiência limitada”.

Além de uma Introdução que mergulha nos encantos e nos enigmas da obra e do autor, a edição especial da DarkSide® Books – traduzida por Gianluca Manzi e Léa Nachbin – também conta com um posfácio, um perfil biográfico de Carlo Collodi e ilustrações belas e sombrias que resgatam a atmosfera original da fábula, feitas por Lorde Jimmy. Nossos narizes não crescem quando afirmamos que essa edição trevosa vale cada moedinha de ouro.

Pinoquio

Fábulas Dark

A DarkSide® Books vai cair na toca do coelho, atravessar o túnel de árvores e redescobrir jardins secretos que ainda estão florescendo para uma nova geração de leitores. A marca Fábulas Dark vai trazer histórias surpreendentes que atravessaram gerações e se expandiram do mundo das palavras para todos os formatos e manifestações artísticas. Edições únicas e de puro encantamento. Viva a experiência dark no nosso mundo de fábulas.

Carlo Collodi, pseudônimo de Carlo Lorenzini, nasceu em Florença no ano de 1826. Participou como voluntário das guerras de independência italiana. Collodi dedicou-se durante muitos anos ao jornalismo e à ilustração e também escreveu contos, romances e peças de teatro. Morreu no auge da fama, em 1890. Seu livro mais conhecido é As Aventuras de Pinóquio.

“Embora escrito no século XIX, o Pinóquio original permanece tão legível quanto se tivesse sido escrito no século XXI, de tão límpida e simples que é sua prosa – e de tão musical em sua simplicidade.” UMBERTO ECO

“Muito mais que uma lição simplista da importância de obediência e conformidade” REBECCA WEST

Pinóquio é um dos poucos livros em prosa que, pela qualidade de sua escrita, convida à memorização de palavra por palavra, como se fosse um poema em versos.” ITALO CALVINO

Ficha Técnica

Título | Pinóquio: Wood Edition DarkSide
Título original | Le avventure di Pinocchio Storia di un burattino
Autor | Carlo Collodi
Tradutores | Gianluca Manzi e Léa Nachbin
Editora | DarkSide® Books
Marca | Fábulas Dark
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 16 x 23 cm, 256 páginas, capa dura
ISBN | 978-85-9454-219-9

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Philipe Dos Santos Moção

    9 de setembro de 2022 às 08:20

    Que bom que Vocês iram publicar Pinóquio, eu tenho esse livro em uma edição velhinha da companhia editora nacional, estava faltando uma edição como esta aqui no Brasil.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMagicae

O significado do ovo na magia

Símbolo da Páscoa, pós-treino de milhões e um item indispensável em uma dieta...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SMúsica

15 Músicas para entrar no clima de Garotas na Escuridão

The Runaways, Pink Floyd, Led Zeppelin, Fleetwood Mac, The Doors, Blondie e tantas...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Oli Sykes se une a Junji Ito em coleção da Drop Dead

A Drop Dead, marca de roupas de Oli Sykes, acaba de anunciar uma colaboração com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Por que mulheres gostam de ler sobre crime e suspense?

Livros com histórias de crime e suspense estão entre os preferidos dos leitores. Mas...

Por DarkSide
ListasMedo Clássico

A Volta do Parafuso: Bly e outras 10 casas fantasmagóricas da ficção

É difícil resistir a uma boa história de casa assombrada. Tais narrativas há muito...

Por DarkSide