Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


LançamentoMacabra

Lançamento: Possessão, por Felicitas D. Goodman

A história real que inspirou O Exorcismo de Emily Rose

07/03/2023

“Eles estão entre nós. O bem e o mal são uma realidade. Uma luta milenar transcende qualquer religião.” — Ed e Lorraine Warren

Em uma comunidade rural da Alemanha, o sofrimento de uma jovem estudante chegou ao fim. Atormentada durante anos por visões, vozes e episódios inexplicáveis, Anneliese Michel foi submetida a rituais de exorcismo que duraram meses. Os padres alegavam possessão. Os médicos, epilepsia. Qual é a verdade por trás do caso real que chocou o mundo em 1976? Descubra em Possessão, o mais novo arquivo sobrenatural da DarkSide® Books em parceria com a Macabra Filmes.

Em Klingenberg, no dia 1º de julho de 1976, um médico se recusou a emitir um atestado de óbito para a jovem de 23 anos que teve a morte reportada. Com sinais de espancamento e inanição, a mulher tinha contusões no rosto, mãos, braços e pernas. O médico não tinha certeza de que ela havia mesmo morrido de causas naturais; mais cedo, naquele dia, um padre mencionara possessão demoníaca e exorcismo. 

O caso chamou a atenção e detalhes inquietantes logo vieram a público quando os pais de Anneliese Michel e os padres exorcistas envolvidos no caso foram levados a julgamento por homicídio culposo. O tribunal ouviu médicos, familiares, amigos e religiosos para chegar ao veredicto em um caso polêmico que debateu parentalidade, religião e ciência, além de indicar raízes mais profundas de abuso físico e psicológico. A visibilidade do “Caso Klingenberg”, como ficou conhecido, também deu origem a vários estudos e pesquisas teológicas e científicas. 

possessão

Os desdobramentos jurídicos e a história tão sensível da jovem serviram de inspiração para o filme O Exorcismo de Emily Rose, dirigido por Scott Derrickson (também diretor de A Entidade, O Telefone Preto e Doutor Estranho). “O que me levou a fazer um filme sobre Anneliese Michel foi o fato de que independentemente de como víssemos a história, ela apresentava perguntas perturbadoras. […] Fiquei muito comovido pela experiência que ela passou e por isso ter lhe custado a vida”, diz o diretor, que conheceu o livro Possessão em uma pesquisa e comprou os direitos diretamente com a autora para adaptá-lo. No filme, lançado em 2005 — e explorado em um texto especial de Gabriela Müller Larocca no livro —, a atriz Jennifer Carpenter (a Debra Morgan, de Dexter) interpreta a personagem inspirada em Anneliese Michel com dedicação e sensibilidade. 

Em Possessão, o leitor terá acesso completo aos delicados aspectos que envolveram a história de Anneliese Michel. A escritora e antropóloga Felicitas D. Goodman reuniu um material vasto e detalhado de entrevistas, transcrições do julgamento e gravações feitas durante os inúmeros rituais de exorcismo, bem como estudos da experiência religiosa em várias culturas, para contar a história assustadora do caso que virou notícia no mundo todo. 

Ao trazer luz à história de Anneliese Michel, ela mostra uma jovem que tinha sonhos e desejos, mas teve a vida atormentada por constantes intervenções médicas e espirituais que não lhe traziam nenhum tipo de sossego, minando todas as suas relações pessoais. 

Uma obra documental vigorosa e contundente que se tornou uma das mais expressivas sobre o tema, feita sob medida para os darksiders fãs de livros como Ed e Lorraine Warren: Demonologistas, Exorcismo, Amityville, 1977: Enfield, e outros relatos que fazem parte da coleção sobrenatural da DarkSide® Books. Possessão é uma narrativa poderosa que promete guiar o leitor em uma jornada crível e assustadora. Prepare a água benta.

possessão

A Colheita Macabra na DarkSide Books

A Macabra Filmes e a DarkSide® Books selaram um pacto eterno e inauguraram, no início de 2020, o selo Macabra para apresentar livros e quadrinhos transgressores ao público brasileiro. Casa de obras aclamadas como A Garota da Casa ao Lado, de Jack Ketchum, e da icônica coleção Livros de Sangue, de Clive Barker, a Macabra apresenta ao público Possessão, livro que conta em detalhes o caso real que inspirou o filme O Exorcismo de Emily Rose (2005). A fazenda está pronta para uma nova temporada com seus leitores macabros.

MACABRA FILMES é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha-russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra. Saiba mais em macabra.tv.

Felicitas D. Goodman (1914-2005) nasceu em Budapeste, Hungria, e foi uma linguista e antropóloga altamente conceituada. Estudou tradução e interpretação na Universidade de Heidelberg e trabalhou durante muitas décadas como tradutora e autora de resumos científicos em diversos idiomas. Obteve um mestrado em linguística em 1968, e depois se dedicou a um novo ofício, a antropologia. Após completar o trabalho de campo na Cidade do México e em Iucatã, escreveu livros e dissertações sobre transe extático e também lecionou linguística e antropologia na Denison University. Possessão é um dos seus livros de maior sucesso e fruto de um rico trabalho em cima de artigos, gravações, laudos e documentos oficiais sobre o caso da jovem alemã afligida por demônios nos anos 1970. Duas décadas depois de sua publicação, foi usado como base para o filme O Exorcismo de Emily Rose (2005), de Scott Derrickson. Felicitas D. Goodman faleceu em 2005 em Ohio.

Ficha Técnica

Título | Possessão
Título original | The Exorcism of Anneliese Michel
Marca | Macabra
Autora | Felicitas D. Goodman
Tradutor | Eduardo Alves
Editora | DarkSide® Books
Especificações | 288 páginas, 16×23 cm, capa dura
ISBN | 978-65-5598-242-8

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Possessão + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Exorcismo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Brad Dourif anuncia aposentadoria (com uma exceção)

O homem, o mito por trás de alguns dos personagens mais famosos do terror está...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: A Lagoa Azul, por Henry De Vere Stacpoole

Intimista, A Lagoa Azul acompanha a história de Emmeline e Dick, dois jovens que,...

Por DarkSide
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide