Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic NovelLançamentoMacabra

Lançamento: Robert Johnson: Pacto de Amor à Música, de J.M. Dupont e Mezzo

Mais que um músico, uma verdadeira lenda

08/06/2022

Well I was lonesome I felt so lonesome
And I could not help but cry 
All my love’s in vain
— “Love in Vain”, Robert Johnson —

Sem ele, não teríamos o rock‘n’roll que conhecemos. Sem ele, não acessaríamos aquele lugar especial para o qual a música leva nossos espíritos quando ouvimos as notas vigorosas de uma grande canção. Chegou a hora de conhecer as encruzilhadas na trajetória de vida do lendário Robert Johnson, compositor, cantor e violonista que se tornou um dos maiores músicos de blues da história e uma influência notória em gerações de artistas.

Uma vida cercada de mistérios desde seu incerto nascimento, entre 1909 e 1911, na pacata cidade de Hazlehurst, no Mississippi. O jovem Johnson sempre foi considerado por todos como um músico mediano até seu estranho desaparecimento da cena artística, e um retorno ainda mais controverso após um ano e meio com habilidades incríveis no violão, deixando seus mentores de queixo caído e atingindo a grandeza com músicas que se tornaram hinos do blues. A lenda diz que seu talento repentino foi conquistado em um pacto com o Diabo, selado em uma noite de lua nova em um cruzamento ermo na cidade de Clarksdale, e que, com o tempo, se tornou patrimônio histórico americano. Foi nesse cenário repleto de poeira e sem testemunhas que ele teria oferecido seu violão ao Tinhoso, que o afinou e devolveu ao músico, agora em posse de um instrumento que o faria alcançar a grandeza que sempre sonhou.

De “Crossroads Blues” a “Love in Vain”, de “Hellhound on My Trail” a “Come On In My Kitchen”, Robert Johnson escreveu algumas das canções mais duradouras e formativas da era original do blues, canções que ajudaram a moldar o nascimento do rock’n’roll na década de 1960. Amado por Clapton, Dylan e os Stones, Robert Johnson continua sendo uma das figuras mais icônicas e mitificadas da música popular — e a primeira de muitas a morrer aos 27 anos. 

Explorando as histórias e lendas que cercam sua vida e morte — sua infância, seu perfil mulherengo, o pacto com o diabo na encruzilhada — a graphic novel Robert Johnson: Pacto de Amor à Música investiga sua alma atormentada e existência sulfurosa. Nas entrelinhas deste retrato de Robert Johnson, a graphic novel é também uma crônica comovente do cotidiano dos negros no Mississippi segregacionista na década de 1930 e os contornos preconceituosos que assombraram o sucesso do músico.

Esta graphic novel poderosa é fruto do pacto realizado entre a Macabra Filmes e a DarkSide Books e traz luz à história de vida e morte de um artista singular. Os quadrinistas J.M. Dupont e Mezzo homenageiam suas lendas e seu legado em uma obra digna de ser apreciada ao som envolvente daquele que realizou um verdadeiro pacto de amor à música.

A Colheita Macabra na DarkSide Books

A Macabra Filmes e a DarkSide® Books selaram um pacto eterno e inauguraram, no início de 2020, o selo Macabra para apresentar livros e quadrinhos transgressores ao público brasileiro. Casa de obras como o clássico perturbador A Garota da Casa ao Lado e a icônica coleção Livros de Sangue, de Clive Barker, a Macabra apresenta ao público uma colheita sobrenatural: Robert Johnson: Pacto de Amor à Música, a história de vida e morte de uma das maiores lendas do blues; Advogado do Diabo, clássico diabólico de Andrew Neiderman; Pactos, um livro de contos clássicos que vai selar o destino da sua alma. A fazenda está pronta para uma nova temporada com seus leitores macabros.

ROBERT JOHNSON (1911-1938) é o lendário compositor, cantor e violonista considerado um dos maiores músicos de blues da história e o modelo para o que se tornou o rock’n’roll. Nascido em Hazlehurst, Mississippi, em maio de 1911, Johnson era considerado um músico mediano até que desapareceu da cena artística, e voltou um ano e meio depois com habilidades incríveis no violão, deixando seus mentores de queixo caído e atingindo a grandeza com músicas que se tornaram hinos do blues. Morreu aos 27 anos. Apesar dos poucos registros, muito se conta a respeito deste grande artista que transformou a história da música.

JEAN-MICHEL DUPONT (1956) é roteirista de quadrinhos e nasceu em Valenciennes, França. Estudou comunicação audiovisual na Sorbonne-Paris-Nord University e foi jornalista da imprensa de rock e cinema. Motivado pela história de Robert Johnson, escreveu esta graphic novel, traduzida para inúmeros idiomas e aclamada pela crítica. Em 2017, Jean-Michel Dupont e Mezzo filmaram Mississippi Ramblin’, documentário em tributo a Robert Johnson, dirigido por Nicolas Finet.

MEZZO (1960) é quadrinista e nasceu em Drancy, França. Ávido admirador de Robert Crumb, é um dos artistas mais respeitados no mercado de quadrinhos francês. Seu traço poderoso e habilidade de transformar as palavras em arte serviram de influência para inúmeros artistas de vários países. Além de Robert Johnson: Pacto de Amor à Música, Mezzo tem o título King of the Flies, avaliado com sucesso pela crítica.

MACABRA FILMES é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra. Saiba mais em macabra.tv.

“Um tratado ilustrado dos pecados e milagres do maior bluesman de todos os tempos. Vida eterna a Robert Johnson!”
— Cesar Bravo, autor de DVD: Devoção Verdadeira a D.

“É o trabalho de estudiosos do blues que também sabem dar um lugar de destaque à sua imaginação […]. Em sua abordagem poética, Mezzo e Dupont falam mais sobre a violência do mundo racista em que Robert Johnson viveu do que outros livros mais factuais.”
— Greil Marcus, The New York Review of Books —

“Verdadeira obra-prima, tanto pela qualidade das ilustrações quanto pela narrativa, esta história é mais do que uma simples graphic novel graças à poética de seu texto e à grandeza da composição de seus quadros, que são, por si só, verdadeiras obras de arte.”
— Lawrence Cohn, historiador do blues

“Um retrato impressionante e arrepiante do demônio bluesman.”
Mojo —

“Uma releitura belíssima que captura o espírito de um grande homem.”
Uncut —

Ficha Técnica
Título | Robert Johnson: Pacto de Amor à Música
Título original | Love in Vain: Robert Johnson 1911-1938, the Graphic Novel
Autor | J.M. Dupont
Ilustrador | Mezzo
Tradutora | Ticiane Martins
Editora | DarkSide® Books
Selo | Macabra
Especificações | 80 páginas, 26×17 cm, capa dura

Sobre Macabra

Avatar photoMacabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Advogado do Diabo + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Pactos + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide