Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic NovelLançamento

Lançamento: Salem, por Thomas Gilbert

Tudo que você sempre quis saber sobre as bruxas de Salem em um quadrinho que revela como a ignorância e o preconceito se transformam em violência

26/04/2023

Século XVII. Abigail Hobbs tem catorze anos e mora com os pais na vila de Salem. Ela teve uma infância feliz, livre de preocupações, até que em um dia fatídico, aos treze anos, um evento inocente desencadeia uma série de desgraças para as jovens garotas da vila. Em Salem, novo lançamento da DarkSide® Graphic Novel, o autor francês Thomas Gilbert apresenta uma narrativa histórica sobre a caça às bruxas de Salem, evento que ressoa de várias formas na sociedade atual.  

Salem é um mergulho fascinante e aterrador no universo estreito e opressivo da colônia de Salem, na Nova Inglaterra, Estados Unidos. Para criar este álbum, o quadrinista mergulhou nas raízes dessa história e, com o auxílio da ficção, amplificou verdades e vozes apagadas dos fatos e dos julgamentos das bruxas de Salem.

Uma obra altamente documentada permitiu que Gilbert, para além da narrativa dos fatos históricos, questionasse temas que ainda estão vivos e ardentes em nossa sociedade. Embora a graphic novel seja uma ficção baseada em fatos ocorridos há mais de três séculos, ela diz muito sobre o insidioso enraizamento do ódio no seio do sistema moral e judiciário das nossas sociedades ditas modernas ou progressistas.

Gilbert afirma na introdução que: “Meu intuito inicial foi mostrar como uma sociedade em crise muitas vezes recorre a bodes expiatórios para explicar seu sofrimento, e como membros ‘normais’ de uma comunidade podem ser gradualmente levados a aceitar o inaceitável. Salem é uma ilustração particularmente trágica desse paradigma”.

salem

Com seus traços firmes e suas cores profundas e vibrantes, Gilbert aborda as questões dos massacres de povos indígenas, da hipocrisia religiosa, e de como a ignorância e a superstição aos poucos transformam cidadãos inofensivos em fanáticos violentos. Salem é um quadrinho raro, onde a ficção e a história se entrelaçam continuamente para contar um momento da humanidade em seu pior absoluto. O fogo dessa história não transforma tudo em pó e passado, ele é reacendido através de um resgate vívido e incandescente para que a verdade necessária renasça das cinzas.

Thomas Gilbert nasceu em 1983. Estudou quadrinhos na École Supérieure des Arts Saint-Luc em Bruxelas, Bélgica. Em 2010, desenhou e escreveu a série Oklahoma Boy, mesmo ano em que iniciou Bjorn le Morphir, série de sete volumes com o roteirista Thomas Lavachery. Trabalhou na oficina Mille em Bruxelas, local partilhado com outros autores de HQs, como Jérémie Royer, Émilie Plateau, Léonie Bischoff, Nicolas Pitz, Flore Balthazar e Tiff. Entre suas influências, encontram-se os autores e trabalhos publicados pela editora L’Association, além de quadrinistas como Taiyo Matsumoto e Michael DeForge. Em 2018, publicou Salem, um mergulho fascinante e aterrador no universo restrito e opressivo da colônia de Salem, Nova Inglaterra, no século XVII. Ele mora em Paris.

“Esta é uma obra excelente e intensa que mistura história com ficção, extremamente relevante, comentando os acontecimentos atuais sem abrir mão do fascínio do drama por causa da pregação.” — Comics Beat

FICHA TÉCNICA

Título | Salem
Título original | Les Filles de Salem: Comment nous avons condamné nos enfants
Autor | Thomas Gilbert
Tradutora | Aline Zouvi
Editora | DarkSide® Books
Marca | Graphic Novel
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 200 páginas, 22×28 cm, capa dura, colorido
ISBN | 978-65-5598-256-5 

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Salem + Brinde Exclusivo
R$ 124,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Bruxa Margaret +Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide