Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic NovelLançamento

Lançamento: Salem, por Thomas Gilbert

Tudo que você sempre quis saber sobre as bruxas de Salem em um quadrinho que revela como a ignorância e o preconceito se transformam em violência

26/04/2023

Século XVII. Abigail Hobbs tem catorze anos e mora com os pais na vila de Salem. Ela teve uma infância feliz, livre de preocupações, até que em um dia fatídico, aos treze anos, um evento inocente desencadeia uma série de desgraças para as jovens garotas da vila. Em Salem, novo lançamento da DarkSide® Graphic Novel, o autor francês Thomas Gilbert apresenta uma narrativa histórica sobre a caça às bruxas de Salem, evento que ressoa de várias formas na sociedade atual.  

Salem é um mergulho fascinante e aterrador no universo estreito e opressivo da colônia de Salem, na Nova Inglaterra, Estados Unidos. Para criar este álbum, o quadrinista mergulhou nas raízes dessa história e, com o auxílio da ficção, amplificou verdades e vozes apagadas dos fatos e dos julgamentos das bruxas de Salem.

Uma obra altamente documentada permitiu que Gilbert, para além da narrativa dos fatos históricos, questionasse temas que ainda estão vivos e ardentes em nossa sociedade. Embora a graphic novel seja uma ficção baseada em fatos ocorridos há mais de três séculos, ela diz muito sobre o insidioso enraizamento do ódio no seio do sistema moral e judiciário das nossas sociedades ditas modernas ou progressistas.

Gilbert afirma na introdução que: “Meu intuito inicial foi mostrar como uma sociedade em crise muitas vezes recorre a bodes expiatórios para explicar seu sofrimento, e como membros ‘normais’ de uma comunidade podem ser gradualmente levados a aceitar o inaceitável. Salem é uma ilustração particularmente trágica desse paradigma”.

salem

Com seus traços firmes e suas cores profundas e vibrantes, Gilbert aborda as questões dos massacres de povos indígenas, da hipocrisia religiosa, e de como a ignorância e a superstição aos poucos transformam cidadãos inofensivos em fanáticos violentos. Salem é um quadrinho raro, onde a ficção e a história se entrelaçam continuamente para contar um momento da humanidade em seu pior absoluto. O fogo dessa história não transforma tudo em pó e passado, ele é reacendido através de um resgate vívido e incandescente para que a verdade necessária renasça das cinzas.

Thomas Gilbert nasceu em 1983. Estudou quadrinhos na École Supérieure des Arts Saint-Luc em Bruxelas, Bélgica. Em 2010, desenhou e escreveu a série Oklahoma Boy, mesmo ano em que iniciou Bjorn le Morphir, série de sete volumes com o roteirista Thomas Lavachery. Trabalhou na oficina Mille em Bruxelas, local partilhado com outros autores de HQs, como Jérémie Royer, Émilie Plateau, Léonie Bischoff, Nicolas Pitz, Flore Balthazar e Tiff. Entre suas influências, encontram-se os autores e trabalhos publicados pela editora L’Association, além de quadrinistas como Taiyo Matsumoto e Michael DeForge. Em 2018, publicou Salem, um mergulho fascinante e aterrador no universo restrito e opressivo da colônia de Salem, Nova Inglaterra, no século XVII. Ele mora em Paris.

“Esta é uma obra excelente e intensa que mistura história com ficção, extremamente relevante, comentando os acontecimentos atuais sem abrir mão do fascínio do drama por causa da pregação.” — Comics Beat

FICHA TÉCNICA

Título | Salem
Título original | Les Filles de Salem: Comment nous avons condamné nos enfants
Autor | Thomas Gilbert
Tradutora | Aline Zouvi
Editora | DarkSide® Books
Marca | Graphic Novel
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 200 páginas, 22×28 cm, capa dura, colorido
ISBN | 978-65-5598-256-5 

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Salem + Brinde Exclusivo
R$ 124,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Bruxa Margaret +Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarkloveDarkside

Conheça o deus Apolo

Deus grego da profecia, da cura, do arco e flecha, da música e da poesia, Apolo foi um...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

The Redeemer: Son of Satan!: Assassinatos, satanismo e um toque de vingança

Sim, pessoas devotas do technicolor, aqui estamos nós resgatando mais uma pérola das...

Por Cesar Bravo
Crime SceneCrime Scene FictionE.L.A.S

Qual a ligação entre o BTK e o assassino de A Boa Mentira?

“Pessoas comuns, em vidas comuns, podem esconder segredos terríveis”, disse A. R....

Por DarkSide
FilmesNovidades

The Rule of Jenny Pen traz John Lithgow e Geoffrey Rush em asilo sangrento

The Rule of Jenny Pen, dirigido por James Ashcroft (Voltando para Casa no Escuro) e...

Por DarkSide
ListasMagicae

10 Fadas inesquecíveis da cultura pop

Criaturas encantadoras, conhecidas por sua beleza etérea, personalidade única e...

Por DarkSide