Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksideLançamentoLivros

Lançamento: Sina, por Márcio Benjamin

Um Nordeste místico, assombrado e repleto de raiz

25/10/2022

Sina é o primeiro romance do premiado autor Márcio Benjamin publicado pela DarkSide® Books. Uma obra de voz única, mordaz e que transborda assombro e verdade, um presente para quem procura uma literatura enraizada no solo brasileiro. Com um único fio condutor e três linhas temporais distintas que se entrelaçam, nossa jornada começa ao lado de José Trancoso, um viajante que se vê sem carro ou destino, abandonado pela graça divina em uma assombrada estrada de chão batido. A partir desse momento, tudo o que o leitor conhece como “real” passa a ser sublimado, mas não completamente esquecido.

As histórias de Márcio Benjamin e seu porta-voz, Zé Trancoso, não habitam apenas o imaginário coletivo; elas fazem parte do cotidiano das regiões mais interioranas do país, de suas lendas, de seu folclore. O folk horror que o autor apresenta em Sina é exuberante, pungente e facilmente confundido com a realidade do interior nordestino. Para representar o Nordeste com propriedade precisamos experimentar a secura da terra, a amargura do sertão, a beleza que às vezes se esconde no meio da penúria. Para falar do Nordeste é preciso conhecê-lo, e Márcio Benjamin se mostra um especialista em cada palmo de chão que pavimenta seu novo livro. Um genuíno filho dessa terra.

Sina é um livro denso, feito de chão, sangue e gente. Logo no início do livro, como quem desperta de um sonho dentro do outro, nos deparamos com um estranho povoado e suas Três Guardiãs, três mulheres cegas. Da mesma forma, o povoado Solidão também se descortina em um novo personagem, cercado de segredos, um verdadeiro portal no tempo que vai e volta, que oculta e revela, assim como a narrativa enigmática e surpreendente do autor.

sina

A verdadeira sina de um leitor é garimpar, escavar e encontrar obras raras como essa em uma edição trevosa com o toque da Caveira e as ilustrações magistrais de Shiko, vencedor dos prêmios HQMix e Angelo Agostini e considerado um dos maiores nomes do quadrinho brasileiro atual. Como resultado, os leitores podem esperar uma experiência imersiva e sensorial.

Márcio Benjamin nasceu em Natal (RN), em 1980. Autor de romances, roteiros e livros de contos de horror rural e folclóricos (Maldito Sertão, Fome e Agouro), também já se aventurou no teatro (Hippie-Drive, Flores de Plástico, Ultraje) e trabalha como advogado. Figura constante em projetos do Sesc (Arte da Palavra, Mostra Sesc de Culturas, Mostra Sesc Carri, Flipelô), participou de eventos nacionais como a Bienal do Livro do Ceará e de Recife, e internacionais, como a Primavera Literária de Paris e Nova York e a Feira do Livro de Paris. Márcio também é roteirista de séries, curtas-metragens e longas-metragens. Ganhador dos Prêmios Moacy Cirne de Ficção de 2019 e do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica Narrativa Curta de Horror 2020, tem seu primeiro livro com a DarkSide® Books, Sina, publicado em 2022.

Nascido e criado no sertão paraibano, Shiko é ilustrador, grafiteiro, roteirista, diretor de curta-metragem e autor de quadrinhos. Já expôs em galerias de Portugal, Itália, Holanda, França e Brasil. Como autor de quadrinhos produziu Marginal Zine, Blue Note, O Quinze, adaptação do romance de Rachel de Queiroz. Em 2013, publicou pelo projeto Graphic MSP a HQ Piteco: Ingá e lançou O Azul Indiferente do Céu, pelos quais recebeu os prêmios Angelo Agostini e HQMix de Melhor Desenhista 2014, além do HQMix de Melhor Álbum de Terror/Aventura/Fantasia. Voltou a receber esse prêmio em 2015 pela HQ Lavagem. Em 2019, lançou o quadrinho Três Buracos. Suas obras mais recentes são Carniça e a Blindagem Mística – É Bonito Meu Punhal (2020) e Carniça e a Blindagem Mística Parte 2 – A Tutela do Oculto (2021). Saiba mais em instagram.com/chicoshiko.

FICHA TÉCNICA

Título | Sina
Autor | Márcio Benjamin
Ilustrador | Shiko
Editora | DarkSide® Books
Marca | DarkSide
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 224 páginas, 16 x 23 cm, capa dura
ISBN | 978-65-5598-238-1

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • MÁRCIO BENJAMIN COSTA RIBEIRO

    27 de novembro de 2022 às 10:34

    Que honra fazer parte desse time! Já ansioso pra ouvir as opiniões sobre essa Sina!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Temporada de Caça + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Revolta da Vacina + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesFilmes

Você sabia que Viagem Maldita foi inspirado num caso real?

Não existe nada mais aterrorizante do que um filme de terror baseado em uma história...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Dark Night of the Scarecrow: Frank De Felitta como você nunca imaginou

Vocês já pararam para se perguntar de onde vem nosso fascínio pelos filmes antigos?...

Por Cesar Bravo
DarksideMúsica

Celebre os Heróis do Blues, Jazz & Country com essa playlist

Além de um ilustrador brilhante, Robert Crumb era um apaixonado pela música dos anos...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

Crianças podem ser consideradas psicopatas?

O ser humano é mau até que prove o contrário ou ele nasce bom e a sociedade o...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidadesProfissionais da Morte

4 Profissões da morte que você não imaginava que existiam

Você já pensou em trabalhar diretamente com a morte? Quando pensamos em...

Por DarkSide