Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic NovelLançamento

Lançamento: Uma História Real de Crime & Poesia, de David L. Carson e Landis Blair

True crime em quadrinhos como você nunca viu

22/03/2022

Você nunca será livre até que você se liberte da prisão em sua mente”, assim começa a premiada graphic novel de David L. Carlson e Landis Blair. Uma combinação perfeita de palavras e imagens que são usadas para nos contar a história de um pai cego, um filho órfão e sua conexão com o crime do século.

Tudo começa em um inverno de Chicago em 1959. Após a morte da mãe, o jovem Charlie Rizzo reencontra seu pai depois de uma longa separação. Ausência e dor logo dão espaço para um possível recomeço. Através do recurso de flashback, as leitoras e os leitores são impactados no início da leitura pelo possível incidente que causou a cegueira em Matt Rizzo. Na obra, Charlie também fica surpreso com a descoberta e se questiona por que nunca ouviu falar sobre o ocorrido antes.

Matt Rizzo levava a vida como corretor de seguros, mas nunca se distanciou do universo da literatura e da poesia, que descobriu enquanto esteve preso. Com o passar do tempo, Charlie aprende a viver como uma pessoa cega, ressignificando e se adaptando à condição de seu pai. A parceria e a dependência entre os dois cresce com o passar dos anos, porém Charlie não imaginava que seu próprio pai pudesse mantê-lo cego diante da verdadeira história de sua vida.

Toda a verdade vem à tona quando uma velha mala é encontrada. O inferno e o purgatório engolem as possíveis razões. Mentiras ecoam e distorcem a visão de Charlie sobre tudo ao seu redor.

Décadas depois do ocorrido, o verdadeiro Charlie contou a história de seu pai ao roteirista David L. Carlson, que a partir de então mergulhou numa pesquisa profunda para a escrita de Uma História Real de Crime & Poesia. Os talentos narrativos de Carlson se uniram aos do magnífico ilustrador e quadrinista Landis Blair, que os darksiders já conhecem por ter ilustrado Para Toda a Eternidade, de Caitlin Doughty.

Nas exuberantes páginas desta graphic novel de true crime, Blair elabora uma narrativa experimental, que dá conta de transmitir a angústia da cegueira, o desespero da prisão, e os feixes de esperança em meio a tudo que viveu e descobriu sobre Matt Rizzo. Cada quadro de Blair é uma combinação perfeita de caos, sombra e luz capazes de erguer dos traços uma beleza única.

Toda a narrativa dialoga com a obra de grandes escritores apreciados por Matt, entre eles Platão, Ralph Waldo Emerson, John Keats, Edgar Allan Poe, e principalmente Dante Alighieri. Além disso, ela é toda pontuada por trechos de um conto filosófico escrito pelo próprio protagonista da história, que aparece na forma de diálogos com Charlie. “Charlie e eu levamos em torno de seis meses repassando os detalhes da vida de Matt”, afirma ele no posfácio. “Quanto mais eu mergulhava no material, mais ficava difícil pensar em como contar uma história como essa.”

Não por acaso, Uma História Real de Crime & Poesia recebeu o Fauve D’Or, como melhor álbum publicado na França em 2020, do Festival Internacional de Quadrinhosde Angoulême, um dos prêmios mais importantes do mundo. Nada mais justo, poisse trata de uma história poderosa, contada de forma magistral, que tem tudo para se tornar um clássico dos quadrinhos. Não feche os olhos para ela.

DAVID L. CARLSON trabalhou com cinema, música e design, vendeu carro, cofundou a opera–matic, companhia de ópera de rua sem fins lucrativos, em Chicago. Este é seu primeiro livro.

LANDIS BLAIR é um desenhista que ainda usa caneta e tinta, conhecido na cena de quadrinhos independentes por seus desenhos hachurados e livros ilustrados deliciosamente mórbidos. Ilustrou Para Toda a Eternidade (Darkside® Books, 2019), de Caitlin Doughty. É autor de The Envious Siblings (2019). Atualmente mora em Chicago. Saiba mais em landisblair.com.

“O trabalho gráfico é uma mistura perfeita de palavras e imagens,
contando a história de pai e filho, uma parte importante
da história de Chicago, e como eles estão conectados.
Recomendo esta obra maravilhosa.”
— KEVIN WOLF —

“Um impressionante trabalho
de prosa, lápis e tinta.”
— JOSHUA RIVERA, QG —

“A narrativa vai e volta no tempo,
mas nunca perde o foco no poder da arte
de nos fazer entender melhor até os piores humanos.”
— ABRAHAM RIESMAN, VULTURE —

Ficha Técnica
Título | Uma História Real de Crime & Poesia
Autor | David L. Carlson
Ilustrador | Landis Blair
Tradutores | Bruno Dorigatti e Paulo Raviere
Editora | DarkSide® Books
Marca | Graphic Novel
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 21 x 23 cm, 464 páginas, capa dura

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ed Gein + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListasMacabra

13 Filmes de body horror para os fãs da coleção Medicina Macabra

O corpo humano pode ser extremamente aterrorizante. Não é à toa que o cinema de...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

Jane Toppan: Conheça o caso dessa lady killer

Conhecida como “a primeira serial killer dos Estados Unidos”, Jane Toppan se valia...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Deadly Blessing: Wes Craven, pesadelos e Sharon Stone

Alguns mestres supremos do terror se tornaram tão fortemente associados a algumas de...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Blumhouse fará um novo A Bruxa de Blair com a Lionsgate

Jason Blum vai reviver A Bruxa de Blair — e se você não captou o que significa essa...

Por DarkSide
Crime SceneLançamento

Lançamento: Lady Killers Profile: Jane Toppan, por Harold Schechter

Em 1891, Jane Toppan jurou cuidar e proteger em sua profissão como enfermeira...

Por DarkSide