Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksideLançamento

Lançamento: Vespeiro, por Irka Barrios

Entre horrores cotidianos e experiências distópicas, Irka Barrios desnuda o esplendor e a subversão de uma escrita contundente, feminina e essencialmente latino-americana

23/10/2023

A primeira obra de Irka Barrios publicada pela DarkSide® Books desponta como um milhão de picadas simultâneas de insetos ferozes. Romancista e finalista do prêmio Jabuti em 2020, Irka também é uma exímia criadora de histórias curtas, que frequentemente nos obrigam a uma pausa para retomar o autocontrole e continuar a leitura. Vespeiro transita entre os horrores cotidianos, e apresenta os prazeres e dissabores da alma humana, especialmente a feminina. Maternidade, sexualidade, o fel dos relacionamentos mais intempestivos são matéria-prima para suas criações. Em suas histórias, vivenciamos o andar apressado por ruas mal iluminadas, o apetite descontrolado dos homens e o horror do confinamento. O resultado é a fúria das palavras, uma ferroada brutal diante da loucura controlada de seus personagens. Dilemas pulsam e encontram uma redenção ferina a cada novo desfecho.

Inspirada por vozes sagradas e potentes como Edgar Allan Poe, Lygia Fagundes Telles, Olga Tokarczuk, Gabriel Garcia Márquez e Mariana Enriquez, Irka sabe usar as possibilidades de sua escrita. O trânsito frenético entre as diferentes facetas de suas histórias deixa claro que a autora escolheu valorizar o tempo de seus leitores. Sua ausência de pudores e sua alta dose de subversão nos mantêm chocados, surpresos, por vezes sujos mas sempre maravilhados diante de sua voz poderosa e singular.

Vespeiro apresenta trinta narrativas ferozes, violentas e perturbadoras. Imagens insólitas como os dedos mastigados de uma jovem, assassinatos, sequestros e paisagens devastadas encontram a harmonia predadora de um livro costurado com ferocidade. Irka constrói personagens reativas a um mundo desleal e hostil às mulheres. Psicologicamente devastador, Vespeiro é um deleite único aos adoradores de histórias curtas. Um ninho repleto de ovos que vão eclodir no corpo ainda quente de seus hospedeiros literários.

vespeiro

Irka Barrios é mestre (PUC-RS) e doutoranda (UFRGS) em Escrita Criativa, venceu os Prêmios Brasil em Prosa (Amazon/O Globo, 2015) e Odisseia da Literatura Fantástica (2022). Seu romance Lauren foi finalista do Prêmio Jabuti em 2020. Irka participou de mais de vinte coletâneas de narrativas curtas, também atuando como organizadora de quatro outras coletâneas. Tem dois contos traduzidos e publicados na Argentina em iniciativas de colaboração entre os dois países. Escreve para a revista Ventanas, ministra oficinas na GOG, atua no Coletivo Mulherio das Letras, e é mediadora do Clube de Leitura Escuro Medo. Aclamada por uma prosa contundente e sem rodeios, Irka desnuda os diferentes dilemas que povoam e transtornam o universo humano através de imagens perturbadoras, paisagens sombrias e metáforas perfeitas. Herdeira de grandes mestres da escrita, possui uma voz legitimamente latina, interiorana, que algumas vezes encontra familiaridade com as inquietações sociais de Mariana Enriquez, a imaginação de Edgar Allan Poe e as temáticas intensamente femininas tão bem representadas na obra de Lygia Fagundes Telles. Nascida em Tuparendi (RS), Irka aprendeu desde cedo a compartilhar a Argentina, frequentemente lançando seus leitores ao temperamento do vento Minuano enquanto tece sua teia narrativa. Atualmente reside em Canoas (RS), onde divide seu tempo entre a escrita, a família e sua profissão primária. Dentista, Irka afirma que, apesar de ser fã de horror, nunca recebeu reclamações dos pacientes que frequentam seu consultório. Vespeiro é seu primeiro trabalho publicado pela DarkSide® Books.

“‘Terrário’, um dos ferrões desse Vespeiro, é uma das histórias mais transgressoras que já li.”

— Cesar Bravo, editor e autor de 1618 e Amplificador 

“Abordando corpo e sexualidade como temas centrais de suas obras, Irka se consolida na literatura latino-americana escrita por mulheres que se segmentam nos estilos que bebem do insólito, do terror e do horror.” — Rádio Cultura Curitiba

“As personagens de Irka experimentam uma espécie de caos.” — Adriane Garcia

“Irka faz o movimento de extrair o sumo ácido de um real completamente interrompido pela presença do insólito.” — Litera Tamy

FICHA TÉCNICA

Título | Vespeiro
Autora | Irka Barrios
Editora | DarkSide® Books
Marca | DarkSide
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 240 páginas, 16×23 cm capa dura
ISBN | 978-65-5598-345-6

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Vespeiro + Brinde Exclusivo
R$ 59,850
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Colapso + Brinde Exclusivo
R$ 79,850
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Brain Dead: Seu cérebro nunca será desligado

Depois de tudo o que foi feito pelo horror nos anos 1980, nosso gênero mais amado (e...

Por Cesar Bravo
Graphic NovelNovidades

Spa, de Erik Svetoft, é finalista do Prêmio Eisner

Tem história publicada pela DarkSide® Books entre os finalistas do Prêmio Eisner...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Alpha: terceiro filme de Julia Ducournau vem aí

A cineasta francesa Julia Ducournau se estabeleceu como uma verdadeira visionária do...

Por DarkSide
CuriosidadesMagicae

Quais são os 7 chakras e o que eles significam

Você provavelmente já ouviu algum comentário sobre “desalinhar os chakras” e...

Por DarkSide
CuriosidadesMagicae

O que é a linguagem secreta das flores da Era Vitoriana?

Quanta emoção uma flor pode carregar? Não é de hoje que elas acompanham nossos...

Por DarkSide