Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarkloveLançamento

Lançamento: Vozes Negras: A Arte e o Ofício da Escrita, organizado por Claudia Tate

Entrevistas com autoras negras que atravessaram o tempo e moldaram a literatura contemporânea.

06/11/2023

Lançado originalmente nos anos 1980 e até então inédito no Brasil, Vozes Negras: A Arte e o Ofício da Escrita finalmente encontra seu lugar no cenário literário brasileiro. Este tesouro literário é muito mais do que uma simples coleção de entrevistas com autoras negras notáveis; é um testemunho da vitalidade e da continuidade das vozes negras na literatura.

Organizado pela crítica literária Claudia Tate, o livro nos convida conhecer o mundo das autoras negras que ajudaram a moldar a literatura contemporânea e revela a estreita ligação entre a vida e a obra de 14 mulheres ilustres: Maya Angelou, Toni Cade Bambara, Gwendolyn Brooks, Alexis De Veaux, Nikki Giovanni, Kristin Hunter, Gayl Jones, Audre Lorde, Toni Morrison, Sonia Sanchez, Ntozake Shange, Alice Walker, Margaret Walker e Sherley Anne Williams.

Lançando luz sobre a importância de entender por que e para quem essas autoras escrevem, bem como sua responsabilidade em relação à sua obra, à sociedade e aos outros, as entrevistas também revelam o papel pouco comum desempenhado por essas autoras: o de críticas de suas próprias obras. Além disso, vemos como as preocupações extraliterárias, incluindo questões sociais, políticas e aspectos íntimos de suas vidas pessoais exercem uma influência profunda em seus processos criativos.

vozes negras

Na apresentação à edição brasileira, a escritora Cidinha da Silva escreve: “As autoras, além do pensamento crítico elaborado, demonstram que se leem, se conhecem, se apoiam, se respeitam, dialogam e interagem ao longo das trajetórias” e que “emergem deste livro análises profundas e bastante factuais sobre a operacionalidade interseccional de racismo, sexismo, classismo e lesbofobia”.

Lançamento mais recente da marca DarkLove, dedicada a publicar obras cativantes escritas por mulheres, Vozes Negras: A Arte e o Ofício da Escrita é um lembrete de que ninguém pode promover o bem-estar literário da escritora negra melhor do que ela mesma. Poderoso e inspirador, o livro é um convite para mergulharmos na riqueza da literatura negra, celebrando a criatividade, a sabedoria e a imortalidade literárias dessas autoras.

“Quando esta coletânea clássica foi publicada, as escritoras entrevistadas por Claudia Tate estavam envolvidas no trabalho criativo que abriu espaço para novos territórios do feminismo negro. Hoje, Vozes Negras: A Arte e o Ofício da Escrita serve como um lembrete muito necessário de que a imaginação sempre abre caminhos que nos conduzem em direção a futuros mais habitáveis.” — Angela Davis, autora de Mulheres, Raça e Classe e A Liberdade É uma Luta Constante

“Vozes Negras: A Arte e o Ofício da Escrita nos apresenta um rico mosaico de ideias, procedimentos estéticos e reflexões artísticas e filosóficas sobre o fazer literário de escritoras negras estadunidenses, por suas próprias vozes.” — Cidinha Da Silva

Ficha Técnica

Título | Vozes Negras: A Arte e o Ofício da Escrita
Título original | Black Women Writers at Work
Editado por | Claudia Tate
Tradutoras | Ana Cunha Vestergaard, Dandara Palankof, Lubi Prates e Valéria Lima
Editora | DarkSide® Books
Marca | DarkLove
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 16×23 cm, 352 p., capa dura
ISBN | 978-65-5598-343-2

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Vida não me assusta
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Gorila, Meu Amor + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Deadly Blessing: Wes Craven, pesadelos e Sharon Stone

Alguns mestres supremos do terror se tornaram tão fortemente associados a algumas de...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Blumhouse fará um novo A Bruxa de Blair com a Lionsgate

Jason Blum vai reviver A Bruxa de Blair — e se você não captou o que significa essa...

Por DarkSide
Crime SceneLançamento

Lançamento: Lady Killers Profile: Jane Toppan, por Harold Schechter

Em 1891, Jane Toppan jurou cuidar e proteger em sua profissão como enfermeira...

Por DarkSide
Crime SceneNovidades

O.J. Simpson morre aos 76 anos

Aos 76 anos de idade, O.J. Simpson faleceu em decorrência de um câncer nessa...

Por DarkSide
LançamentoWish

Campanha no Catarse: Alice: Edição Pesadelo

O clássico onírico de uma menina que cai num buraco e se questiona sobre a vida, a...

Por DarkSide